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Operações

6 dicas para motivar funcionários e ter uma equipe produtiva

Motivar funcionários é parte essencial do trabalho de um administrador, já que essa prática garante que as equipes terão um bom desempenho todos os dias.

Infelizmente, esse aspecto não é levado a sério em todos os negócios. Um estudo da consultoria americana Gallup mostrou que apenas dois em cada dez empregados concordam com a afirmação de que seu desempenho é gerenciado de forma a motivá-los a fazer um trabalho excelente.

Neste artigo você vai entender o que é a motivação dos colaboradores de uma empresa e o impacto que ela causa nos resultados do negócio. Em seguida, conhecerá em detalhes seis práticas para motivar seus funcionários e aumentar a produtividade.

Qual é a importância de motivar funcionários?

A motivação permite que a gerência atinja (e até supere) as metas da empresa. Sem um local de trabalho pleno de motivação, o negócio pode se encontrar em situação de risco. Funcionários motivados podem levar ao aumento da produtividade e fazer com que a empresa faça mais em menos tempo.

Imagine ter um funcionário sem motivação no seu supermercado. Ele pode passar bastante tempo do dia batendo papo, checando o telefone ou até procurando outro emprego. Provavelmente não tem pressa para executar tarefas. É um desperdício de tempo e recursos para a empresa.

Agora imagine como o comportamento desse funcionário desmotivado afeta os outros. Provavelmente ele faz reclamações sobre o trabalho sempre que o chefe não está por perto. Mesmo que algumas delas sejam legítimas, ninguém gosta de ouvir um chato. O que acaba acontecendo é que um funcionário sem motivação contribui para desmotivar os outros.

Manter funcionários motivados, portanto, resulta em vários benefícios para a empresa, como:

  • mais compromisso — funcionários motivados faltam menos ao trabalho e são mais pontuais;
  • mais satisfação — empregados satisfeitos contribuem para um clima melhor na empresa. O trabalho é feito com mais cuidado e os clientes são mais bem atendidos;
  • mais desenvolvimento — quem está motivado percebe que seu esforço rende resultados, o que inspira a continuar no bom caminho;
  • mais eficiência — funcionários motivados têm maior chance de completarem tarefas em menos tempo e com menos desperdício de recursos, pois percebem que a empresa também é deles.

Quais as melhores práticas para motivar funcionários?

1. Promover treinamentos

Você já investiu tempo, dinheiro e outros recursos para contratar seus empregados. Agora é hora de ajudá-los a crescer. Investir nos funcionários por meio de treinamentos garante uma equipe mais capacitada, mostra a eles que você se importa com seu crescimento e carreira e aumenta a eficiência das operações.

Um exemplo simples: a Walmart, nos Estados Unidos, decidiu em 2015 investir nos funcionários, aumentando o salário e criando centros de treinamento. A conta foi de 2,7 bilhões de dólares. O resultado? Um aumento de cinco bilhões de dólares em vendas no primeiro semestre de 2016.

Ao deixar de investir nos seus empregados, você torna suas operações menos eficientes e lucrativas. Esse é um capital tão ou mais importante que as máquinas e os endereços dos pontos de venda.

Treinamentos podem capacitar seus empregados a atender melhor os clientes, substituir produtos nas prateleiras mais rapidamente, organizar displays mais atraentes, dispor cartazes de promoção em pontos estratégicos, negociar melhor com fornecedores e muito mais.

2. Aplicar a negociação de horas

Trabalhar muito não é sempre sinônimo de trabalhar bem. Na verdade, em muitos casos, ficar até tarde no expediente é sinal de ter enrolado o dia inteiro. Por causa disso, pode ser vantajoso oferecer certa flexibilidade de horários para seus empregados.

Surpresas desagradáveis acontecem, e algum funcionário pode precisar ir ao banco ou visitar o posto de saúde. Liberá-lo mais cedo significa que o trabalhador não vai ficar no supermercado pensando em seu problema, com sua preocupação possivelmente afetando os colegas. Resolvida a questão, ele voltará renovado no dia seguinte.

3. Montar uma sala de descanso

Uma das coisas mais difíceis de desenvolver em um negócio é o espírito de equipe, especialmente entre integrantes de setores diferentes, que interagem pouco uns com os outros. Uma sala de descanso, com café, água e possivelmente alguns lanches, é uma forma de oferecer um local seguro para seus funcionários relaxarem um pouco durante o dia. Se houver espaço, a sala pode até ter sofás ou camas para uma siesta estratégica. Naturalmente, a sala deve ficar em um local silencioso, limpo e distante dos clientes.

4. Incluir a alimentação na conta da empresa

Oferecer café da manhã para os funcionários pode parecer uma grande despesa, mas tem benefícios. A prática motiva os empregados a chegarem mais cedo, já que eles mesmos não precisam preparar o desjejum em casa. Da mesma forma, uma cantina para o almoço ajuda no bolso dos seus empregados e também significa que eles precisam gastar menos tempo saindo para comer. Sobram mais minutos para ficar na sala de descanso.

5. Incentivar a prática de esportes

O que nos deixa motivados? Há muitas respostas possíveis, mas todas elas se encaixam em uma só: um ambiente no qual temos controle, onde nossas ações são recompensadas pelos resultados. Organizar campeonatos esportivos nos fins de semana ou após o expediente é uma maneira de fomentar o espírito de equipe e de contribuir para um ambiente mais positivo, no qual as pessoas se sentem à vontade para se expressarem e se conhecerem.

Como nem todos os seus funcionários serão necessariamente bons de bola, vale também investir em corrida, xadrez, videogame e no que mais possa animá-los.

6. Celebrar as metas alcançadas

Sua principal função ao gerenciar equipes é definir prioridades e comunicá-las de forma clara. Quando acontece um determinado problema, o que é mais importante e urgente fazer, e como seus funcionários sabem disso? Da mesma forma: qual é a meta desta semana? E do mês? O que fazer quando o prazo estiver chegando e há risco de a meta não ser cumprida?

Quando uma meta é alcançada, certifique-se de premiar os funcionários para motivá-los a repetir o bom desempenho. Em alguns casos, pode ser com um simples "parabéns", mas para metas especiais, longas ou mais difíceis, considere distribuir brindes, dias de folga e até viagens.

Motivar funcionários é uma responsabilidade crítica da gerência no varejo. Essa ação precisa ser parte de sua rotina cotidiana no trabalho. Um ambiente amigável, com prioridades claras e que invista nos empregados contribui para seu negócio prosperar e crescer.

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