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Operações

5 cuidados necessários para venda de hortifruti

Quem trabalha com vendas de hortifrúti sabe que é necessário ter muito jogo de cintura para conseguir entregar aos clientes alimentos saborosos e, ao mesmo tempo, de qualidade. Afinal, um simples detalhe faz toda a diferença, ainda mais quando se trata de itens que são altamente perecíveis. Pois, além de manter preços atrativos e oferecer um mix completo de produtos, é necessário ter cuidados especiais. Não é mesmo?

Interessou-se pelo assunto e quer saber como tirar de letra a tarefa de vender hortifrútis de qualidade e ao mesmo tempo aumentar a satisfação dos clientes? Continue a leitura e veja alguns aspectos que merecem atenção extra!

1. Abastecimento

Frutas, verduras e legumes, em geral, são alimentos frágeis e estragam relativamente rápido. Por isso, é importante ter cuidado redobrado em relação ao abastecimento. O ideal é que o estoque seja reposto diariamente, garantindo assim, a qualidade dos itens fornecidos aos clientes. Pode apostar: ao controlar corretamente o abastecimento, você vai manter o seu mercado sempre com alimentos novinhos — o que vai resultar em uma excelente percepção junto ao público.

2. Higiene

Outro aspecto que merece a devida atenção para vendas de hortifrúti é a questão da higiene. Pense bem: qual será a reação dos clientes ao se depararem com alimentos em um estado duvidoso? Provavelmente, eles vão desistir da compra e procurar outro estabelecimento, certo? Para superar a concorrência e não abrir espaço para outras empresas, você deve se preocupar, e muito, com a limpeza dos alimentos.

Então, não se esqueça de higienizar as frutas, verduras e legumes, limpar os resíduos dos alimentos, retirar folhas estragadas ou muito amassadas. Outra dica importante é borrifar água, especialmente em hortaliças, com certa frequência isso irá deixá-las com uma aparência atrativa e de bastante frescor.

3. Fornecedores

A escolha dos fornecedores está — mesmo que indiretamente — ligada ao sucesso ou fracasso do seu negócio. Afinal, são eles que vão garantir a qualidade dos alimentos que chegará na mesa do seu cliente, não é mesmo? É neste momento surge a importância de pesquisar bem os fornecedores. Busque referências externas e veja o que os outros comerciantes tem a falar sobre a empresa.

Caso exista uma central de abastecimento na redondeza, vale a pena pensar na possibilidade de você mesmo buscar os alimentos, em vez de terceirizar o serviço.

4. Organização

Um ambiente bem organizado faz toda a diferença na experiência de compra do cliente. Por isso a exposição de cada alimento deve ser bem pensada. O mais indicado é separar os itens por categoria. Por exemplo, as frutas devem ficar agrupadas. O mesmo vale para hortaliças e legumes.

A ideia aqui é facilitar a vida do consumidor, de forma que ele ache — rapidamente — os itens que procura. E acredite: a implementação de setores é o primeiro passo para que esse cenário aconteça. Lembre-se de providenciar uma boa comunicação de PDV com preços e ofertas claramente identificados. Há também a oportunidade de melhorar a experiência de compra do seu cliente, inserindo informações sobre os alimentos. Como, por exemplo, sugestões de receitas, composição vitamínica e dicas de escolha dos itens. Usando um bom aplicativo para criar cartazes é possível automatizar esse processo de acordo com a identidade da sua marca!

5. Iluminação

A iluminação também necessita de um cuidado especial para aumentar as vendas de hortifrúti. O motivo? Ela é capaz de deixar os alimentos com uma aparência ainda melhor. A luz natural, por exemplo, realça a beleza e torna o ambiente, de forma geral, mais harmonioso. Fica a dica: não caia no erro de deixar o local escuro demais ou sem ventilação de ar, combinado?

Fato é que não existe uma fórmula mágica para ter êxito neste setor. Contudo, ao levar em consideração essas dicas, existem grandes chances de você conquistar um lugar de destaque no mercado, sendo referência quando o assunto é vendas de hortifrúti.

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