Voltar ao Blog
Estratégia

Black Friday: um fim de semana que os brasileiros adoram!

A Black Friday já faz parte da cultura do brasileiro, mas será que todos sabem como surgiu essa data comercial?

Essa é uma pergunta que ninguém sabe responder. Entre teorias diversas, a única certeza é de que a expressão surgiu na década de 60, nos Estados Unidos. Com o passar dos anos, se tornou uma data comercial extremamente importante e hoje é um sucesso em todo o mundo.

A primeira Black Friday brasileira aconteceu em 2010, onde apenas 50 lojas virtuais participaram da iniciativa, e juntas movimentaram cerca de 3 milhões de reais em compras. No ano seguinte, com a adesão do varejo tradicional, a data se tornou a coqueluche do comércio brasileiro.

Embora a Black Friday seja considerada o maior dia de compras do ano nos Estados Unidos, foi apenas no início dos anos 2000 que a data ganhou relevância por lá. O que se acreditava era que os americanos gostavam de deixar as compras do feriado de Ação de Graças (Thanksgiving Day) para última hora. E como era no sábado que as carteiras costumavam ficar vazias, os lojistas então escolheram a 4ª sexta-feira de novembro como data promocional.

Como estão os preparativos para essa data na sua loja? Conte com a Pricefy para transformar sua comunicação de PDV e saia na frente!

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades de tecnologia para o mercado de Varejo
Assinatura realizada com sucesso!
Oops! Deu algo errado com a sua inscrição.