O seu supermercado está pronto para o Natal? Veja 5 estratégias para aumentar as vendas
Então é Natal! Dezembro costuma ser sempre um mês muito lucrativo para o varejo. O clima de festas é gerado por diversas reuniões em família e amigos nesta época. Isso aquece os resultados, o que também amplia a concorrência. Por isso, você precisa saber como aumentar as vendas do supermercado no Natal!
Após dois anos de queda, em função da pandemia, a estimativa para 2022 é de um aumento de 2,1% nas vendas do varejo durante o Natal. Com o fim das limitações impostas pelo distanciamento social, as lojas físicas voltarão a contar com um alto movimento.
No Natal, a maioria dos consumidores já receberam o décimo terceiro salário e estão prontos para consumir mais em um mês especial. É por isso que a data é tão importante para os supermercados, que neste final de ano já contam com outros eventos muito relevantes: a Copa do Mundo e a Black Friday.
Neste texto, listamos 5 estratégias para que você aumente as vendas da sua loja no Natal. Aproveite a leitura!
1- Personalize sua loja para o Natal
Com a chegada de dezembro, os supermercados concorrentes se planejam para aproveitar as oportunidades de alavancar as vendas. Enquanto os benefícios são enormes, a competitividade também aumenta, sobretudo pela atenção do consumidor.
E para atrair o cliente é necessário, em primeiro lugar, criar esse ambiente em sua loja. O supermercado precisa lembrar ao consumidor da urgência de aproveitar as ofertas. Afinal, o Natal está chegando, e é necessário criar gatilhos mentais para isso!
Mas como fazer? O primeiro passo é personalizar a sua loja para que ela seja uma referência.
Prepare as campanhas de Natal no supermercado
Você pode criar uma campanha de marketing que irá pautar todas as outras ações. É possível destacar sensações e necessidades específicas para atrair o cliente. Não precisa ser apenas uma campanha, o mais importante é que seja eficiente.
Neste sentido, a decoração da loja é um dos primeiros pontos. Todo o espírito da data precisa ser considerado para modificar o visual do supermercado, mas sem descaracterizá-lo totalmente.
Dessa forma é possível chamar a atenção do consumidor e aumentar as vendas do supermercado no Natal. Essas ações provocam no cliente a sensação de que é preciso entrar no clima, e sua loja deve sair na frente para ser a primeira opção de compra dele.
2- Trabalhe a identidade visual do supermercado
Quando falamos em decoração, campanha de Natal e chamar a atenção do cliente, é obrigatório entrar no tema da identidade visual. Esse conceito cria padrões para que sua loja mantenha a organização no visual merchandising e reforce todas as mensagens que deseja transmitir.
Cartazes de ofertas, folhetos, banners digitais, anúncios, etiquetas de preço… tudo deve conversar com as campanhas estabelecidas e ter coerência com a identidade visual original do supermercado.
Além de atrair os olhares do cliente, esse aspecto também é importante na experiência de compra. Os padrões facilitam a leitura do consumidor e sua busca pelos produtos.
A importância das etiquetas e cartazes
Esses materiais parecem ser detalhes mas, na verdade, são fundamentais para o sucesso da campanha de Natal. Eles ajudam a captar a atenção dos clientes para as ofertas e, além disso, informam o consumidor durante a compra.
Tanto nas etiquetas como nos cartazes, um dos fatores mais importantes é a precificação. É fundamental evitar erros e a desatualização, pois o preço é um dado indispensável para estabelecer uma relação de confiança com o cliente.
Os cartazes precisam ter o tamanho ideal, além de uma boa diagramação e um visual chamativo. São eles que vão destacar as principais promoções de Natal. Durante a data, os cartazes também podem ser temáticos e relacionados com a identidade visual da campanha.
3- Crie um catálogo especial de Natal
Neste artigo, já abordamos algumas estratégias fundamentais para atrair o cliente. Mas além do visual merchandising, o mix de produtos é outro pilar. Você pode até conquistar a atenção do consumidor, mas o que irá fechar vendas é a qualidade das ofertas!
