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MarketingEstratégia

Saiba como vender mais no Natal

Faltando praticamente uma semana para a da data mais movimentada para o varejo, muitas dúvidas podem surgir para fazer com que seu negócio alcance o sucesso esperado nas vendas. Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontou que o Natal 2019 será o melhor em vendas dos últimos anos, cerca de 60 bilhões de reais será movimentado pelas vendas nesse 2019.

Sabendo disso, separamos 11 dicas para te ajudar a se preparar para vender mais nesta comemoração natalina!

1 - Capriche na decoração de Natal

Esta é, afinal, a data mais importante do ano, aguardada durante onze meses por todos, não só pelo lado comercial, mas pela alegria que o Natal traz. É preciso trazer magia ao ponto de venda para cativar o coração das pessoas. Entre no clima natalino e decore seu estabelecimento. Monte uma árvore, ponha luzes pela loja, pendure enfeites e cartazes de ofertas com tema do Natal. Crie formas para chamar atenção do seu consumidor e assim aumente as suas vendas no Natal.

A decoração é muito importante, porém deixar a sua loja organizada é essencial. Tenha o cuidado de não abarrotar suas vitrines e prateleiras com produtos, ou o resultado será de afastar o seu cliente. Com a exposição dos produtos em promoção e com a iluminação certa, toda a atenção será voltada para o seu PDV.

Uma dica legal para atrair a atenção dos clientes é montar um espaço decorativo para que os clientes possam tirar fotos, isso pode ajudar para a divulgação da sua loja na internet. Tudo é questão de imaginação, use a criatividade e se inspire nas decorações.

2 - Fique sempre atento a sua concorrência

Tenha consciência que você sempre deve analisar sua concorrência. É importante que sempre tenham algo diferente a oferecer. Os clientes sempre preferem empresas que possuem algo diferente a oferecer, principalmente, nas promoções ou na decoração. A pesquisa pela concorrência vale muito para sua decoração. Pode ser difícil acontecer, mas você pode acabar decorando a sua loja de forma parecida com a dos concorrentes. Por tanto, faça uma análise completa sobre o que a sua loja pode oferecer, tanto em atendimento, em decoração, como em produtos para seu o seu consumidor. 

3 - Promova suas promoções nas redes sociais

Aplique seu marketing de conteúdo para o Natal em suas redes sociais. Faça publicações referente à data, com significados natalinos e ideias de presentes, por exemplo, divulgue o que sua empresa fará na comemoração, descontos, sorteios, promoções, etc.

Algumas semanas antes do Natal é a época em que os clientes ficam mais atentos às redes sociais em busca de produtos com os menores preços.

Aproveite o progresso cada vez maior das redes sociais para conseguir crescer e divulgar todas as promoções e informações sobre a sua loja. Não deixe de publicar os seus principais produtos no Facebook, no Instagram, no WhatsApp e em outras mídias.

4 - Preserve sempre seus clientes antigos

Não deixe de comunicar aqueles clientes fiéis das novidades e condições de pagamento que vão oferecer nas vendas natalinas. Vale uma mensagem por WhatsApp, pelas redes sociais ou um e-mail marketing. Faça o que estiver ao seu alcance, mas não deixe de avisá-los.

Além de se preocupar com os clientes antigo, não se esqueça dos novos clientes. É importante também comunicá-los sobre todas as ofertas que irão preparar. Não perca a chance de conquistar novos consumidores com a sua divulgação especial de Natal. Aproveite o contato com eles para continuar vendendo no decorrer do próximo ano.

5 - Crie uma campanha natalina

Promoções e descontos sempre chamam a atenção das pessoas. Portanto, em uma data em que os clientes tendem a comprar exageradamente, como o Natal, então uma ótima ideia é apostar em promoções temáticas, que se inspirem no espírito natalino para atrair o consumidor. Crie suas próprias campanhas de Natal, use sua criatividade.

Durante o período do Natal, é fundamental que a sua loja busque uma forma de se diferenciar dos concorrentes. Criar campanhas promocionais específicas para os clientes mais antigos, para os produtos mais vendidos, faça promoções utilizando um bordão que seja engraçado ou um meme do momento, isso fará com que as pessoas lembre-se da sua loja nessa época. Procure um jeito de realizar campanhas que atraiam o seu público e o incentive a consumir na sua loja.

Divulgar todas essas promoções é muito importante para todo o esse período. Mas é claro que essas ações devem ser feitas com muita precaução, para que a sua loja também não acabe tendo muito prejuízo por conta dos descontos e ofertas. Então, prepare cuidadosamente os seus descontos, dê prioridade aos produtos que não costumam vender muito. Um bom planejamento pode lhe dar sempre uma vantagem, por exemplo, você pode agradar seus clientes com um cupom de promoção e ainda manter o seu faturamento em um nível aceitável.

