Layout de loja no varejo: otimize o PDV e atraia clientes
Fazer com que o cliente se sinta confortável na sua loja é um dos primeiros passos para que ele tome a decisão de compra. Por isso o layout de loja no varejo é tão importante. Essa estratégia organiza os elementos dentro do estabelecimento para direcionar o cliente, além de promover o conforto e a sensação de organização. Assim, o consumidor se sente mais propenso a entrar e consumir na loja.
Por outro lado, uma má organização do espaço provoca a sensação contrária. Este planejamento é fundamental para otimizar a loja e atrair clientes.
Vivemos a era da experiência de compra e os consumidores estão cada vez mais exigentes. Por isso, neste texto você vai saber tudo sobre layout no varejo, os tipos adequados para as lojas e como colocar em prática. Boa leitura!
O que é o layout de loja?
O layout de loja é a forma com que se utiliza os espaços disponíveis no estabelecimento. Para compreender esse conceito, o mais importante é saber seus objetivos.
A montagem do layout é feita para que a locomoção dentro da loja deixe o consumidor mais propenso a comprar. Para isso, é necessário pensar além da localização das mercadorias. A organização do espaço deve ser atrativa do ponto de vista visual.
Um layout eficiente pede atenção com diversos itens e aspectos. A localização do caixa é um dos pontos cruciais. Se for o caso, o posicionamento da padaria de um supermercado, por exemplo, também conta muito pelo ponto de vista estratégico.
Dentro dessa estratégia, também é relevante planejar a localização do estoque e armazenamento, bem como aproveitar bem as vitrines.
A importância dessa estratégia no varejo
Para vender mais, um dos pontos cruciais é aumentar o tempo de permanência dos clientes em sua loja. Fazer com que eles se sintam à vontade e estimulados a andar pelos corredores é indispensável. Por isso é tão crucial o layout de loja no varejo.
Mas manter a loja limpa e organizada é o mínimo. O layout, trabalhado com estratégia, se torna um conceito eficiente para otimizar o PDV. Ou seja, pensado para direcionar o comportamento do consumidor dentro do estabelecimento.
Não é à toa que se recomenda, por exemplo, instalar a padaria no fundo do supermercado. Assim, clientes que procuram apenas produtos de padaria precisam atravessar toda a loja. No caminho, se lembram de outras compras que precisam fazer, ou se sentem atraídas por outras mercadorias, o que aumenta o ticket médio.
Planograma
Agora, vamos exemplificar um conceito fundamental na proposta de entender a importância da estratégia do layout de loja no varejo.
O planograma é uma das principais ferramentas em um planejamento de layout. Ele deve ser apresentado em forma de documento, com representações gráficas, que ajudem a entender os padrões de organização dos produtos no ambiente.
Além de tornar a experiência do cliente mais agradável, ele atua para oferecer alguns estímulos. Se analisarmos os padrões na organização das prateleiras fica mais fácil entender sua proposta.
Normalmente os produtos de valor agregado (ou as principais ofertas) ficam à altura dos olhos de um adulto. Assim, a visualização é praticamente automática. No caso de produtos infantis, por exemplo, eles ficam sempre na parte mais baixa da prateleira, para serem facilmente visualizados pelas crianças.
Fatores primordiais do layout de loja no varejo
Chegou o momento de saber os fatores que mais influenciam na eficiência de um layout de loja. Cada um dos elementos citados a seguir contam muito para uma estratégia bem sucedida.
Fachada
A fachada é a primeira impressão que um cliente tem da loja. É necessário, desde já, impressionar para atrair o consumidor e estimulá-lo a entrar no espaço.
Antes, entenda o que está ao redor e aspectos de destaque dos concorrentes próximos, assim você pode criar algo único e diferenciado. Se informe sobre a legislação do município para evitar a poluição visual e não sofrer com multas.
Por fim, faça algo chamativo para o seu público. Você pode não atrair a atenção de todos, mas precisa se destacar. A ajuda de um profissional experiente na área é crucial.
