Voltar ao Blog
EstratégiaOperações

Varejo sustentável: vale a pena investir nessa prática?

O ESG (Environmental, Social and Governance) é um conceito que tem ganhado força no mundo corporativo. A sigla se refere às práticas focadas no meio-ambiente, no social e de governança que as empresas podem adotar. O varejo não se difere de outros setores e também é permeado por essas preocupações latentes da sociedade. Já em 2022, a NRF, principal evento sobre varejo do mundo, ressaltava o impacto que o ESG causaria no setor. Por isso é tão importante falar sobre varejo sustentável

Quando falamos em ESG, é interessante observar que cada elemento da sigla se complementa. O foco na sustentabilidade, por exemplo, resulta em uma melhor governança e produz boas práticas sociais. 

Nesse texto você vai entender porque vale a pena investir em práticas de sustentabilidade na sua loja. Boa leitura!

Um varejo sustentável é de interesse do cliente

Vivemos em um mundo onde as informações circulam cada vez mais rápido. Um dos efeitos dessa característica é que muitas pessoas passaram a se engajar mais em temas relevantes, como a sustentabilidade ambiental, fato também reforçado pelas redes sociais.

Uma pesquisa realizada pela Teads, plataforma global de mídia e a Kantar, empresa especializada em dados, revelou que nove em cada 10 brasileiros veem a sustentabilidade como um tema importante em suas vidas

Essas preocupações interferem no estilo de vida e no comportamento consumidor. Por isso não é à toa que muitos deixam de ser clientes e consumir marcas que realizam práticas agressivas ao meio-ambiente.

Ao mesmo tempo, o varejo está inserido em um momento histórico específico: a Era do Cliente. As empresas precisam ter a satisfação do consumidor no centro de suas ações, o que pauta a maioria de suas tomadas de decisão.

Portanto, adotar práticas de sustentabilidade ambiental é se comunicar diretamente com esses clientes, com um público que se preocupa gradativamente mais com esse tema. Dessa forma, sua loja mostra que compartilha da mesma consciência, o que agrada o consumidor e constrói uma relação de confiança com ele!

A sustentabilidade reduz custos e aumenta a competitividade 

As práticas de sustentabilidade são necessárias para reduzir o impacto ambiental, e no próximo tópico vamos falar mais sobre isso. Mas além de tudo, elas ajudam a melhorar os resultados financeiros de uma loja!

Um dos pilares do varejo sustentável é a economia. Para agredir menos o meio-ambiente é necessário gastar menos, ou gastar de forma mais inteligente, e isso é ótimo para a saúde financeira de qualquer empresa. 

Na teoria tudo isso é muito vantajoso, mas como colocar em prática ações de sustentabilidade que reduzem os custos de forma direta? 

Aqui vão algumas formas!

  •  Utilizar fontes de energia renováveis
  •  Reduzir desperdícios 
  •  Eliminar o uso de papel 
  •  Reutilizar recursos materiais
  •  Adotar embalagens econômicas

São práticas simples, mas muito eficientes para reduzir os custos e tornar uma empresa mais sustentável. Além disso, as lojas que adotam essas ações se adaptam às mudanças de mercado, uma atualização necessária para aumentar a competitividade de um negócio.

Reduzir ou eliminar o uso de papel, por exemplo, abre espaço para a digitalização de processos. Com isso, além de minimizar os danos ao meio-ambiente, as empresas automatizam suas operações, o que normalmente gera melhores resultados!

Ações de sustentabilidade no varejo reduzem impacto ambiental

Agora você já sabe que investir no varejo sustentável gera benefícios que vão melhorar os resultados de sua loja. Mas se a empresa deseja assumir o compromisso, é necessário ampliar a visão e firmar responsabilidades. 

Práticas de sustentabilidade não podem ser adotadas apenas com interesses financeiros, que passam pela fidelização do cliente, aumento da competitividade no mercado e redução dos custos. 

Na verdade, antes de alcançar esses benefícios é essencial entender que ações de sustentabilidade reduzem o impacto ambiental. Esse entendimento precisa fazer parte da cultura da empresa, sendo internalizado por todos os stakeholders.

É importante valorizar de verdade a urgência de reduzir a quantidade de lixo gerado nas ações da loja e o uso de materiais poluentes. Esse compromisso precisa ser assumido e transformado em ações. Exploração e consumo mais equilibrados devem ser vistos como uma responsabilidade da empresa.

Se sua loja adota práticas de sustentabilidade, ela está contribuindo para uma das pautas mais urgentes da sociedade no momento: a estabilização das mudanças climáticas. 

Tudo isso significa que sua empresa se preocupa com todas as formas de vida do nosso planeta, o que, por si só, mostra o quanto vale a pena investir nessas práticas!

Conclusão: as empresas precisam ter responsabilidade social 

O foco de qualquer empresa é conquistar mais clientes e alavancar seus lucros. Contudo, isso não retira a responsabilidade social que elas têm. Isso acontece porque mesmo uma entidade privada exerce um impacto generalizado nas pessoas, sejam elas clientes ou não.

Seja para confeccionar seus produtos e embalagens ou mesmo para manter suas operações, as lojas exploram recursos naturais, que são de interesse de todo mundo. Essa relação faz com que seja necessário prestar contas sobre essa exploração.

É simplesmente impossível que uma empresa elimine seu impacto ambiental, mas é responsabilidade dela trabalhar para reduzir.

Colocar essas ações em prática é transmitir uma mensagem positiva para a sociedade. Afinal, a responsabilidade social de uma empresa também passa por isso: dar um bom exemplo e provocar mudanças positivas em toda a comunidade.

Em resumo, o varejo sustentável, no longo prazo, gera mais equidade social e uma melhor qualidade de vida. Ele também melhora a governança da loja, reduzindo custos e aumentando a competitividade. Ganham as empresas, as pessoas e o meio-ambiente!

-

Tema deste texto, o ESG foi citado como uma das tendências do varejo na NRF 2022, como você já sabe. Quer saber quais foram os destaques do evento neste ano? Continue no blog e leia o post com tudo que rolou na NRF 2023!

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades de tecnologia para o mercado de Varejo
Assinatura realizada com sucesso!
Oops! Deu algo errado com a sua inscrição.