Saiba como a sinalização da loja aumenta as vendas do seu supermercado
Para aumentar as vendas de um supermercado, é necessário trabalhar diversos aspectos com excelência. Bons produtos, promoções atrativas, organização operacional… tudo isso faz a diferença. Neste sentido, um dos pontos que precisam ser destacados é a sinalização no supermercado.
Cartazes, etiquetas e outros elementos nunca passam despercebidos. Eles ajudam o cliente a encontrar o que precisa na loja e chamam a atenção para as ofertas e novidades do supermercado. Isso se essa sinalização for muito bem feita.
Seja melhorando a experiência do cliente ou destacando produtos e promoções, a sinalização de PDV tem o poder de aumentar as vendas no supermercado. Neste texto, você vai saber como isso acontece e ainda daremos dicas para colocar em prática.
Boa leitura!
Quais são os tipos de sinalização no supermercado?
Antes de abordar os benefícios de uma boa sinalização no supermercado, vamos mostrar como ela funciona. Para ter esse entendimento, é necessário conhecer as principais modalidades dessa estratégia e seus objetivos, que listamos a seguir.
Sinalização de promoções
As tabelas de preços e cartazes de ofertas estão entre os principais materiais de sinalização. Eles são direcionados às promoções, ou seja, o que informa o cliente, para motivá-lo a comprar o produto.
Sinalização de espaço
Os supermercados também precisam de cartazes para separar departamentos, seções e categorias dentro da loja. Esse tipo de sinalização atua diretamente na qualidade da experiência do cliente, pois existe para facilitar a jornada de compra.
Além disso, também é importante que as lojas indiquem onde estão os caixas e filas prioritárias. Dessa forma, a sinalização organiza o fluxo do cliente no espaço, tornando a experiência mais confortável.
Sinalização de segurança
A segurança do cliente precisa ser uma prioridade para qualquer loja do varejo. Portanto, os supermercados também devem trabalhar com uma sinalização que indique a saída de emergência, bem como placas que indiquem piso molhado, obras ou extintores de incêndio.
A importância da sinalização no ponto de venda
Após entender quais são os tipos de sinalização no supermercado, chegou a hora de saber um pouco mais sobre a importância de colocá-los em prática!
A comunicação é fundamental para qualquer relação, e quando se trata da sua loja com o consumidor, não é diferente, sobretudo a visual. Ela exerce um papel muito importante para chamar a atenção desse cliente, convencê-lo a comprar e proporcionar uma jornada de compra satisfatória.
Todos esses aspectos são fundamentais na busca por aumentar as vendas de um supermercado. Mas para que esse objetivo seja alcançado, a sinalização do PDV precisa ser trabalhada com estratégia, eficiência e atratividade.
Uma sinalização de excelência é aquela que comunica preços e promoções de forma direta, sem ruídos. Ou seja, com cartazes bem diagramados, chamativos e com informações corretas para informar bem o cliente.
O mesmo padrão de qualidade deve ser mantido nos outros tipos de sinalização, que ajudam o consumidor a encontrar os produtos desejados. Com corredores e gôndolas bem sinalizadas, o cliente terá uma jornada mais ágil e sairá mais satisfeito.
Sendo assim, a sinalização no supermercado aumenta as vendas ao potencializar promoções e otimizar a qualidade da experiência de compra!
Como melhorar a sinalização no supermercado?
Agora que você já sabe a importância da sinalização no supermercado, chegou a hora de conhecer algumas dicas para melhorá-la em sua loja. Com elas, você vai conseguir solucionar problemas de comunicação visual e melhorar os resultados do seu negócio.
Otimize o cartazeamento
Um dos primeiros passos para otimizar a sinalização no supermercado é ajustar o processo de cartazeamento. Os cartazes são elementos indispensáveis para a comunicação no PDV e exigem um trabalho árduo de criação e atualização das peças.
Portanto, além de trabalhar com cartazes chamativos, bem diagramados, sem erros de caligrafia ou nos dados, é importante atualizar preços e informações rapidamente. Tudo isso pensando no contexto de uma loja que exige tudo isso em grande escala.
Escolha bem as cores
É muito importante levar em consideração a psicologia das cores na comunicação visual do ponto de venda. As cores podem ser o grande segredo para otimizar cartazes de promoção e materiais usados em outros tipos de sinalização.
Tons mais quentes, por exemplo, são indicados quando se pretende chamar a atenção de uma pessoa, seja para uma promoção ou um sinal de segurança. Por outro lado, tons mais frios funcionam bem para indicar uma seção de bebidas, sorvetes, iogurtes e higiene.
Trabalhe a iluminação
Nem só de cartazes vive a sinalização no supermercado. Ela pode - e deve - ser potencializada por outros elementos. Um deles é a iluminação, que ajuda a reforçar as mensagens.
Lâmpadas acima de cartazes e placas melhoram a visibilidade das peças. Além disso, a iluminação pode ser utilizada dentro do conceito de marketing sensorial. Um jogo de luzes especiais pode criar uma ambientação diferenciada e incrementar a experiência de compra.
Elimine os erros na etiquetagem
As etiquetas de preço são tão importantes como os cartazes ou iluminação. Elas exercem um papel necessário, afinal, quando o cliente olha para um produto na gôndola, logo ele procura saber o preço daquela mercadoria.
Sendo assim, as etiquetas precisam apresentar sempre o preço certo, o que exige um trabalho árduo. Os valores dos produtos mudam, o que gera um risco enorme: a incompatibilidade entre o preço anunciado na gôndola e o valor cobrado no caixa.
Divergências causam uma má impressão e podem fazer o seu supermercado perder o cliente. Portanto, o processo de etiquetagem é um dos pontos cruciais na otimização da comunicação visual no varejo!
Como a Pricefy ajuda a otimizar a sinalização da sua loja?
Seja na operação de cartazeamento ou etiquetagem, a Pricefy oferece soluções que eliminam os erros e resolvem os problemas do varejista. Além de otimizar a jornada de compra do cliente e a experiencia do colaborador.
As soluções para comunicação omni-mídia na loja são um conjunto de softwares focados em facilitar os processos de comunicação no varejo. Sistemas como o Cartazeamento 4.0 e Automação de Etiquetas Impressas garantem a criação e atualização de peças em larga escala com eficiência e atratividade.
O seu supermercado nunca mais terá problemas com cartazes pouco chamativos ou incoerências com a identidade visual da loja. Muito menos etiquetas desatualizadas e com preços errados.
Saiba mais sobre as nossas soluções e se prepare para aumentar as vendas do seu supermercado!