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Dia dos avós no varejo: saiba como potencializar as vendas da sua loja neste período

Ei varejista, você já sabe que com a alta concorrência para disputar o consumidor, é importante ficar atento e não perder nenhuma oportunidade de vendas. Fazendo com que o calendário sazonal no varejo se torne extremamente importante para criar campanhas e manter o cliente sempre engajado com a marca.
Dentre as datas comemorativas disponíveis, temos o Dia dos Avós, festejado em 26 de julho. Uma celebração nem tão lembrada no varejo, mas que deve ser aproveitada para movimentar as vendas das lojas. 

Comercialmente, o Dia dos Avós fica longe dos resultados obtidos com as vendas do Dia das Mães, por exemplo, - considerada a segunda maior data para o varejo, ficando atrás apenas para o Natal. Mas isso não significa descaso ou falta de carinho dos consumidores e sim a ausência de estratégias que desperte a valorização da data, afinal, os avós também são muito amados, não é mesmo?! 

Celebrações tradicionais como Natal, Páscoa e Dia das Mães são comunicadas com agilidade para que o consumidor não tenha a oportunidade de se esquecer da ocasião. 

Propagandas nas TV’s, rádio, redes sociais e outdoors são estratégias para que aquele período não saia da cabeça do cliente. Então, porque não aproveitar essas estratégias e usá-las em outras celebrações? O Dia dos Avós é uma excelente oportunidade para trabalhar o comércio com promoções e homenagens. 

Continue a leitura e saiba como potencializar os resultados com o Dia dos Avós no varejo.

Quem são os avós que vamos homenagear?

Essa é uma pergunta que só você pode responder, mas vamos te dar uma mãozinha.

Entender qual é o seu público é sempre o primeiro passo antes de iniciar uma campanha promocional no varejo. Sendo assim, antes de encaixar a sua loja em todas as datas comemorativas do calendário sazonal, é fundamental distinguir se essa abordagem faz ou não sentido para os seus clientes. 

Por exemplo, se você tem uma loja de vestuário e o seu público é feminino, na faixa etária entra 20 e 40  anos, faz sentido criar uma campanha para o Dia dos avós? 

A resposta é sim, pois você pode despertar o interesse no seu público de presentar outra pessoa e levantar as vendas das suas peças “encalhadas” no estoque durante este período. Mas essa regra não se aplica em todos os nichos, por isso reforçamos a importância de conhecer o público consumidor do seu estabelecimento e desenhar estratégias que se encaixem às suas necessidades. 

Da mesma forma que em outras datas comemorativas, não existe uma receita pronta, é necessária adaptação. Não existe faixa etária definida, gênero em destaque ou regra que se aplique para todas as pessoas. Você precisa entender as particularidades do seu clientes, pois dessa forma a sua estratégia irá induzi-lo ao consumo, gerando mais assertividade para a campanha.   

Se grande parte do seu público forem avós da terceira idade, você precisa se lembrar que nem todos têm o mesmo gosto e preferências. Por mais que tenhamos a imagem daqueles avós de filmes de Hollywood, fofinhos, que usam tricô e ficam na cadeira de balanço, não é bem assim que funciona, e os avôs e avós não são todos iguais. 

O mercado ainda é carente de dados e estudos específicos voltados para a data, mas é possível observar alguns números importantes sobre o período.

Confira os dados:

De acordo com uma pesquisa realizada pelo IFEC-RJ (Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises), a estimativa era que a data movimentasse em torno de 718 milhões de reais na economia do estado fluminense em 2020, ano de pandemia. 

Neste estudo, a intenção dos consumidores era gastar, em média, R$ 113,90.

Os principais presentes apontados foram:

  • cesta de café da manhã: 18,1%
  • flores: 9,4%
  • smartphones e tablets: 6,5%
  • perfumes e cosméticos: 5,6%
  • roupas: 4,3%
  • livros e porta-retratos: 3,4% cada
  • calçados, bolsas e acessórios: 2,7% 
  • joias e bijuterias: 0,7%

Com esses dados em mãos, calcule as possibilidades ao aplicar essa estratégia na sua loja e investir em sua divulgação. O sentimento de consumo deve ser instigado no consumidor e despertar nele a vontade de homenagear e presentear o vovô ou a vovó.

Quais ações realizar para o Dia dos Avós no varejo?

Oferecer descontos é sempre uma das primeiras ideias que podem surgir, mas será que faz sentido?

Como você já sabe, encontrar quem é o seu consumidor te guiará para o melhor caminho. Ou seja, pode ser que essa pessoa quer comprar um item ou kit com desconto durante aquele dia ou semana, mas talvez outras ações podem trazer mais valor para a sua loja. Veja quais estratégias você pode aplicar para o Dia dos Avós em diversos nichos do varejo.

