Dia internacional da Mulher: saiba como aproveitar essa data no varejo
Em março temos uma das datas mais importantes no calendário sazonal. O Dia da Mulher no varejo é uma oportunidade para as lojas fomentarem sua relação com o público feminino.
Não se trata apenas de vender mais para as mulheres. A sazonalidade, a partir das datas comemorativas, permite promover ações que reforçam os laços com nichos específicos do público consumidor.
Sendo assim, o Dia Internacional da Mulher é uma ótima oportunidade para aumentar as vendas e fidelizar suas clientes, além de melhorar a percepção da marca por parte das mulheres.
Neste texto, listamos 5 dicas para arrasar no Dia da Mulher e aproveitar todas as possibilidades da data!
1) Invista em uma comunicação eficiente
A primeira dica é o que baseia todas as sugestões a seguir: comunicação. Ela é o canal para transmitir ao cliente as mensagens que a loja deseja passar. E não se resume na comunicação formal, mas abrange as sensações e impressões que constroem uma marca.
Portanto, dentro da proposta de realizar uma boa campanha para o Dia da Mulher no varejo, ter eficiência na comunicação é indispensável. Isso valoriza e reforça outros processos importantes, como oferecer bons produtos, ofertas atrativas e um atendimento satisfatório.
A comunicação na loja é o que consolida o conjunto de ações que formam uma campanha para uma data especial. Faz parte desse processo, por exemplo, a criação de uma identidade visual, que vai pautar a decoração do espaço, bem como os padrões visuais dos cartazes de promoção.
Com uma comunicação eficaz, sua loja vai estimular o desejo de compra. E comunicar com eficiência também é importantíssimo para garantir que nessas compras a experiência será agradável para as clientes.
Nas próximas dicas, detalhamos diferentes etapas da comunicação que podem fazer a diferença na campanha da sua loja para o Dia Internacional da Mulher!
2) Comunique para o seu público de forma personalizada
Trabalhar dentro do conceito de sazonalidade no varejo possibilita uma perspectiva interessante: o foco em um público específico. É importante saber como se comunicar com esse nicho, as abordagens mais adequadas e produtivas.
Em ocasiões simbólicas, como o Dia da Mulher, as lojas devem estar preparadas para entender os significados da data. É necessário saber como se comunicar com o público feminino, e o primeiro passo é se livrar dos preconceitos e clichês.
Há um bom tempo, o Dia da Mulher deixou de ser apenas uma data comemorativa. A ocasião passou a representar uma luta das mulheres por igualdade e respeito. É fundamental ter isso em mente na hora de criar a comunicação da campanha.
O melhor exemplo disso, para o varejo, está no tipo de produto que será colocado em destaque. Presentes clichês ou inadequados, como rosas ou produtos domésticos já não têm nada a ver com a data.
As mulheres são diversas, têm múltiplos gostos e preferências. É muito importante respeitar esse momento e saber se comunicar com mulheres das mais diferentes características.
3) Destaque ofertas atrativas para o Dia da Mulher no varejo
Como você já sabe, as mulheres têm diversas preferências e desejos. Mas uma característica inerente a todo tipo de consumidor é o desejo por boas ofertas. E uma boa promoção só terá o resultado desejado se ela for bem comunicada!
Embora o preço seja um fator importantíssimo para a decisão, o sucesso de uma oferta também está na forma como ela é divulgada. Para o Dia da Mulher no varejo, o segredo pode estar no valor que é agregado ao produto em destaque.
Ou seja, um possível presente para a data, como um chocolate ou cosmético, não é bom só por conta da marca. Você pode usar frases que se comuniquem com a data e reforcem o empoderamento feminino. Dessa forma, a compra valerá ainda mais o investimento.
A boa divulgação das ofertas também passa pelo uso das ferramentas de comunicação. O processo de cartazeamento e etiquetagem deve estar bem ajustado para que os clientes tenham uma experiência satisfatória durante as compras para o Dia da Mulher.
Os cartazes são responsáveis por chamar a atenção do cliente e guiá-los na jornada de compra. Por isso, eles precisam ser atrativos, bem diagramados e conter dados corretos.
4) Desenvolva conteúdos para mulheres
Na dica anterior, abordamos rapidamente a importância de agregar valor aos produtos. Agora vamos nos aprofundar neste conceito, que ganha ainda mais relevância em datas especiais como o Dia da Mulher.
Um produto é ainda mais valorizado a partir da experiência que o cliente tem ao comprá-lo. Independentemente da marca e do preço, a aquisição se tornará mais especial para o consumidor se a loja souber valorizar o momento.
A data em questão oferece bons exemplos. Um simples cartão em homenagem às mulheres ou descontos exclusivos para o público feminino torna a compra mais especial. A mulher se sentirá importante, o que aumenta sua satisfação com o produto, a compra e a loja!
Sua loja também pode espalhar mensagens especiais para a data, seja na loja ou nas redes sociais, valorizando não só as clientes, como as colaboradoras que trabalham no estabelecimento. Dessa forma, o varejista demonstra um carinho real com as mulheres.
O papel da comunicação, neste caso, é criar uma narrativa que valorize ações simples e pontuais para gerar emoções positivas nos clientes!
5) Conte com a Pricefy para te ajudar
Todas as dicas oferecidas deste texto se baseiam na comunicação, sobretudo a que acontece por meio de estímulos visuais. A comunicação visual tem um poder muito grande no contato com os clientes, por gerar sensações imediatas e prender a atenção.
Contudo, para aproveitar todas as possibilidades da comunicação visual, é preciso trabalhar todos os pontos com excelência e atratividade. Uma loja conta com diversos elementos de comunicação espalhados pelos corredores, mas é a qualidade deles que faz a diferença.
Os cartazes, por exemplo, divulgam e destacam as principais ofertas selecionadas. Para que esse processo alcance o objetivo de chamar a atenção do cliente e incentivá-lo a comprar, os cartazes precisam ser muito atrativos.
A Pricefy oferece uma solução chamada Cartazeamento 4.0. Com ela, o varejista garante a produção e atualização automatizada de cartazes em larga escala. A ferramenta cria peças atrativas visualmente e padronizadas com a identidade visual da loja.
Se você chegou até aqui, já entendeu a importância de preparar a sua loja da melhor forma para o Dia da Mulher no varejo, e como a comunicação visual pode te ajudar nisso. Conheça as soluções da Pricefy para melhorar os resultados de seu negócio nesta data!