Digitalização do Varejo no Dia do Consumidor: Estratégias para Alavancar Resultados
Digitalização do Varejo no Dia do Consumidor: Estratégias para Alavancar Resultados
Comemorado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor é uma oportunidade perfeita para mostrar ao cliente o quanto ele é especial para a sua loja. É o momento de estreitar os laços com o consumidor e alavancar as vendas no final do primeiro trimestre de 2024.
Em 2023, o Dia do Consumidor teve um crescimento de 19%. Para este ano, a expectativa é de 6% de crescimento, segundo o Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV-IDV).
O bom desempenho tem feito com o que o Dia do Consumidor seja conhecido como a “Black Friday do primeiro semestre”, já que as lojas têm realizado promoções para atrair clientes e ações que possibilitam a aproximação dos estabelecimentos com o consumidor.
Mas o que é necessário para agradar o cliente e fazê-lo optar por suas ofertas no Dia do Consumidor?
Um caminho inevitável é a digitalização do varejo. Algumas estratégias são capazes de alavancar os resultados da sua loja neste dia 15 de março e neste artigo você vai saber quais são e porque é necessário colocá-las em prática!
Boa leitura!
Os desafios do varejo atual e a importância da digitalização
Para ter bom desempenho em oportunidades sazonais, como o Dia do Consumidor, o varejo precisa superar desafios que se apresentam não só em datas especiais, como obstáculos que fazem parte do dia a dia do setor.
Um deles é a alta concorrência no varejo, que acirra a disputa pela atenção, e claro, pela tomada de decisão do consumidor. Para manipular isso, as lojas precisam criar ofertas vantajosas para o cliente, e sobretudo, comunicá-las de forma extremamente atrativa.
Aqui entra outro grande desafio: como comunicar ofertas em larga escala, tendo em vista a grande quantidade de promoções realizadas dia após dia, com a qualidade necessária? Operacionalizar esse processo não é simples, tanto em quantidade como em qualidade.
A digitalização do varejo vem para facilitar a vida do varejista. Com ela, as lojas podem solucionar esses desafios, preparar promoções atrativas e comunicar as ofertas de forma irresistível. A seguir você vai saber como isso é possível!
Soluções digitais para um Dia do Consumidor inesquecível
O varejista que tem o objetivo de obter sucesso no Dia do Consumidor precisa trabalhar a partir de duas diretrizes:
- Garantir a eficiência operacional de todo o processo de criação e comunicação de ofertas
- Proporcionar uma boa experiência do cliente
Esses aspectos são indispensáveis para alcançar resultados positivos com a data, aumentando a lucratividade da loja e fidelizando os clientes
A digitalização do varejo é o caminho mais eficaz para ter um bom desempenho nesses indicadores. Ela ajuda o varejo a garantir uma operação interna bem-sucedida e uma experiência de qualidade para o consumidor.
Na sequência, você vai conhecer algumas das principais soluções digitais para que sua loja tenha um Dia do Consumidor inesquecível!
Digital Signage
Se a sua loja deseja estabelecer uma comunicação atrativa com o cliente, o Digital Signage precisa ser uma prioridade.
As telas digitais são capazes de veicular ofertas a partir de diversos formatos, como imagens animadas, vídeos, além de experiências interativas com o auxílio do QR Code, por exemplo.
Ou seja, o Digital Signage vai além dos cartazes, que sim, são muito importantes, no entanto, não possuem a profundidade que um display digital oferece para comunicar ofertas da maneira mais atrativa possível.
As plataformas de Digital Signage ainda oferecem sistemas intuitivos, que automatizam a produção dos materiais que serão veiculados na tela para comunicar as ofertas, o que facilita e muito o trabalho operacional.
Assim, a comunicação de preço e produto alcança um novo nível, sendo capaz de prender a atenção do cliente de uma forma que os métodos manuais e analógicos não conseguem alcançar.
Rádio indoor
Além da imagem, o som também pode ser utilizado para melhorar a comunicação na loja.
Inclusive, a solução de Digital Signage da Pricefy realiza isso na prática ao oferecer um poderoso recurso adicional: a Rádio Indoor.
Lojas que possuem uma rádio interna complementam a comunicação visual com mensagens em áudio que podem servir como alertas e alcançar clientes em todo o espaço físico do estabelecimento.
Alguns dos principais benefícios da Rádio Indoor são:
- Para algumas pessoas, o estímulo sonoro é mais impactante do que o visual
- A comunicação sonora estimula que os clientes se desloquem para diferentes setores da loja, percorrendo todo o espaço físico e visualizando diferentes ofertas
- A rádio indoor também pode ser utilizada para tocar músicas agradáveis que estimulem o cliente a permanecer por mais tempo na loja
- As músicas e o tom das ofertas pode ser pensado para o estilo que mais agrada o perfil do seu cliente, proporcionando uma experiência mais personalizada
Etiquetas eletrônicas
As etiquetas eletrônicas também são soluções que representam o melhor da digitalização do varejo: máxima eficiência operacional com otimização da experiência do cliente.
Com elas, as lojas eliminam erros na exibição dos preços dos produtos. Afinal, as etiquetas eletrônicas estão integradas com o sistema, e quando o preço de um produto muda, ele é alterado automaticamente nas etiquetas dispostas nas gôndolas.
Isso resolve problemas para os colaboradores no operacional, porque não será mais necessário perder horas trocando etiquetas e atualizando preços manualmente.
A solução também soluciona atritos na experiência do cliente, que não vai mais se deparar com situações como a divergência entre o preço exibido na gôndola e o cobrado no caixa.
Comunicação dentro e fora da loja
O processo de digitalização do varejo provocou mudanças profundas no setor. Uma das principais é a necessidade de alcançar os clientes para além da loja física.
Hoje o consumidor é mais conectado, recebe ofertas em seus smartphones e compram produtos por sites e aplicativos. Por isso, mesmo que um negócio se baseie em lojas físicas, ele precisa pensar, também, na comunicação para fora da loja.
É fundamental estender a presença da loja para canais online, seja nas redes sociais, buscando interações com o cliente e na divulgação de ofertas, como no e-commerce, possibilitando que o consumidor acesse as peomoções e compre pelo celular.
Além disso, também é importantíssimo que os canais online estejam integrados com a loja física e vice-versa.
Possibilitar que o cliente possa, por exemplo, comprar um produto online e retirar na loja, é outra forma de reforçar um pilar da digitalização do varejo, otimizando a experiência do consumidor.
Como se preparar para alavancar resultados no Dia do Consumidor?
Agora você tem o que é preciso para alavancar os resultados da sua loja no Dia do Consumidor!
Lembrando que a data ocorre no dia 15 de março, portanto, quanto maior a antecedência de todo esse planejamento, mais chances o seu negócio tem de obter um bom desempenho.
Sendo assim, você precisa começar desde já! E que tal iniciar o seu processo de preparação da loja para o Dia do Consumidor conhecendo nossa solução de Digital Signage?
Ela agrega os principais pontos que você precisa otimizar em sua loja para a data, melhorando a comunicação de produtos com uma operação mais eficaz que possibilita a melhor experiência possível para os seus clientes!
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