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Páscoa no supermercado: 5 dicas para impulsionar as vendas da sua loja

Abril é um mês muito importante no calendário sazonal do varejo. Tradição religiosa para muitas famílias brasileiras, a Páscoa movimenta o setor supermercadista com a compra de presentes e produtos para almoços e reuniões familiares. Por isso, é necessário que todo varejista saiba como aproveitar a Páscoa no supermercado

Em 2022, estima-se que a Páscoa movimentou cerca de R$ 2 bilhões no varejo. A data é totalmente consolidada no hábito de compra do consumidor, o que representa uma grande oportunidade para os supermercados. Contudo, a concorrência também é acirrada. 

São muitas as lojas que já estão preparadas para serem competitivas durante a Páscoa, inclusive na região em que fica seu supermercado. Portanto, não basta praticar bons preços, ou focar apenas no chocolate. Isso é o mínimo. É necessário ter diferenciais para aproveitar bem a data

Planejamento, comunicação com o cliente, ações de fidelização, experiência de compra... São diversos os fatores que precisam ser trabalhados para que a Páscoa alavanque as vendas de um supermercado e gere bons resultados no longo prazo. 

É por isso que listamos 5 dicas imperdíveis para impulsionar as vendas da sua loja com a Páscoa!

1) Tudo começa por um bom planejamento

Como você irá perceber neste texto, existem muitos detalhes que devem ser pensados para uma boa estratégia de vendas em uma data especial. Mas para executar bem todos eles, tudo deve começar por um planejamento eficiente. 

Comece por uma pergunta: o que o seu supermercado deseja fazer na Páscoa?

É importante fugir do “mais do mesmo” de repetir ações feitas nos anos anteriores. As novidades chamam a atenção do cliente e podem ser o primeiro diferencial capaz de fazê-lo optar por seu supermercado. 

Com uma base de dados disponível, você também pode se valer dessas informações para compreender as preferências do cliente. Dessa forma, é mais fácil planejar as primeiras ações, que precisam ter o foco em lembrar o consumidor que é Páscoa e a sua loja está preparada para atendê-lo!

Na etapa do planejamento devem ser criadas diretrizes que irão pautar todas as ações. Também é neste momento que a loja identifica as demandas e o que será necessário, desde orçamento até recursos humanos, para executar o que é preciso.

2) Produza conteúdo direcionado para a Páscoa nas redes sociais

Depois de garantir um bom planejamento é hora de colocar em prática algumas ações diferenciadas para a Páscoa no supermercado. Uma delas é a comunicação com o consumidor. Ainda que o foco seja a loja física, as redes sociais são indispensáveis para atrair clientes.

Mostrar para os seguidores os principais produtos, as novidades da padaria e outros destaques é o básico. Isso já faz com que o cliente tenha a curiosidade de visitar sua loja e aproveitar as ofertas. Contudo, a Páscoa é uma boa oportunidade para ir além.

Nas redes sociais, é importante humanizar a marca do supermercado. Uma das melhores maneiras de fazer isso é oferecer conteúdo de valor para o cliente. Existem algumas formas de colocar isso em prática…

  •  Ofereça receitas de bacalhau com vídeos e tutoriais;
  •  Dê sugestões de vinhos para o almoço de Páscoa;
  •  Faça listas com os melhores chocolates para presentes;
  •  Traga especialistas para tirar dúvidas dos clientes.

Com essas estratégias, seu supermercado reforça a relação com as pessoas. A partir da humanização desse relacionamento, aumenta a vontade do consumidor de comprar na sua loja e se tornar um cliente assíduo.

3) Aproveite a Páscoa no supermercado para fidelizar clientes

Já que falamos em relacionamento com o consumidor, a Páscoa é uma ótima oportunidade para criar ações especiais de fidelização. Além da comunicação nas redes sociais, as ações na loja física são indispensáveis se você deseja ter clientes para todo o ano, não somente na Páscoa!

Portanto, trabalhe para otimizar a experiência do cliente no ponto de venda. Promova um bom atendimento desde o momento em que o consumidor chega na loja até o checkout. Muitos poderão conhecer o estabelecimento na Páscoa e voltar ao longo do ano se a experiência for satisfatória.

Além do atendimento, é importante garantir uma boa sinalização de loja. Cartazes que indiquem os diferentes setores do supermercado e chamem a atenção para as principais ofertas. 

Momentos como a Páscoa no supermercado costumam aumentar o movimento na loja. São exatamente essas oportunidades que o varejista precisa aproveitar para deixar uma boa impressão, fidelizar o cliente e melhorar os resultados nos próximos meses.

4) Dê atenção para públicos específicos nas ações

Quando pensamos em campanhas para datas tão consagradas como a Páscoa, é natural que se pense em um público mais homogêneo. Os principais produtos a serem ofertados não mudam muito, por isso a estratégia costuma ter padrões bem definidos.

No entanto, é fundamental entender que nem todos os clientes são iguais e estão no mesmo padrão. Algumas pessoas possuem restrições alimentares. Elas podem ser intolerantes à lactose, diabéticas, veganas ou seguir uma dieta fitness

Seu supermercado precisa atender todos esses tipos de clientes e suas especificidades. E isso vai desde a compra de produtos que serão ofertados até a estratégia de divulgação das mercadorias.

Além de disponibilizar uma variedade de produtos que atenda essa diversidade, é importante que sua loja divulgue bem esses diferenciais. 

Portanto, destaque na sinalização do supermercado que a loja oferece produtos veganos, sem lactose e apropriados para uma alimentação saudável. Faça isso também nas redes sociais, incluindo essas singularidades nas receitas e sugestões.

5) Use a tecnologia para otimizar a operação do supermercado

Neste texto já falamos sobre a importância de investir na experiência do cliente. Mas para que o consumidor tenha uma boa jornada de compra, o supermercado também precisa valorizar a experiência do colaborador!

A operação de loja é uma tarefa árdua, sobretudo em datas importantes, como a Páscoa no supermercado. Tarefas como a precificação de produtos nas gôndolas, cartazeamento e operação de caixa exigem muita atenção, e são etapas em que não se pode errar. Neste caso, a tecnologia é indispensável.

O mercado oferece softwares que facilitam a vida do colaborador nessas tarefas. A tecnologia permite que elas consumam menos tempo e reduz a margem de erro das pessoas responsáveis pela operação do estabelecimento. 

Com a tecnologia, o varejista consegue potencializar as capacidades dos colaboradores. Dessa forma, eles trabalham mais motivados e menos pressionados. 

O grande beneficiado disso é o cliente, que ao fim terá uma experiência mais satisfatória, sem erros cruciais como divergência de preços entre gôndolas e checkout e na comunicação visual de ofertas.

Como a Pricefy ajuda a melhorar a experiência do cliente e do colaborador

Se o seu supermercado deseja otimizar a experiência do colaborador para melhorar, também, a jornada de compra do cliente, você precisa conhecer a Pricefy!

Oferecemos soluções de comunicação omni-mídia para o varejo. Elas permitem que as lojas automatizem e melhorem os processos de comunicação visual da loja, como cartazeamento, etiquetagem e digital signage. 

Com nossas ferramentas, o colaborador consegue ganhar tempo e precisão em suas tarefas. Dessa forma, o seu supermercado terá um padrão de excelência na comunicação visual de loja.

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