Dia das crianças no Supermercado: como aumentar as vendas na loja?
O início do mês de outubro reserva uma data muito importante para o desempenho das vendas no calendário sazonal no varejo. O dia 12 de outubro atrai uma grande variedade de consumidores. As crianças esperam ser presenteadas, contudo, são os adultos que tomam a decisão de compra. Por isso, é fundamental saber como se preparar para o Dia das Crianças no supermercado.
Esta é uma das principais datas comemorativas para o supermercado. Afinal, muitos desejam proporcionar momentos especiais para os pequenos.
Mas como traduzir este clima para aquecer as vendas no Dia das Crianças?
A resposta você saberá neste texto. Listamos algumas dicas fundamentais para aproveitar o Dia das Crianças no supermercado e aumentar as vendas na sua loja. Boa leitura!
Destaque produtos estratégicos nas gôndolas para o Dia das Crianças no supermercado
Como manda a sazonalidade, o Dia das Crianças é mais um momento para encontrar particularidades e se preparar da melhor forma. O primeiro passo é ter os produtos certos nas gôndolas, que conversem com a demanda do momento.
Normalmente, os supermercados não têm um enfoque em vender brinquedos. Contudo, esta será uma ação necessária para o varejo no Dia das Crianças. É importante diversificar o mix de produtos para ter um melhor desempenho ao longo das semanas que antecedem a data.
Uma dica é aproveitar outro momento relevante do ano. Em novembro teremos o Mundial do Catar, por isso, o álbum da Copa já é uma febre entre as crianças. Os pequenos e pequenas, que gostam do esporte, procuram pelo livro e figurinhas para se divertir antes e durante a Copa do Mundo.
Neste evento, o supermercado precisa explorar bem o seu forte: produtos alimentícios. O Dia das Crianças não se faz só com brinquedos. A procura por balas,chocolates e outros tipos de doces também aumenta. Portanto, este pode ser outro enfoque na preparação dos produtos para o ponto de venda.
Analise o histórico de vendas da loja neste período
Há uma estratégia para a definição dos produtos que estarão em destaque nas prateleiras. Analise o histórico de vendas da sua loja no mesmo período em anos anteriores e você colherá dados que podem ajudar bastante.
Dessa forma, você consegue entender os grupos de produtos mais consumidos nesta época. A partir daí, é possível fazer uma análise de dados para saber quais desses itens podem ter bom desempenho novamente. A tendência de compra dos clientes é optar por mercadorias semelhantes.
Mas claro, para ter sucesso com o Dia das Crianças no supermercado é importante entender possíveis alterações. Sobretudo quando se trata de brinquedos, e até mesmo produtos alimentícios, as modas e tendências se modificam. Certamente existem novos itens pelos quais há um desejo, e é necessário estar muito atento a isso.
Prepare o estoque para o Dia das Crianças no supermercado
Agora que você já sabe quais produtos irá vender, chegou o momento de preparar o estoque para o Dia das Crianças no supermercado. Esta também é uma etapa fundamental, em que se deve eliminar a ruptura de produtos nas gôndolas para atender à demanda existente.
Faça um controle preciso de tudo que está no estoque, além dos produtos que entram e saem dele. Com inventários periódicos é possível fazer este controle e garantir uma compra de produtos no momento exato e na quantidade necessária.
Um bom controle de estoque também permite saber quais são os produtos encalhados e construir promoções especiais para eles. Além disso, a estratégia também possibilita ter as informações necessárias para estabelecer melhores negociações com fornecedores. Assim, seu estoque garantirá o sucesso para o Dia das Crianças.
Defina um plano de vendas estratégico
Com produtos bem definidos e o estoque abastecido, é hora de planejar as vendas. Defina as abordagens e técnicas para chegar ao consumidor e convencê-lo a comprar em sua loja. A concorrência é grande, o que exige muito trabalho!
Para que a campanha do Dia das Crianças no supermercado seja bem sucedida é imprescindível realizar esse planejamento. O tempo que se ganha é valioso para alinhar todos os detalhes necessários.
Um ponto que precisa estar consolidado no plano de vendas é: atrair antes os pais e responsáveis pelos pequenos. As crianças têm suas preferências de presentes, contudo são os pais que vão aos supermercados e consomem.
Portanto, deve-se tomar muito cuidado ao pensar e executar qualquer estratégia de venda, promocional e de atração do cliente.
Crie as melhores situações para atrair a atenção do consumidor
O varejo é um negócio muito concorrido, por isso, existem diversas opções de supermercado para o consumidor. Isso faz com que seja necessário um plano estratégico robusto para que a sua loja consiga atrair o cliente.
É possível afirmar que as ofertas são o ponto principal aqui. Tudo que o cliente deseja são promoções atrativas, com preços atraentes e condições especiais.
Para garantir as melhores ofertas é preciso planejar e definir se os descontos serão mais agressivos e também como será feita a divulgação.
O seu supermercado também pode realizar eventos especiais. Atividades recreativas, sorteios e ações para engajar a comunidade ajudam a chamar a atenção e interferir positivamente na rotina dos clientes.
E por que não apostar em parcerias com parques? Você pode oferecer ingressos em caso de comprar acima de um determinado valor, promovendo um benefício especial para o consumidor.
Invista em comunicação para o Dia das Crianças no varejo
Após alinhar as melhores estratégias de venda, garantir os bons produtos e criar ofertas atrativas, existe mais uma etapa para que tudo isso funcione. Invista em comunicação e visual merchandising para o seu supermercado no Dia das Crianças!
Sem uma comunicação eficiente, todo o trabalho feito anteriormente não terá o efeito esperado. Afinal, as pessoas precisam saber o que o seu supermercado tem para oferecer. O processo comunicativo é importante, inclusive, para lembrar os clientes da data.
Portanto, siga o passo a passo para caprichar na comunicação do seu supermercado neste Dia das Crianças!
- Escolha em quais mídias você fará a divulgação da campanha;
- Privilegie os canais em que o seu público-alvo tem maior presença;
- Invista tanto na loja quanto nos canais digitais;
- Produza conteúdo relevante para o Dia das Crianças nas redes sociais;
- Garanta uma comunicação visual eficaz, que não atrapalhe a identidade da sua marca, mas chame a atenção para as ofertas na loja;
- Trabalhe o visual merchandising para uma decoração atrativa e convincente.
Ao seguir esse passo a passo, você resolverá os problemas de seu supermercado e consequentemente estará pronto para aquecer as vendas no Dia das Crianças. O planejamento e a abordagem ampla nas ações permitem que sua loja aproveite bem a sazonalidade e tenha bom desempenho em mais uma data comemorativa.
No entanto, para um sucesso duradouro ao longo de todo ano, é preciso superar outros obstáculos. Ruptura de gôndolas, comunicação ineficiente, perda de mercadorias, colaboradores despreparados e baixa lucratividade - tudo isso causa dor de cabeça e faz parte da realidade de muitos varejistas, certo?
Em nosso blog, preparamos um conteúdo sobre esses 5 problemas enfrentados no dia a dia do varejo e os caminhos para solucioná-los. Continue por aqui e leia este artigo!
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