As compras de Natal estão chegando! Você já preparou sua loja?
O Natal é uma das datas mais esperadas do ano por consumidores e varejistas. É o momento em que todos tiram o décimo terceiro, por exemplo, para presentear amigos e familiares. Evidentemente, essa é uma ótima oportunidade para fazer negócios. Acontece que, independentemente do sucesso da data, sua loja precisa estar preparada.
Sim, é fundamental preparar o PDV (ponto de venda) para atender os clientes. Ele precisa ser chamativo para atrair a atenção e criar uma curiosidade nas pessoas, gerando mais vendas para a sua empresa. É por isso que resolvemos trazer neste post algumas dicas para você estimular as compras de Natal na sua loja. Confira!
Preste atenção nas etiquetas e cartazes
É fundamental que você destine uma atenção toda especial para as etiquetas e cartazes da sua empresa. A precificação (etiquetas) precisa ser feita de forma planejada, não só para facilitar a identificação por parte dos clientes, mas para o próprio controle interno da empresa. No caso, a tecnologia é indispensável para o monitoramento.
Por outro lado, os cartazes são fundamentais para que você deixe claro quais são as promoções que preparou nessa época do ano, além de chamar a atenção da clientela. Certamente, são verdadeiros diferenciais para garantir o chamariz para a sua loja.
Desenvolva os hotspots
Desenvolver os hotspots também é uma excelente forma de atrair mais clientes e estimular o consumo dentro da sua loja. Basicamente, os hotspots são “pontos quentes” dentro do PDV, onde o consumo é estimulado simplesmente pelo posicionamento “geográfico” de determinado produto.
Um grande exemplo de hotspot são os produtos localizados em frente ao caixa em uma loja de conveniência. Normalmente, produtos baratos são disponibilizados para incentivar a última compra do cliente. Os hotspots podem mudar dependendo da arquitetura da loja. É bom identificá-los e trabalhar bem neles.
Trabalhe na decoração da loja
A decoração também é um aspecto que deve ser levado em consideração durante o período de compras de Natal. É preciso preservar o espírito da época, por isso, incorpore elementos natalinos na decoração da sua loja.
No entanto, é preciso tomar cuidado, pois a decoração natalina não pode descaracterizar os elementos marcantes da sua loja (como cores, mascotes, etc.). Procure incorporar apenas aqueles que estejam em sintonia com os que já são usados por você.
Ofereça um atendimento de qualidade
Responda a seguinte pergunta: o cliente prefere o bom atendimento, preços baixos ou a qualidade do produto? Se escolheu a primeira opção, você acertou.
Em uma pesquisa realizada por uma revista brasileira, foi constatado que essa é uma das prioridades aos olhos do consumidor (mais de 60% marcaram atendimento como prioridade).
É justamente por esse motivo que você deve investir em treinamentos para que os seus colaboradores ofereçam o melhor atendimento possível. Além de conhecerem bem o produto, precisam conhecer técnicas de vendas e saber exatamente como lidar com o seu público-alvo. Esse é o segredo para se preparar para as compras de Natal.
Se você gostou do nosso post de hoje, deixe o seu comentário e compartilhe conosco quais são as ideias para preparar a sua loja para as compras de fim de ano!