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5 maiores problemas enfrentados no dia a dia do varejo

O varejo é um segmento comercial que pode ser muito lucrativo e vantajoso. Contudo, para obter sucesso na área os lojistas precisam superar diversos obstáculos.

A boa gestão de uma loja passa por cuidar de detalhes e também eliminar alguns problemas, como mercadorias, comunicação de promoções, gestão do ponto de venda e a equipe de colaboradores. Falhas nesses aspectos influenciam nos lucros e no crescimento de uma loja, e são justamente nestes fatores em que geralmente se encontram os maiores problemas dos varejistas.

Para resolver esses desafios é necessário, antes, conhecê-los. Por isso, neste artigo citamos os 5 maiores problemas enfrentados no varejo. A partir daí você vai saber as principais abordagens para solucioná-los. Boa leitura!

Perda de mercadorias

O desperdício de mercadorias é um dos maiores problemas do varejo. As consequências causam danos ao fluxo financeiro da loja e ainda provocam outro problema, que ainda será tratado neste texto: a ruptura de produtos nas gôndolas.

Tão importante quanto identificar o problema é saber seus motivos. E a perda de mercadorias acontece em função de alguns fatores, como:

  •  Erros na quantidade de compras, o que resulta muitas vezes no vencimento do estoque;
  •  Avarias nos produtos durante o transporte e manipulação na loja;
  •  Fraudes e desvios por parte de colaboradores;
  •  Furtos ocorridos na loja.

O varejista deve implementar um controle sobre o vencimento de suas mercadorias. Também é imprescindível garantir que a qualidade dos produtos seja mantida. Para isso, você precisa contar com colaboradores bem preparados e bons fornecedores.

Comunicação ineficiente de produto, preço e promoção

Não basta garantir que sua loja venda os melhores produtos, além de praticar bons preços e fazer promoções imperdíveis. A comunicação dessas vantagens é o que gera ganhos na prática, e falhas nesse processo também estão entre os problemas enfrentados no varejo.

Você precisa impressionar os clientes com a qualidade dos produtos e promoções e fornecer informações corretas. No entanto, ainda é comum observar no varejo falhas na comunicação com o consumidor, como as listadas a seguir.

  •  Cartazes pouco atrativos e mal diagramados;
  •  Divergências de preço entre o anunciado na loja e o checkout; 
  •  Preços desatualizados nas etiquetas; 
  •  Comunicação pouco atrativa das promoções.

Cartazes, etiquetas e outros materiais de comunicação são cruciais no sucesso das estratégias de vendas. Eles precisam estar sempre bem diagramados, atualizados e padronizados conforme a identidade visual da loja.

Ruptura de gôndolas

Neste texto já havíamos destacado que o desperdício de mercadorias resulta em outro dos maiores problemas dos varejistas: a ruptura de gôndolas. Isso gera uma dor de cabeça ainda maior, pois é o que leva o cliente a desistir da compra e ir ao concorrente.

Prateleiras vazias causam má impressão e acabam com a paciência do consumidor. Existe uma série de falhas que podem resultar nessa situação:

  •  Lentidão no processo de reposição de produtos nas gôndolas; 
  •  Fornecedores ruins ou falhas nos contratos de fornecimento; 
  •  Erros no timing de compra dos produtos;
  •  Problemas de planejamento do estoque.

Evitar a perda de clientes é vital para o sucesso de um estabelecimento no varejo. Portanto, é fundamental assegurar que a oferta da loja acompanhe a demanda do consumidor. Uma boa gestão de estoque é o principal caminho para evitar esse problema.

Colaboradores despreparados

Os colaboradores são o coração de uma empresa. Ao lado das lideranças e gestores, são eles os responsáveis pelo sucesso de uma loja. Por isso, ter funcionários despreparados nas equipes é um dos mais preocupantes problemas enfrentados no varejo.

São muitas as funções e responsabilidades fundamentais de um funcionário. Os responsáveis pela informação, por exemplo, garantem a eficiência de outro tema já tratado neste texto: a comunicação de produtos, preços e promoções.

Para solucionar esse problema é importante aliar dois fatores: treinamento e tecnologia. Existem ferramentas que ajudam a reduzir falhas na comunicação com o cliente. Contudo, os funcionários precisam saber como manipular e explorar o potencial.

No final deste texto, você vai saber as soluções da Pricefy para esse e outros problemas!

Baixa lucratividade

É possível dizer que todos os erros citados ao longo deste texto resultam no principal entre os maiores problemas do varejo: a falta de lucro. Esse é o objetivo final do comércio, para o qual todos trabalham em uma loja.

No entanto, além de todas as falhas citadas, existem outros problemas que precisam ser solucionados para acabar com a baixa lucratividade. A forma como as promoções são exploradas merecem um capítulo especial.

As ofertas precisam ser vantajosas para a loja e atrativas para o cliente. Além do preço e das vantagens, o fator visual é primordial para atrair a atenção. Portanto, é fundamental valorizar o bom cartazeamento e a comunicação visual no varejo.

Como a Pricefy ajuda a solucionar os maiores problemas enfrentados no varejo?

Não é fácil cuidar de todos os detalhes necessários para garantir o sucesso de sua loja, mas a boa notícia é que existem soluções que contribuem na otimização dos processos mais importantes para um ponto de venda.

E a Pricefy conta com as melhores! Trabalhamos com tecnologias e estratégias consolidadas que resolvem as principais dores do varejista.

Saiba, agora, como ajudamos a solucionar cada um dos problemas citados neste artigo.

  1. Com a Gestão Ágil de Campanhas é possível reduzir o desperdício de mercadorias. A ferramenta ajuda a diminuir os estoques indesejáveis e informa sobre os produtos próximos do vencimento. 
  2.  O Cartazeamento 4.0, assegura o que é necessário para uma comunicação eficiente de produto, preço e promoção. Ele apresenta boas soluções de conteúdo estendido, para trabalhar informações mais densas, além de garantir um visual atrativo para os cartazes.
  3.  A Gestão de Acordos é uma ferramenta da solução Pricefy Trade. Com ela você automatiza e gerencia os acordos com fornecedores de forma inteligente. É o melhor caminho para eliminar a indisponibilidade de produtos
  4.  Com as ferramentas do Pricefy Omni-Mídia é possível ajudar os colaboradores em suas responsabilidades. Elas automatizam processos fundamentais, como a criação de novos cartazes e atualização de preços nas etiquetas, o que deixa o colaborador livre para o que realmente importa: atender bem o cliente
  5. As soluções Pricefy Omni-Mídia e Pricefy Trade ajudam a solucionar os problemas enfrentados no varejo que geram uma baixa lucratividade. Elas reduzem os custos, economizam tempo e minimizam os erros em processos tão fundamentais para a gestão de uma loja.

Acesse nosso site e se aprofunde sobre as soluções da Pricefy para os maiores problemas dos varejistas.

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