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Volta às aulas no supermercado: comece o ano com as vendas em alta

O calendário sazonal do varejo não se faz apenas de datas comemorativas. O retorno das crianças e adolescentes às aulas é um momento importante para o setor e gera ótimas oportunidades de vendas para os supermercados.  

É tempo de incrementar o mix de produtos para aproveitar o período de início do ano letivo. Além disso, os supermercados que desejam se diferenciar precisam trabalhar uma comunicação de loja focada no público jovem e infantil. 

Neste texto você vai entender a importância da volta às aulas no supermercado. Além disso, listamos algumas dicas para aproveitar o período e maximizar as vendas da sua loja. Boa leitura!

Confira as oportunidades que a volta às aulas gera para os supermercados

O início do ano letivo tem tudo para aumentar as vendas de um supermercado. Afinal, muitos clientes começam a se movimentar em busca de produtos como materiais escolares e outros tipos de mercadorias. 

Por esse motivo, para alavancar as vendas neste período é necessário saber como explorar a volta às aulas no supermercado. Inicialmente, o foco são as vendas de bazar, que serão intensificadas neste momento. 

Produtos que normalmente não são a prioridade em um supermercado, como materiais escolares, precisam entrar em maior quantidade no mix de produtos para aproveitar essa oportunidade. Esse será um diferencial para os supermercados durante o período.

Além de atrair o cliente cuja prioridade é comprar essas mercadorias, as lojas poderão elevar seu ticket médio com outras compras. Afinal, consumidores que vão ao supermercado buscar por produtos alimentícios, podem aproveitar para levar materiais escolares e acabar consumindo um pouco mais. 

Neste período, as lojas também têm a oportunidade de se aproximar mais do público infantil, que tem cada vez mais preponderância no comportamento de compra das famílias. Outra grande vantagem estratégica para o negócio durante a volta às aulas.

Itens que não podem faltar para a volta às aulas no supermercado

Agora que você já entendeu porque vale a pena investir na volta às aulas no supermercado, é hora de colocar tudo em prática. 

Já sabemos que um dos primeiros passos é incrementar o mix de produtos para as vendas de bazar. Para te ajudar, listamos algumas mercadorias que não podem faltar no início do ano letivo! Dessa forma, você também pode compreender melhor o comportamento do público e definir se esse é um período em que sua loja deve investir.

Cadernos: existem diferentes tipos de cadernos, que variam conforme a demanda escolar. Portanto, é importante oferecer uma certa variedade, com diferentes tamanhos, quantidade de folhas e estilos visuais. A estampa chama muita atenção e precisa agradar pessoas de diferentes faixas etárias. 

Lápis e canetas: assim como os cadernos, também existem vários tipos de lápis e a necessidade do aluno varia conforme os pedidos das escolas. Os lápis de cor também costumam ter alta procura, e sua loja pode oferecer caixas com diferentes quantidades de cores. O mesmo vale para as canetas: aposte em estilos e designs diversos!

Mochilas: para começar, aposte em uma pequena gama de tamanhos e disponibilidade de compartimentos. Assim, seu supermercado irá atender o gosto de clientes de diferentes idades. Também é fundamental apostar em modelos atraentes, com visuais que chamem a atenção de crianças e jovens. 

Estojos e lancheiras: a escolha dos estojos e lancheiras precisa seguir uma linha parecida com os itens acima. É preciso pensar tanto nos tamanhos como no estilo visual - o que mais chama a atenção do consumidor. Aposte em modelos coloridos, inspirados em filmes e desenhos que estão em alta com a criançada.

Como otimizar os resultados do supermercado na volta às aulas?

Após garantir a oferta dos produtos mais procurados para a volta às aulas no supermercado, é hora de potencializar todo esse trabalho. Afinal, assegurar a disponibilidade de mercadorias nas gôndolas é só o início de todo o processo!

Sua loja precisa mostrar para os clientes que está preparada para a volta às aulas e que pode atendê-los neste momento. Isso pode ser feito na sinalização do supermercado, com cartazes e adaptações no digital signage que se comuniquem com o período. 

Portanto, invista em um visual merchandising robusto e capriche na comunicação de volta às aulas. Elementos como cartazes e folhetos ajudam a incentivar as crianças e seus pais a aproveitarem as ofertas do supermercado para o início do ano letivo.

É essencial fazer com que esse trabalho se espalhe para dentro e fora da loja. Seu supermercado precisa mostrar que oferece ao cliente mais do que produtos convencionais e pode ajudá-lo a resolver diferentes problemas em apenas uma compra no estabelecimento. Assim ele pode poupar tempo e ter uma experiência mais satisfatória.

Incentive a compra de outros produtos no supermercado

Além da comunicação, existem outras estratégias importantes para potencializar os resultados com a volta às aulas no supermercado. Assim como o cliente que vai ao supermercado para fazer outras compras pode aproveitar para comprar materiais escolares, o caminho inverso também é possível!

Consumidores que entraram em seu supermercado para adquirir mercadorias mais usuais em início de período letivo também podem se interessar por outros produtos. É neste momento que o varejista precisa incentivar o cliente a degustar toda a loja

Sendo assim, intensifique ofertas dos itens da padaria, mercearia e empório. Esses produtos também podem ser potencializados com foco na volta às aulas, sobretudo para os lanches de alunos mais novos. 

Essa estratégia pode ir além e otimizar a comunicação do supermercado para o período. Seja nas redes sociais, ou em folhetos distribuídos dentro e fora do PDV, a loja pode oferecer dicas de lanches saudáveis para os alunos começarem o ano letivo com o pé direito. 

Uma ótima alternativa para humanizar a marca e reforçar o relacionamento com o consumidor!

Conclusão 

Incentivar o cliente a comprar em seu supermercado e alavancar as vendas passa por pensar na experiência de compra do consumidor na loja. E essa experiência é composta por sensações que o cliente tem ao longo da jornada, se elas forem boas, aumentam as chances dele comprar e se tornar um consumidor fiel. 

O marketing sensorial é uma estratégia que trabalha justamente as sensações do cliente. Essa abordagem constrói uma experiência diferenciada nas lojas, a partir dos cinco sentidos do ser humano. Quer saber como essa estratégia pode ajudar seu supermercado? Continue no blog e leia o nosso artigo sobre marketing sensorial no varejo!

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