Iluminação
Outro detalhe importante é a iluminação. Seja na fachada, nas vitrines ou na parte interior do espaço, ela é fundamental para chamar a atenção do cliente.
A iluminação também pode ser uma estratégia a mais para tornar seu estabelecimento um espaço mais agradável. Trabalhe com um sistema de luzes adaptável e equilibrado para que elas construam um ambiente confortável aos olhos dos consumidores.
Além do visual, existem outros sentidos que também podem ser explorados em um layout no varejo, também conhecido como marketing sensorial. Sons, aromas e estímulos de tato e paladar, se bem trabalhados, podem contar muito positivamente para uma experiência de compra satisfatória.
Layout interno
Neste texto já abordamos um pouco sobre a estratégia de explorar e direcionar o fluxo dos clientes na loja. Esse é um dos aspectos mais importantes do layout de loja no varejo, portanto vale aprofundar mais no assunto.
A grande meta deve ser identificar os pontos mais frios e mais quentes da loja, e depois organizar tudo para que os consumidores, de alguma forma, preencham todos os cantos do estabelecimento.
O fundo da loja costuma ser um ponto mais frio. Por isso, muitos lojistas posicionam lá os produtos mais procurados. Assim os clientes percorrem um espaço mais longo da loja e têm acesso a uma maior quantidade de mercadorias.
Organização das mercadorias
Agora, você entenderá a importância da organização de itens para facilitar a jornada do cliente.
Organize as gôndolas e os corredores para facilitar o percurso do consumidor. Ele não pode encontrar obstáculos caso deseje achar por conta própria os produtos que quer comprar. Sendo assim, separe tudo por categoria e as sinalize bem.
O conforto e a agilidade também devem ser prioridades quando se trata do acesso ao caixa. Permitir que cliente faça o check out de forma rápida também conta muito para a sua percepção sobre a experiência de compra no estabelecimento.
Os diferentes modelos de layout de loja
Chegamos ao final das dicas, mas antes vamos abordar um ponto que também é decisivo. Para otimizar o PDV, você precisa entender qual modelo de layoutse encaixa melhor nas necessidades de sua loja. Listamos, a seguir, alguns exemplos!
Layout de caminho forçado
Mantendo um fluxo uniforme, esse modelo determina uma rota para que o cliente percorra o espaço da loja.
- Ponto forte: expõe todas as mercadorias e motiva compras não planejadas.
- Ponto fraco: dificulta a experiência de clientes com necessidades de compras específicas.
Layout de grade
É um padrão de organização repetitivo e familiar, muito usado em drogarias, com apresentação uniforme de produtos.
- Ponto forte: permite uma locomoção rápida entre os espaços.
- Ponto fraco: falta de uma estética com mais personalidade.
Layout em loop
Lembra uma pista de corrida, com expositores que levam o cliente a percorrer uma linha reta da entrada ao caixa da loja.
- Ponto forte: funciona bem em lojas maiores e combinadas a outros estilos de layout.
- Ponto fraco: o percurso pode parecer longo demais se não for bem sinalizado.
Layout simples
Formato reto, capaz de criar espaços individuais para o cliente e focado em levar o consumidor para a parte de trás da loja.
- Ponto forte: eficiente para pequenos mercados e lojas de bebidas alcoólicas.
- Ponto fraco: a simplicidade pode impedir o destaque de mercadorias específicas.
Layout misto
Há ainda a possibilidade de misturar diversos elementos de design para criar um layout próprio. Essa mistura é um modelo bem comum em lojas de departamento e supermercados.
- Ponto forte: faz com que o cliente encontre produtos básicos, mas incentiva outras buscas.
- Ponto fraco: exige espaços maiores e mais recursos para montagem.
O layout de loja no varejo deve ser uma prioridade para quem deseja atrair clientes. Ele otimiza o ponto de venda e cria uma experiência mais favorável para o consumidor.
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