Supermercado

O Dia dos avós pode ser aproveitado de várias formas no supermercado, afinal, é um dos nichos do varejo com um público bem diverso, que contempla mães, pais, filhos, netos, avôs e avós.  Então aproveite seu time de marketing e desenvolva ações que contemplem todos os canais de comunicação da loja e inclua vários departamentos do supermercado. 

Desenvolva folhetos especiais para o Dia dos avós e os disponibilize na entrada da loja, para o cliente ter acesso às ofertas assim que chegar. Crie uma identidade visual para a campanha e espalhe na comunicação do PDV, em cartazes, flyers, folhetos e etiquetas de preço, utilize essa mesma identidade nos canais digitais e anúncios. 

Monte kits de presentes para os diversos tipos de avós, como cestas de chocolates, produtos sem açúcar, vinhos, bebidas especiais e seleção de queijos. Ou então, faça um conjunto dos melhores produtos para montar uma cesta de presente.

Aproveite para incluir a padaria nas ações do Dia dos avós e oferte as tortas, bolos e pães especiais da loja para as comemorações do dia.

Lembre-se: Você deve pensar em presentes para diversos tipos de avós.

Farmácia

Aposte em produtos que causem emoção e expressem sentimentos. Neste caso, itens de beleza (incluindo cosméticos e perfumaria) tendem a ser mais atrativos para o público. 

Para esses produtos, sua farmácia ou drogaria pode desenvolver kits de presentes, como por exemplo: 

  • Para a avó moderna, pode ser oferecido um kit que contenha produtos de beleza, como sérum hidratantes, suavizadores de expressão e rotinas de skincare. 
  • Para o avô moderno você pode ter um kit de cuidados masculinos com pós-barba, óleosm cremes e até mesmo um barbeador elétrico. 
  • Para a avó Zen, aposte num kit de SPA, com máscaras faciais, hidratante, sais de banho e esfoliante corporal. 
  • Para fechar com chave de ouro os kits presenteáveis, forneça itens personalizáveis como caixas, cestas, embalagens e até cartões com mensagens.

Lembre-se de colocar em destaque nas promoções os cosméticos em geral, como esmaltes, perfumes, cremes, itens para cuidados com o cabelo e peles mais maduras.

Lojas de vestuário

No caso dos setores de vestuário, é possível criar uma promoção especial para o Dia dos Avós, oferecendo descontos em compras de determinados produtos. 

Crie conjuntos e sugestões de looks que possam ser personalizados.

Por exemplo:

  • Avô esportista
  • Avô boêmio
  • Avó moderna 
  • Avó romântica 

Desenvolva campanhas que estimulem o engajamento da família com a data. Elabore kits avô e neto ou avó e neta e sugira looks que ficam bem com todas as faixas etárias. Cores, estampas, formas diferentes e combinações inusitadas fazem parte da rotina dos avós que buscam se reinventar na melhor idade e a sua loja deve ficar atenta à essas tendências para se aproximar desse público.

Home centers

Mesmo tendo avós de todos os tipos e estilo de vida, não podemos ignorar que em muitos casos a terceira idade traz consigo a fragilidade, por isso lojas como home centers precisam se preocupar com o conforto dos nossos avós. Para comemorar a data e movimentar as vendas, a loja pode criar diferentes ambientes com móveis confortáveis, como sofás, poltronas, colchões, itens de jardinagem e de decoração. 

Comunique os produtos com fichas técnicas que apresentem a qualidade do produto que está sendo vendido na sua loja. Mostre nas redes sociais o que você preparou para a data e convide a família para trazer o vovô ou vovó para escolher o presente especial e experimentar ele na loja, afinal, a degustação de produtos é uma estratégia bastante eficaz para aumentar as vendas no varejo.

Aposte na identidade visual da sua loja para aumentar as vendas do Dia dos avós no Varejo

Abordamos por diversas vezes neste artigo a importância da comunicação visual padronizada na hora de potencializar as campanhas em datas comemorativas como o Dia dos avós. A comunicação visual bem aplicada gera no consumidor o senso de urgência para fazer uma compra. 

A Pricefy oferece soluções para otimizar a comunicação visual, reduzir a produção manual e garantir a produção automatizada e em larga escala dentro do PDV.  Tenha cartazes de oferta, etiquetas de preço, anúncios de produtos e folhetos desenvolvidos com criatividade, de maneira atrativa visualmente e padronizada à identidade da marca. 

Se você chegou até aqui, já entendeu a importância de preparar a sua loja da melhor forma para o Dia dos Avós no varejo e sabe como a comunicação visual pode te ajudar nisso. Conheça as soluções da Pricefy para melhorar os resultados de seu negócio nas campanhas sazonais!

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