Como preparar o seu varejo para as vendas de fim de ano
Dezembro é um mês marcado pelo Natal e outras celebrações tradicionais para as famílias brasileiras. Portanto, é um período crucial para o varejo, que deve trabalhar para potencializar as vendas de fim de ano. Mas, você sabe quais são as melhores estratégias para executar nesse período?
Um dos conceitos mais importantes para se compreender é a sazonalidade. Ela trata justamente do que é temporário, ou seja, períodos como o fim de ano, que é o foco deste texto. No varejo é importantíssimo ter estratégias eficazes para tirar o melhor proveito dessas épocas!
A sazonalidade compreende períodos em que as vendas aumentam, como o fim de ano, e também épocas de baixa nas vendas. Saber lidar com isso é crucial para se preparar para as duas situações. Um trabalho de marketing eficiente, por exemplo, é indispensável na busca por otimizar as vendas no final do ano, sobretudo pela alta concorrência.
Quer saber como preparar o seu varejo da melhor forma para as vendas de fim de ano? Leia esse texto até o final, porque ele apresenta dicas valiosas para quem quer se destacar da concorrência e fechar o ano com chave de ouro!
Como a sazonalidade ajuda a aumentar as vendas de fim de ano?
Nos períodos em que as vendas normalmente são mais baixas, o varejo se vê obrigado a otimizar ainda mais as suas estratégias para tentar amenizar os efeitos. Isso gera uma série de dados e informações valiosas que podem ser utilizadas em todo o plano de ação da loja, com o objetivo de melhorar essas estratégias mesmo em momentos de alta nas vendas.
Isso evidencia que a sazonalidade é estratégia feita para melhorar o planejamento no varejo. Ao saber que as vendas podem aumentar em uma época específica do ano, o gestor tem tempo e argumentos sólidos para fazer um planejamento estratégico visando aquele período. É na eficácia deste planejamento que uma loja pode se diferenciar das outras!
Seguir o calendário sazonal contribui para aperfeiçoar processos como o controle de estoque, por exemplo. Ele é fundamental para garantir que a loja disponibilize todos os produtos necessários, conforme a oferta que costuma ser demandada no período do fim de ano.
Outro fator importante, quando se trata de sazonalidade, é a segmentação para campanhas de publicidade. Datas comemorativas são ótimas oportunidades para o departamento de marketing otimizar ações promocionais nas lojas. Além de se tratar de períodos em que as pessoas estão mais propensas a comprar, datas como o Natal, por exemplo, criam o ambiente perfeito para campanhas de marketing mais incisivas.
Além da sazonalidade, algumas medidas são importantíssimas para realizar um bom gerenciamento dos processos no varejo, não só em momentos de alta nas vendas. Leia, no blog, um texto com cinco práticas para acertar na gestão do varejo!
Estratégias de marketing para impulsionar as vendas
A alta nas vendas de fim de ano acirra ainda mais a já intensa concorrência no varejo. Um dos principais diferenciais na busca por atrair os clientes é o marketing, sobretudo quando se trata de aumentar as vendas de fim de ano. Portanto, é fundamental investir em equipe, ferramentas e estratégias de marketing que diferencie uma loja das outras.
O marketing deve trabalhar para valorizar as ofertas especiais e promoções realizadas. Também é importante para reforçar a qualidade dos produtos vendidos, além, claro, de estar conectado com o momento. Para o Natal em supermercados, por exemplo, mercadorias como panetone, pernil, chester e vinho devem ganhar mais destaque nas divulgações.
É fundamental ter um plano estratégico para as ações. Até porque o marketing se faz de várias formas, em diversos canais, seja nas redes sociais ou na fachada da loja física. Estudar os concorrentes e até mesmo cases anteriores da própria loja é crucial, para definir prioridades e a característica das campanhas!
O marketing digital é um forte aliado do varejo para impulsionar as vendas de fim de ano. As pessoas usam as redes sociais por cada vez mais tempo e com mais intensidade, portanto, as lojas precisam se fazer presentes nestes canais. Mas, para além disso, é necessário executar as estratégias planejadas com eficiência.
Investir em anúncios pagos, para impulsionar determinadas ofertas, é um dos caminhos mais assertivos. Porém, a produção de conteúdos relevantes e úteis também é indispensável. Tudo isso reforça a marca da loja, gera engajamento e faz com que as ofertas tenham mais visibilidade.
Como preparar a loja para a demanda de vendas de fim de ano
O marketing exerce um papel importantíssimo para atrair os clientes e criar uma rede sólida de consumidores. Porém, preparar o varejo para aumentar as vendas de fim de ano também exige a otimização do PDV. É nele que essa atração será solidificada e o consumidor será, de fato, convencido a comprar os produtos naquela loja.
O ponto de venda precisa ser otimizado para proporcionar ao consumidor a melhor experiência de compra possível. Ela começa no momento em que o cliente acessa os corredores e procura os produtos de sua preferência.
Esse deve ser um processo facilitado por uma boa sinalização de preços, além do capricho na organização das gôndolas e setorização dos corredores por categoria.
Produtos que costumam ser mais vendidos no fim do ano devem, claro, estar em destaque nas gôndolas. Promoções especiais precisam estar em destaque, o que reforça a importância de realizar um cartazeamento eficiente, bem como a precificação correta dos produtos.
No final do ano as lojas costumam ficar muito cheias, com longas filas, o que geralmente gera muito estresse no consumidor. Uma boa experiência de compra para o cliente também passa por reduzir as filas e o tempo de espera para pagar pelas compras!
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