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EstratégiaMarketing

5 dicas para se preparar para o Dia do Consumidor no Varejo

Não é segredo que para a loja alcançar o sucesso, o cliente precisa estar no foco das ações, afinal ele é a pessoa mais importante. O Dia do Consumidor no varejo é uma data especial no calendário sazonal porque celebra toda essa importância.

Por motivos evidentes, o cliente sempre foi o responsável pela permanência e os bons resultados de um estabelecimento no mercado. É ele quem compra e indica a loja para conhecidos, fazendo a roda girar. Contudo, a Era do Cliente traz consigo uma abordagem em que essa importância é cada vez maior e pauta as ações no varejo.

Sendo assim, nada melhor do que ter uma data especial para simbolizar o quanto o cliente é importante para a sua loja. O Dia do Consumidor é uma oportunidade para valorizar a relação entre varejo e cliente com foco em produto, preço, promoção e experiência.

Listamos, a seguir, 5 dicas imperdíveis para você preparar um Dia do Consumidor irresistível em sua loja. Com elas, você vai conseguir atrair mais clientes, alavancar as vendas e gerar bons resultados para todo o ano!

1) Comece com um cronograma para o Dia do Consumidor no varejo

O Dia do Consumidor acontece em 15 de março, contudo, as ações podem durar por toda a semana, ou o tempo que a loja preferir. Tudo começa por essa definição do tempo de duração da campanha para a data. 

É indispensável definir um prazo, com datas para início e fim das ações. Um bom limite de tempo é decisivo para que as ofertas envolvam o cliente. Não vale a pena fazer uma campanha muito longa, no entanto, ela precisa de um tempo hábil para alcançar os consumidores.

Por isso, uma das estratégias mais eficazes é começar a divulgação das ofertas com uma semana de antecedência. Dessa forma é mais fácil garantir que os clientes se preparem para aproveitar as promoções.

2) Use todos os canais de comunicação para divulgar as ofertas do Dia do Consumidor no seu varejo

Divulgar as ofertas com antecedência é só o começo do plano de comunicação para o Dia do Consumidor. Afinal, mesmo que você inicie esse trabalho em tempo hábil, é a qualidade que vai definir o sucesso das promoções. 

É importante garantir que as ofertas estejam em todos os canais de comunicação da loja. Começando pelo físico, elas devem estar em destaques dentro e fora do estabelecimento. Sendo assim, capriche em um cartazeamento especial e estratégico para a ocasião, homenageie o seu cliente!

Você precisa garantir presença offline e online, divulgando as ações também nas redes sociais. A divulgação das ofertas nestes canais pode ser aliada à produção de conteúdo exclusivo para o cliente. Mostre que os seus seguidores são especiais com conteúdo útil e interativo.

3) Execute estratégias efetivas de conversão 

Com a conectividade, os clientes têm acesso a uma gama de promoções e condições especiais. As lojas trabalham com aplicativos e outras ferramentas digitais que oferecem cupons e descontos o tempo todo para o consumidor. 

Por esse motivo, para ter competitividade no Dia do Consumidor no varejo, sua loja precisa executar estratégias eficientes de conversão. Destaque que no seu estabelecimento o dia do cliente é feito de promoções especiais e imperdíveis

Listamos algumas alternativas para que sua loja atraia o público e o incentive a comprar!

Descontos

Se a sua loja espera vender uma quantidade X de produtos, é possível fazer um cálculo que permite um desconto sobre eles, sem gerar prejuízos para o negócio. Essa é uma das estratégias que mais envolve o consumidor, afinal, quem não gosta de pagar um pouco menos nas compras?

Você pode criar ofertas em que o cliente ganha X% de desconto caso ele compre duas ou mais unidades de determinado produto. Esse é um forte gatilho mental de atração, que passa a sensação de vantagem para o consumidor.

Cupons

Para os clientes, os cupons funcionam de forma muito parecida com os descontos: o atrativo é poder pagar um valor menor pelas mercadorias. Para as lojas, entretanto, a estratégia utilizada por meio dos cupons é diferente.

O cupom oferece um valor fixo de desconto, mas é na forma que ele é oferecido que está a grande diferença. Você irá conceder cupons para quem já é cliente, ou seja, um benefício para quem já compra na sua loja. Dessa forma, seu negócio irá consolidar a base de consumidores, um tratamento diferenciado que potencializa essa relação.

Frete grátis

Os benefícios para os clientes não precisam se resumir ao preço do produto. É possível, por exemplo, aliar o desconto à experiência de compra. Ou seja, se receber a mercadoria em casa já é uma vantagem, quando isso é sem custos, o benefício é ainda maior.

O frete grátis pode ser oferecido em compras a partir de determinado valor, ou conforme a localização do cliente. Esse benefício também pode valer apenas para o dia 15, em que se comemora a data. São diversas opções que funcionam como um presente especial para o cliente e fazem ele sentir que comprar em sua loja é vantajoso.

Produtos e serviços complementares

Se a loja vende mercadorias que pedem um produto ou serviço complementar, essa é uma característica que gera outra oportunidade de benefício ao cliente. E com essa estratégia, você consegue elevar o ticket médio e gerar vantagens para o consumidor.

Por exemplo, um supermercado pode oferecer descontos em produtos complementares para churrasco ou um almoço especial. Nos home centers, é possível presentear o cliente com instalação grátis de algum item que ele comprou na loja. Tudo isso agrega um valor especial para a experiência de compra em um estabelecimento.

4) Seja transparente na comunicação das ofertas do dia do consumidor 

A experiência do cliente é um aspecto elementar, sobretudo em datas como o Dia do Consumidor. E para que ele tenha uma boa jornada de compra, a loja precisa garantir uma comunicação honesta e transparente.

Isso significa ter clareza na hora de comunicar com clientes sobre produtos, preços e promoções. Portanto, comunique de forma eficiente as condições, como parcelas e restrições de pagamento, troca, devolução e suporte. 

Isso precisa ser sustentado por um processo de cartazeamento eficaz. Os materiais de sinalização devem ser bem diagramados e corretos nas informações que são expostas. Considerando que as lojas precisam de uma produção em larga escala, a automatização da criação de cartazes é a melhor solução para minimizar erros.

5) Invista na experiência do cliente no seu varejo 

Além da comunicação visual, existem pontos importantes a se trabalhar na experiência do cliente para o Dia do Consumidor no varejo. 

O marketing sensorial é uma das melhores alternativas. Com apresentações visuais, sons, aromas e estímulos de tato e paladar, a loja consegue trabalhar os sentidos humanos e assim criar uma jornada de compra diferenciada. Esse tipo de experiência faz um estabelecimento ser único e agrega valor na relação com o cliente.

Também é importante evitar erros como a divergência de preços entre a gôndola e o checkout. Falhas como essa soam como um grande desrespeito, o que deve ser evitado sempre, ainda mais no Dia do Consumidor. 

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Agora você tem tudo para alcançar ótimos resultados!

Para otimizar ainda mais o preparo para a ação, leia nosso artigo sobre customer success e entenda como esse conceito ajuda o varejo a oferecer a melhor experiência para o cliente!

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