Halloween no supermercado: prepare sua loja e venda muito mais
Após o Dia das Crianças, em outubro, o calendário sazonal reserva outra data comemorativa para os supermercados. O Dia das Bruxas, feriado nos Estados Unidos, tem se fortalecido cada vez mais no Brasil e pode ajudar a alavancar o comércio. Por isso, neste texto você vai saber como explorar o Halloween no seu supermercado.
Assim como a Black Friday, o Halloween é mais um traço da cultura estadunidense que penetra no mercado brasileiro. Em 2021, marcas como Burger King, Coca-Cola e Liv Up aproveitaram a data para engajar o público brasileiro.
Os lançamentos no cinema também reforçam a tendência do Halloween entre os brasileiros. Nas redes sociais, é mais comum ver as pessoas entrando no clima e publicando fotos das fantasias escolhidas para as festas do Dia das Bruxas.
A Black Friday também teve um início comedido, mas hoje já é uma realidade nos hábitos de compra do consumidor em nosso país. O mesmo pode acontecer com o Halloween, que se apresenta como mais uma data atrativa a ser transformada em um evento no varejo.
Mas, para converter tudo isso em desempenho no seu supermercado, é necessário muito planejamento. Aprenda, com este artigo, como preparar a sua loja e vender mais explorando o crescimento do evento em nosso país. Boa leitura!
Defina produtos que entrarão em oferta para o Halloween no supermercado
Um dos primeiros passos é entender como seu supermercado pode atender a demanda do cliente no Halloween. Para isso, planeje e encontre o mix de produtos ideal com foco na data. Abuse da criatividade e não se esqueça de estudar os dados para não errar.
Existem algumas abordagens possíveis. Uma delas é focar em produtos como frutas e doces, que podem ser vendidos para festas, seja para compor o cardápio ou a decoração. Além disso, diversificar o mix com fantasias e pequenos artigos decorativos.
As guloseimas também se encaixam na tradição da data que é pedir doces nas portas das casas. Portanto, garanta uma boa oferta dessas mercadorias e realize promoções com foco na data em especial.
Para encontrar essas respostas, você também pode recorrer aos dados das vendas de anos anteriores. Encontre os produtos mais vendidos neste período. Isso ajuda a entender o comportamento do público e fazer escolhas mais assertivas.
Além disso, é fundamental caprichar no controle do estoque. Faça um bom monitoramento para evitar a ruptura nas gôndolas. Neste sentido, o seu time comercial deve fazer boas negociações com fornecedores para que a oferta seja condizente com a demanda.
Promova uma campanha criativa
Depois da definição dos produtos, existe outro passo para o planejamento do Halloween no supermercado. Pense e planeje ofertas especiais que tenham o tom da campanha que a loja preparou para o evento.
O foco nas festas e celebrações particulares é um dos caminhos mais eficientes. Sendo assim, prepare alguns kits que possam ser consumidos em conjunto. Dessa forma, você eleva o ticket médio das vendas.
Sugira harmonizações entre bebidas e petiscos. As campanhas também podem ter como destaque o “hallowine” ou “hallobeer”, e bebidas preparadas especialmente para o Dia das Bruxas.
Faça com que a campanha tenha o engajamento do público
O Halloween é uma data com forte apelo visual. Afinal, boa parte da tradição diz respeito às fantasias e decorações utilizadas nas festas que celebram o momento. Por isso, a equipe de marketing deve se empenhar para que sua loja maximize os resultados através de uma campanha criativa e eficiente.
É bom lembrar que a data ainda está em uma fase de consolidação no Brasil. Portanto, é ainda mais importante lembrar as pessoas sobre o Halloween, destacando ofertas especiais e despertando o desejo de compra.
As redes sociais são canais essenciais dentro desta proposta. É possível alcançar um público diverso e aumentar as chances de conquistar o engajamento de pessoas mais propensas a curtir o Halloween.
Por isso, prepare posts especiais a partir de uma identidade visual bem consolidada. As sugestões de produtos citadas acima podem ser reforçadas por meio de receitas, por exemplo. O ideal é que elas sejam sugeridas por meio de vídeos criativos e de preferência interativos.
Agora você entenderá como tudo isso se aplica no ponto de venda.
Como fazer a decoração de Halloween no supermercado?
Como você já sabe e leu neste artigo, o Halloween é muito visual e lembrar os seus clientes da data é fundamental. Portanto, para além das redes sociais, você também precisa investir no visual merchandising da loja.
O ponto de venda deve ter a cara da campanha preparada para o Dia das Bruxas. É preciso saber como fazer a decoração de Halloween no supermercado. Realize um estudo a respeito do tema e entenda quais são as tradições e os símbolos necessários para um visual inconfundível.
Neste caso, você pode usar as estratégias de marketing sensorial. Tudo pede equilíbrio, mas é possível trabalhar com luzes mais escuras em algumas áreas, proporcionando um ambiente mais “sombrio”.
E por que não colocar uma música com tema de Halloween para entrar no clima? Este tipo de abordagem pode impressionar o consumidor pela criatividade. Com essa percepção, o cliente sente mais vontade de ficar na loja e aproveitar suas ofertas especiais.
Abóboras, caveiras, teias de aranha e fantasmas são símbolos que podem compor bem o visual, mas é necessário manter o equilíbrio para não assustar demais os clientes com tamanha criatividade. Estude o seu público e aplique a estratégia que corresponda ao perfil dos seus clientes.
Personalize a comunicação visual com o cliente
Além da decoração, existem outros aspectos visuais que podem ser adaptados para o Halloween no supermercado. Cartazes de ofertas, vitrines, etiquetas de preços precisam conversar com a identidade visual utilizada para o decorativo da loja.
Essa padronização transmite uma imagem de organização e cuidado, que será certamente valorizada pelo público. Ela também contribui para reforçar a imagem da loja, gerando valor para a marca do seu supermercado.
Você precisa utilizar a comunicação visual do supermercado para melhorar a experiência do cliente. Os cartazes podem ter QR Codes que direcionam o consumidor para conteúdos que exploram a campanha de Halloween como, por exemplo, as receitas ou vídeos criativos sugeridos anteriormente.
Dessa forma, você ganha atratividade e interatividade no PDV. A data é fundamental para se aproximar dos clientes. Mesmo não curtindo o Dia das Bruxas, o consumidor pode ver, naquele momento, que sua loja proporciona experiências e serviços diferenciados.
Conclusão
Datas como o Halloween funcionam como oportunidades de ótimos ganhos. Ofertas atrativas, experiências personalizadas e todo um clima propenso para as vendas ajudam a aumentar o ticket médio, uma métrica importantíssima para o sucesso no varejo. Por isso, temos aqui, em nosso blog, um artigo com 5 dicas para elevar o valor médio de suas vendas e aumentar o lucro da sua loja. Continue conosco nessa leitura!
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