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O que é um planograma? Veja 4 dicas para melhorar a exposição no PDV

Quando se deparam com uma prateleira, os clientes apresentam, mesmo sem saber, um padrão de comportamento para a visualização de itens. Para o varejo, então, é muito interessante otimizar a rotatividade e saída de itens, colocando produtos que condizem com as principais características e necessidades dos clientes.

E como essa organização pode ser otimizada? Simples, por meio de um conjunto de metodologias para disponibilizar os produtos de maneira inteligente a ponto de aumentar o fluxo de cada categoria — estamos nos referindo ao planograma.

Neste post, elaboramos um guia completo sobre a ferramenta, com quatro dicas para melhorar a exposição no PDV. Ficou curioso? Então acompanhe a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

O que é um planograma?

O planograma se caracteriza por um planejamento de como os itens devem ser expostos nas prateleiras, levando em consideração a categoria do produto. Durante todo o processo de elaboração, diversos fatores são levados em consideração, tais como marcas, aromas, posicionamento nas prateleiras e outros aspectos fundamentais.

No entanto, para executar o planograma da maneira mais correta e eficiente, é muito importante que um promotor especializado analise minuciosamente cada processo envolvido, atualizando o mapa de organização periodicamente.

Qual é a importância do planograma?

Qualquer estabelecimento comercial que pretende ter sucesso precisa ter de um planograma bem elaborado, pois ele serve para estimular as compras de determinados produtos, estabelecer uma relação mais próxima entre a marca e o cliente, além de ajudar a mensurar os resultados.

Você já notou como alguns setores de um supermercado, por exemplo, priorizam determinadas marcas mais do que outras? Pois bem, há uma explicação para isso. O objetivo é vender um volume maior daquele item que, em geral, o cliente se identifica e está aberto para promoções. Para aumentar as chances dele ser vendido, é preciso fazer com que a mercadoria seja vista, e por isso, o planograma é tão importante.

Por que seu PDV precisa de um planograma?

Lojas que utilizam um bom planograma para exibir seus produtos tendem a obter mais lucro, atrair mais clientes e gerar reconhecimento da marca. Portanto, ele é uma ferramenta que precisa fazer parte de seu PDV (Ponto de Venda).

Cada detalhe, por menor que pareça, tem um propósito específico para facilitar a compra e aumentar o giro da categoria. Sendo assim, é fundamental que o planograma seja executado com muita eficiência.

Como usar o planograma para melhorar a exposição no PDV?

Agora que você já sabe o que é o planograma e o porquê de ele ser tão importante para a sua loja, confira nossa seleção de dicas para melhorar a exposição no PDV.

1. Produtos mais vendidos em evidência

Após analisar os dados e informações, como o nível de lucratividade, composição e volume de vendas, o mais indicado é optar por evidenciar todos os itens que geram maiores lucros, destacando-os nas prateleiras.

Esses itens devem ser colocados na altura dos olhos para ocupar as chamadas áreas nobres da gôndola, facilitando a visualização da mercadoria pelos consumidores. Isso contribui para alavancar ainda mais as chances de compra.

2. Produtos mais vendidos em locais distantes

Outra dica importante paras as mercadorias mais vendidas é, na hora de definir o posicionamento, dar preferência para locais mais distantes da entrada da sua loja.

Essa estratégia leva em consideração que esses itens já são procurados naturalmente — ou seja, facilitar o acesso pode resultar na redução do tempo de permanência dos clientes no PDV. Além disso, durante o trajeto que os consumidores percorrem até chegar aos itens mais vendidos, é bem provável que ele veja outra mercadoria que chame a sua atenção.

3. Observação máxima ao gerenciamento por categoria

O gerenciamento por categoria é um processo fundamental para a elaboração de um planograma eficiente. Os itens devem ser posicionados de acordo com algumas informações, como volume de vendas, valor e demais características responsáveis por dividir os principais grupos de mercadorias.

Por meio dessa estratégia, é possível diminuir ou até mesmo excluir produtos com um volume de vendas muito baixo, resultando em um espaço maior para as mercadorias que geram maiores lucros — em outras palavras, as mais procuradas no seu PDV.

4. Promoções em pontos estratégicos

Para otimizar o mapa de organização do seu varejo, é muito importante posicionar as promoções em pontos estratégicos, como as pontas de gôndola, devido a sua visualização mais fácil.

Essa dica também vale para aqueles pontos centrais por onde a grande maioria dos clientes passa durante suas compras. É comum que as marcas negociem para posicionar seus produtos nesses espaços com o intuito de aumentar o volume de vendas de determinada mercadoria.

Vale lembrar que os itens em oferta necessitam de uma atenção especial, pois podem estar relacionados à liquidação de mercadorias pouco vendidas, com estoque muito alto ou até mesmo com a data de validade próxima.

Quais as vantagens de um planograma?

Antes de concluirmos, é importante que você conheça as principais vantagens estratégicas que um planograma pode proporcionar ao seu negócio. Então, acompanhe a leitura para conferir.

Facilita a reposição de mercadorias

O fato de o planograma ajudar na padronização dos locais em que os produtos são dispostos no estabelecimento facilita muito o trabalho dos repositores. Basta mapear a localização das mercadorias no sistema para tornar esse processo muito mais simples.

Auxilia na organização do espaço físico com antecedência

Por falar em formas de organizar os produtos, outro ponto de vantagem do planograma é que ele auxilia na organização de todo o espaço físico da loja com antecedência. Ou seja, é possível se planejar para saber qual será a disposição dos itens dentro do PDV sem precisar alterar a ordem das mercadorias primeiro, tornando o processo de organização muito mais prático.

Melhora a estratégia no PDV

Por fim, um dos benefícios de trabalhar com um planograma é que ele ajuda a distribuir os produtos de maneira estratégica, considerando uma série de aspectos sobre o comportamento de compra do cliente, para o estimular o consumo por impulso.

Todo o trajeto que o consumidor faz dentro do estabelecimento é levado em consideração, de modo que as mercadorias "surjam" em seu caminho exatamente na ordem de suas necessidades.

Como você pôde conferir neste artigo, o planograma é uma das ferramentas mais importantes para empresas do setor varejista, sobretudo aquelas que trabalham com a exposição de mercadorias no PDV. Seu conjunto de metodologias são capazes de melhorar a forma como os produtos são apresentados na loja a ponto de aumentar o giro da categoria, elevar as vendas e até mesmo fidelizar os clientes.

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