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Produtos OTC: como usar promoções para aumentar as vendas

Produtos OTC são medicamentos de venda livre, isto é, que podem ser vendidos sem receita médica. Por isso, o termo, na realidade, é uma sigla de over the counter, que significa "sobre o balcão". No Brasil esses produtos também são conhecidos como MIPs (Medicamentos Isentos de Prescrição).

Os itens mais conhecidos e consumidos dessa linha são analgésicos, vitaminas, antiácidos, laxantes e descongestionantes nasais. Afinal, eles tratam de sanar sintomas leves, como dor de cabeça, febre, dores de garganta, assaduras, congestão nasal etc.

Por serem isentos de prescrição, não há necessidade de o cliente procurar um médico para comprá-los. Porém, recomenda-se a orientação do farmacêutico ou balconista quanto ao seu uso devido. Veja neste artigo algumas formas de como vender mais esses produtos, separamos algumas dicas para promovê-los. Confira!

Use o layout adequado na sua farmácia

Para que o cliente encontre com facilidade os OTCs (ou mesmo qualquer tipo de produto), é necessário que a farmácia esteja organizada dentro de uma formatação adequada, de maneira que haja espaço curto nos balcões para agilizar o atendimento, assim como um espaçamento maior entre as gôndolas para respeitar e otimizar o tráfego dos clientes.

Aliás, é importante que o mobiliário seja distribuído para gerar maior conforto ao cliente e, acima de tudo, melhor visualização dos produtos, afinal, ele precisa vê-los para poder comprar.

Alguns produtos OTC são promocionais e o cliente pode levar, mesmo após já ter escolhido os demais itens que queria comprar, eles devem ficar expostos de forma estratégica em que haja circulação de pessoas, como por exemplo, próximos do caixa, ou ainda, da balança.

Mantenha as gôndolas bem organizadas

Faça bom uso das gôndolas para vender os produtos OTC. Para isso, deixe as marcas mais conhecidas expostas à altura dos olhos, os genéricos, abaixo delas, aqueles que não são tão conhecidos devem ficar um pouco mais abaixo. Marcas reconhecidas vendem mais e, por isso, elas devem estar sempre à vista do cliente.

Utilize materiais chamativos

Caso o seu fornecedor também entregue materiais para ser colocado em pontos de venda, tais como cartazes, adesivo de chão, régua de gôndola e afins, faça bom uso deles para promover os itens OTC.

Geralmente, os adesivos de chão são colocados entre as gôndolas, pois, nesse espaço, o cliente tende a olhar para baixo a fim de conferir os produtos expostos também na parte inferior. Já os cartazes costumam ser colocados no balcão ou no check-out,  um pouco acima da cabeça do farmacêutico para que o cliente possa enxergá-lo e, ali mesmo durante o atendimento, pedir pelo produto promovido.

Conheça bem os seus produtos

Por fim, é preciso conhecer bem o produto a ser vendido, pois isso transmite confiança ao público. Além disso, conhecimento no setor farmacêutico é fundamental, pois, devido às regulamentações, conhecer de forma aprofundada o produto pode evitar consequências negativas por conta de mau uso.

Uma vez que uma pessoa recorra ao farmacêutico e ele construa um bom engajamento, dando informações precisas sobre o item que pode sanar a dor ou mal-estar sentido, é certo que essa pessoa voltará à farmácia outras vezes para comprar mais.

Você já realiza alguma ação para vender produtos OTC na sua farmácia? Então, deixe um comentário e nos diga como tem sido a sua experiência!

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