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Por que usar automação para fazer ficha técnica na comunicação de PDV de lojas de móveis?

Saber como fazer ficha técnica dos produtos é um dos elementos mais importantes do varejo. Ela permite que o consumidor identifique se aquele modelo é adequado para o que precisa, se vai caber na sala de casa, se combina com as cortinas e assim por diante. É o documento que contém as especificações da mercadoria: tamanho, peso, cor, voltagem, nome do fabricante e outras informações, dependendo da categoria.

O problema é que no varejo de móveis lidamos com grande variedade e quantidade de produtos e, portanto, com muitas fichas técnicas, de diferentes modelos, tamanhos e especificações.

Além da produção da peça gráfica em si, a informação que abastece a ficha precisa vir do site do fabricante. Em muitos casos, esse processo ainda é feito de forma manual, o que consome muito tempo dos funcionários e pode implicar em erros de digitação.

Felizmente, existe uma solução: adotar um software de automação para fazer a ficha técnica em cartazes e etiquetas de PDV. Vamos conferir as vantagens dessa opção para o seu varejo.

Ganho de tempo

Dizem que muitos varejistas são tradicionalmente avessos a adotar novas tecnologias. Mas vamos ser francos: seus vendedores calculam manualmente o valor da conta?

Imaginamos que eles usem pelo menos uma calculadora. Um ganho de tempo semelhante pode ser obtido com a automação da ficha técnica. Com uma grande vantagem: ao contrário da calculadora, o software pode trabalhar sem a necessidade de alguém executar cada operação.

Com essa tarefa sendo realizada pelo software, sua equipe de loja pode se dedicar a atender os clientes, repor estoques, estudar os melhores pontos para os cartazes promocionais e outras atividades.

Diminuição da chance de erros

Errar é humano, e quanto mais vezes realizamos uma tarefa, mais oportunidades temos de errar.

A quantidade de informações em cada ficha técnica é extensa e os produtos em um varejo são muitos. Para tornar a coisa ainda mais difícil, as fichas não são padronizadas. As informações que descrevem um armário, por exemplo, serão diferentes das de um sofá.

Com um software de automatização para geração das etiquetas de ficha técnica, sua gestão fica protegida de erros de digitação. A ficha pode ser elaborada a partir dos dados que você já usa em seu sistema, o mesmo que já auxilia tanto a sua empresa no caixa.

Essa tecnologia também previne fraudes, ao reduzir a margem de ação humana no processo.

Integração de sistemas

A automação da ficha técnica permite sua integração a outros sistemas de gestão, aprimorando sua tomada de decisões. Fica mais fácil saber se um determinado lote é responsável por muitas devoluções ou reclamações ou qual cor ou modelo em certo segmento faz mais sucesso com os clientes.

As informações também podem ser replicadas automaticamente no seu e-commerce, por exemplo, melhorando a experiência de compra do seu cliente. Informações como unidade, estoque, preço e assim por diante serão carregadas de forma automática na página, tornando as ofertas conhecidas imediatamente e fechando mais vendas.

Redução de custos

A automação significa menor custo com a mão-de-obra que sabe como fazer ficha técnica. Um software pode trabalhar 24 horas por dia sem descanso, inclusive nos fins de semana, sem cobrar adicional noturno.

Se houver qualquer mudança no modelo ou especificações técnicas, ele pode aprendê-las rapidamente, sem errar por estar acostumado ao padrão anterior. A necessidade de reimprimir ou refazer é eliminada e seu negócio pode se concentrar em usar a mão-de-obra para tarefas que agreguem mais valor.

Redução de desperdícios

Com a redução do erro humano, seu negócio reduz as despesas de retrabalho. As peças seguirão rigorosamente os padrões técnicos programados a respeito de tipografia, valores, medidas e tudo mais.

Cada informação será preenchida no campo correto e nenhum espaço fundamental será deixado em branco. Isso vai reduzir seus custos com a reimpressão de fichas contendo valores ou informações erradas.

Ganho de produtividade

Para qualquer tarefa repetitiva e com etapas sequenciais bem-definidas, um robô será sempre mais eficiente do que um ser humano. Um software de automação é capaz de elaborar fichas técnicas com grande velocidade e eficiência e elevada taxa de acerto. Esse ganho de produtividade também vale para sua equipe.

Dispensada da necessidade de elaborar fichas técnicas, um trabalho aborrecido, ela está liberada para tarefas mais criativas e estimulantes, como pensar em designs chamativos, interagir com os clientes e fazer sugestões sobre o layout da loja e disposição dos produtos.

Aumento da disponibilidade

Um software de ficha técnica está disponível 24 horas, 7 dias por semana. Ele pode ser usado para produzir aquela ficha emergencial de um produto que chegou atrasado, fora do horário do expediente da equipe, ou em fins de semana e épocas de grande movimentação no ponto de venda.

É uma ferramenta para garantir que sua loja não estará "desarmada" na hora de dispor produtos que não podem esperar para serem postos à venda.

Melhoria do controle na gestão do PDV

A automação ajuda a administração do PDV ao oferecer mais clareza sobre as informações dos produtos.

O programa pode se integrar aos demais sistemas, facilitando a você achar respostas sobre estoque, cores, preços, modelos, fabricante, garantia, e assim por diante. Essas informações ajudam você a tomar decisões mais eficientes a respeito de quando comprar mais de quais fornecedores e como reabastecer os estoques. Por exemplo: se um produto de determinada marca, cor ou tamanho tem mais saída, você já sabe qual encomendar, e pode pensar em comprar em menor quantidade os outros modelos.

Aprender como fazer ficha técnica por meio de automação faz com que seu cliente seja melhor atendido, além de deixar aos seus funcionários mais tempo para realizar outras atividades. A ferramenta reduz custos com retrabalho, aumenta a confiabilidade das informações e contribui para trazer mais clareza à sua gerência de estoques e produtos. Os resultados são uma loja mais eficiente, funcionários mais produtivos e clientes mais satisfeitos.

A ficha técnica é um dos elementos importantes da administração de um ponto de venda, e um item relevante para que o cliente se informe sobre as especificações do produto e assim tome sua decisão de compra.

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