Como a limpeza da loja impacta na experiência do cliente?
Você já chegou em uma loja e teve a impressão de que o ambiente não era confiável devido a limpeza ou organização? Um estabelecimento sujo e desorganizado prejudica a experiência do cliente por inúmeras razões.
Alguns lojistas acreditam que apenas um bom produto é o suficiente para fazer com que os consumidores retornem, no entanto, é preciso mais do que isso para fidelizar o cliente.
Neste artigo, vamos explicar como a limpeza da loja impacta o seu público e o que você deve fazer para manter um ambiente propício para o seu estabelecimento. Vamos começar?
Qual a importância de vender uma experiência para o cliente?
Atualmente, um produto ou serviço de qualidade não é suficiente para garantir que um consumidor retorne ao seu estabelecimento para realizar novas compras. A fidelização do público-alvo vai além e exige qualidade em diversos processos, começando pela limpeza do ponto de venda.
As pessoas não se deslocam até um estabelecimento apenas para adquirir um produto em questão, os clientes buscam uma experiência diferenciada. Isso inclui uma boa limpeza, que transmite a sensação de conforto e tranquilidade. Além disso, a experiência do cliente engloba, não apenas, a higiene do local, mas também o merchandising, organização dos produtos e disposição dos funcionários.
Como realizar a limpeza e organização de uma loja?
Quer melhorar a experiência do cliente no seu estabelecimento? Então, confira as dicas que preparamos para você garantir a limpeza e organização do ponto de venda. Continue lendo!
Elabore um cronograma de limpeza
Não precisa de um plano mirabolante: faça um calendário simples e organize os funcionários que desempenhem essa função. As lojas geralmente fazem uma faxina pela manhã, antes da abertura para o público, deixando o ambiente limpo para a chegada dos clientes.
Mantenha atenção aos detalhes
Um ambiente harmonioso precisa ser projetado para atender todas as necessidades dos consumidores. Afinal, a experiência do cliente será um ponto forte para a sua fidelização.
Sendo assim, disponibilize lixeiras em pontos estratégicos, priorize a limpeza dos vidros e móveis para que não acumule poeira ou marcas e ofereça um bebedouro e copos para que os clientes possam se hidratar durante as compras.
Organize os produtos
Além da limpeza do estabelecimento, é preciso valorizar o ambiente e priorizar a disposição das mercadorias, para que seja atraente aos olhos dos consumidores. Algumas lojas fazem isso ao separar as peças por cores, tamanhos ou modelos.
Para que a experiência do cliente seja perfeita, uma organização estratégica dos produtos dentro do estabelecimento é essencial. Com essa disposição estrategicamente pensada, é possível direcionar o consumidor até encontrar o que ele procura e apresentar peças atraentes no caminho até o caixa.
Treine os funcionários
Por último, mas não menos importante, é preciso que os seus colaboradores estejam cientes das necessidades da loja estar limpa e atraente para receber os clientes. Dessa forma, faça questão de treiná-los para que o ambiente esteja sempre receptivo e agradável.
A melhor forma de preparar os seus funcionários é demonstrar a importância dessas ações e deixar claro que o sucesso de vendas também é responsabilidade deles. Ou seja, também é preciso valorizar o trabalho dessas pessoas, incentivando seus esforços e agradecendo as colaborações.
Um ambiente limpo e organizado impacta diretamente na experiência do cliente. Dessa forma, não deixe de investir na limpeza da sua loja, para que o consumidor se sinta confortável durante a compra. Ao realizar essas mudanças, os resultados, somados a outras estratégias, vão aparecer com facilidade.
Agora que você já sabe como a limpeza influencia na experiência do cliente, que tal se aprofundar um pouco mais no assunto? Então, baixe agora o nosso e-book sobre experiência de compra do cliente!