Faça uma ação de marketing, online: em redes sociais, WhatsApp, e-mail marketing e no seu site, e offline, com cartazes de promoção com o tema natalino, banner em frente a sua loja e outros meios chamativos. Lembrando que sempre é importante de utilizar temas, para atrair a atenção. 

6 - Motive sua equipe

Como a quantidade de vendas no Natal sempre é maior que no decorrer do ano, é preciso vendedores altamente treinados. Isso, porque o fluxo de compradores e saída de produtos é muito maior. É sempre importante atender bem os seus clientes, porém seus vendedor precisam estar mais preparados e atenciosos, para que o cliente compre muito mais do que o esperado, mas também não podem se delongar tanto no atendimento. Afinal, pode ser que haja outros clientes na espera.

É importante lembrar que para termos clientes felizes, nossos funcionários também precisam estar. Garanta que eles estejam bem motivados, seja com comissões, bônus, folgas ou qualquer outra forma de presentear seu colaborador. O aumento das vendas no Natal, vai depender do incentivo que der aos seus funcionários.

7 - Prepare o seu estoque

Muitos clientes procuram produtos específicos nesta época do ano e uma das piores coisas que pode acontecer na hora da compra deste produto é não tê-lo em estoque, certo? Esteja pronto para a quantidade de consumidores novos e de movimentação nova que pode acontecer. Essencialmente nos últimos dias, o movimento sempre aumenta. Muitas pessoas deixam para a última hora as compras de fim de ano. Então, considere também aumentar o horário de funcionamento.

Tenha um controle otimizado dos seus produtos. Como todo o decorrer do ano e outras campanhas promocionais, é preciso saber todos os dados de vendas e das compras feitas. Controlar seu fluxo de caixa, de estoque e financeiro, é fundamental o ano todo, exclusivamente no natal.

Faça sempre os pedidos antecipados para seus fornecedores. Assim, terá segurança de que a sua loja terá todos os produtos ofertados.

8 - Considere em aumentar o horário do atendimento

Fique atento se a movimentação de cliente estiver grande nas proximidades ao natal, vale a pena investir em aumentar o horário de atendimento da sua loja. Mas esse desdobramento de horário deve ser divulgado para seus os clientes com antecedência.

Divulgue essa mudança nas redes sociais, WhatsApp e nas suas campanhas de e-mail-marketing. Você tem que aproveitar todas as chances de aumentar suas as vendas no Natal e bater todas as metas traçadas. 

9 - Dê desconto para pagamento à vista

Segundo uma pesquisa da CNDL e do SPC Brasil 72% dos consumidores pretendem comprar os presentes de Natal fazendo o pagamento à vista. Com essa informação em mãos, você pode criar uma estratégia comercial a seu favor. Que tal fazer um desconto para compras à vista como justificativa extra para fechar uma venda?

10 - Ofereça diversas formas de pagamento

Como no Natal falamos de aumento de faturamento, é muito válido recordar que a maioria dos clientes irão receber o décimo terceiro salário. Porém, muitos deles precisarão arcar com diversas despesas no início do ano, além das compras e dos presentes de Natal.

Pensando nisso, é importante criar ofertas ou condições de pagamento acessíveis para que possam vender mais, como os cupons, códigos de desconto, débito, crédito, parcelamento sem juros, em compras on-line uma ótima opção de pagamento é o boleto bancário.

Lembre-se quanto mais formas de pagamento oferecerem, mais chances de vender você terá! 

11 - Automatize a produção dos cartazes de oferta

Hoje sabemos como é uma correria deixar tudo pronto para a chegada do Natal, não é? Vitrines para decorar, gôndolas para organizar, enfeitar a loja, treinar equipe, criar as campanhas promocionais e ainda temos que criar os cartazes e etiquetas de promoção para chamar a atenção do cliente.

Ainda bem que hoje com o avanço da tecnologia, podemos contar com soluções inteligentes para nos ajudar em todo esse processo, facilitando o nosso dia-a-dia, trazendo agilidade, padronização e gestão para todo esse processo de precificar a loja, além de tudo isso seria ótimo se pudéssemos personalizar os nossos cartazes conforme as nossas campanhas sazonais, não é mesmo? Com a Pricefy você pode! Criamos uma solução para te auxiliar não só nas campanhas sazonais, mas em todo decorrer de vendas no ano.

A Pricefy é uma plataforma que automatiza de forma inteligente a produção dos seus cartazes de oferta. Assim fica fácil aumentar a produtividade da sua loja, não acha? Então traga mais eficiência para a comunicação das suas promoções e aumente suas vendas!

 Espero que tenha gostado das nossas dicas e que elas te ajude a vender muito nesse Natal. Fique ligado nas nossas Newsletters que sempre enviamos dicas práticas sobre marketing de varejo e comunicação no PDV! 

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