Portanto, uma ação que pode fazer a diferença é criar um catálogo especial para aumentar as vendas do supermercado no Natal. A própria data já tem seus produtos característicos, mas é preciso ser criativo e ter um mix complementar, que vá além do peru e do panetone.
Neste sentido, conhecer o seu cliente é fundamental. Saber o perfil do consumidor de seu supermercado dará as respostas necessárias para desenvolver um mix diferenciado.
Ofereça kits de produtos e garanta o controle do estoque!
Existe uma grande variedade de produtos que costumam ser consumidos nas reuniões natalinas. Sendo assim, as lojas têm a possibilidade de criar kits chamativos, que certamente irão agradar o cliente.
Chocolates, frutas secas, queijos, vinhos, cervejas, carnes e petiscos podem ser vendidos em kits exclusivos do seu supermercado. Com essa estratégia, sua loja aumenta o ticket médio das vendas e ainda garante uma experiência única para o consumidor.
Mas, para viabilizar essa estratégia, é preciso preparar o estoque com cautela. Negocie com os fornecedores de forma antecipada, faça inventários e garanta um controle de entradas e saídas. O foco é evitar a falta de produtos essenciais para a época nas gôndolas.
4- Use as redes sociais de forma estratégica
Após preparar a loja física e incrementar o mix de produtos, os supermercados precisam ampliar a divulgação das ofertas. Esse trabalho ajuda a aumentar o movimento nas lojas e reforçar os diferenciais de um estabelecimento na campanha de Natal.
Não basta focar apenas na divulgação realizada em cartazes e panfletos na loja física. Neste sentido, as redes sociais são ótimas aliadas. Elas ajudam a ampliar o alcance dessa divulgação e fazer com que as promoções impactem mais pessoas.
Além de divulgar as ofertas por esses canais para quem já é cliente, as redes ajudam a conquistar novos consumidores. Elas também possibilitam estratégias que agregam valor para a marca de um supermercado.
Conquiste o engajamento do público
As redes sociais são ótimas ferramentas para otimizar o relacionamento com o cliente. Isso acontece quando a loja se propõe a oferecer conteúdo valioso e útil em seus canais digitais, para além de apenas destacar produtos e promoções.
E já que estamos falando de Natal, uma das possibilidades é criar conteúdos de receitas e harmonizações. Você pode publicar nas redes do supermercado uma série de vídeos com dicas para a ceia de Natal, o que certamente vai gerar muito engajamento com o público. Afinal, quem não quer aquela sugestão diferente para o jantar em família ou happy hour entre amigos?
Com a estratégia nas redes sociais, os supermercados criam outro tipo de relação com o cliente. Ao perceber que a loja se preocupa em oferecer um conteúdo útil, o consumidor melhora sua percepção sobre a marca e aumenta as chances de consumir naquele estabelecimento.
5- A Pricefy te ajuda a aumentar as vendas do supermercado no Natal
Agora que você já divulgou as ofertas e atraiu o cliente para a sua loja, vamos voltar a uma das dicas mais importantes. Para aumentar as vendas do supermercado no Natal, a loja precisa chamar a atenção do cliente e otimizar sua experiência de compra.
Como você já sabe, os cartazes e etiquetas de preços são dois elementos fundamentais nisso. Mas o maior desafio de um supermercado é produzir esses materiais com qualidade, na quantidade necessária e no tempo certo.
Pensando nisso, a Pricefy traz duas ferramentas indispensáveis, presentes na solução Pricefy Loja, para o Natal nos supermercados!
Cartazeamento 4.0
- Criação de cartazes com técnicas de visual merchandising e neuromarketing;
- Customização e padronização garantida;
- Eficiência na produção de cartazes atrativos;
- Impressão em grande escala;
- Conteúdo estendido com foco na experiência do shopper.
Automação de Etiquetas Impressas
- Possibilidade de adicionais, como pictogramas e QR Codes;
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- Atualização diária e automatizada;
- Redução da divergência entre preço na gôndola e caixa;
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