Calendário sazonal do varejo 2023
Com a chegada do fim do ano, vem a necessidade de preparo para o ano seguinte. É hora de trabalhar o calendário sazonal do varejo 2023 para começar uma nova jornada bem planejada em loja!
A sazonalidade é uma grande aliada da gestão no varejo. Planejar o ano a partir de suas datas mais importantes auxilia com os resultados do estabelecimento. Operação, comercial, pricing, gestão de estoque, marketing… todas essas áreas podem utilizar o calendário para se antecipar aos cenários e garantir o aumento das vendas e faturamento ao longo do ano.
O calendário sazonal permite que o varejista projete as demandas de cada mês. Dessa forma é possível, por exemplo, melhorar a negociação com fornecedores, evitar a ruptura de produtos nas gôndolas e preparar campanhas mais assertivas.
Por isso, separamos as principais datas de cada mês e como sua loja pode se preparar para elas. Boa leitura!
Janeiro
01/01 - Dia da Confraternização Universal
- Faça promoções com itens de fim de ano que ficaram no estoque: vinhos, espumantes, carnes;
- Ofereça descontos especiais para os clientes mais assíduos do ano anterior;
- No início do ano as pessoas costumam estar mais leves, sem tantas preocupações financeiras acumuladas. Portanto, é produtivo destacar produtos especiais na loja, com uma comunicação visual que reforce as compras por impulso.
Segunda semana de janeiro
- Para muitas pessoas, verão e início do ano significam começar novos hábitos. Um supermercado pode fazer campanhas relacionadas à alimentação mais leve, refrescante e saudável;
- Lojas de artigos esportivos e as que comercializam insumos relacionados com os hábitos saudáveis, como as farmácias, também devem explorar o momento para sugerir produtos que incentivem um início de ano mais movimentado nos exercícios e para uma alimentação mais leve.
30/01 - Dia da Saudade
- A saudade vem de laços afetivos, um ótimo gancho para criar campanhas focadas no relacionamento com o consumidor;
- Faça ofertas de fidelização dos clientes e use a base de leads para promover ações de reaproximação com consumidores que não frequentam sua loja há muito tempo.
Fevereiro
14/02 - Dia de São Valentim (Dia dos Namorados do hemisfério norte)
- Explore o marketing para criar campanhas românticas nas redes sociais e também no ponto de venda;
- Faça promoções de kit de produtos para namorados, como cestas de presentes e mix com vinhos e chocolates;
- Realize ofertas de pague 1 e leve 2 para elevar o ticket médio.
19/02 - Dia do Esportista
- Crie promoções especiais de roupas e outros materiais esportivos e produtos alimentícios saudáveis.
20/02 - Carnaval
- Reforce as campanhas para venda de produtos de carnaval;
- Crie ofertas de bebidas, carnes e outras mercadorias para festas e reuniões;
- Promova kits especiais para viagem;
- Faça promoções para aproveitar o crescimento da demanda por peixes e frutos do mar durante a quaresma.
Março
08/03 - Dia Internacional da Mulher
- Compreender que as mulheres têm gostos variados e garantir ofertas diversificadas;
- Analisar a base de dados para entender o perfil de consumo das mulheres que são clientes da loja;
- Realizar ações de marketing nas redes sociais e loja física para o Dia da Mulher e temas relacionados à data.
15/03 - Dia do Consumidor
- É o momento de criar promoções exclusivas para os clientes e fazer ações de fidelização com brindes e ofertas exclusivas;
- Mostre por meio da identidade visual e da narrativa das promoções que na sua loja o cliente é tratado de forma especial.
Abril
Semana santa
- Fazer promoções de itens típicos da semana santa, como peixes, frutos do mar, vinhos, azeites e colombas pascais;
- Intensificar o plano de vendas para a páscoa;
- Supermercados que possuem indústria podem desenvolver produtos especiais, como bolos, tortas, colombas e kits com pratos para o almoço em família.
Páscoa
- Chocolates e mercadorias para almoços em família precisam ser o principal destaque;
- Adaptar o visual da loja física para a páscoa e fazer campanhas especiais nas redes sociais;
- Oferecer dicas e receitas com os produtos mais consumidos, como o bacalhau, por exemplo, e sugerir harmonizações com bebidas como vinho ou cervejas especiais.
Maio
01/05 - Dia do Trabalho
- Promover campanhas de valorização dos funcionários para reforçar o engajamento deles com o negócio e mostrar aos clientes que os colaboradores são importantes para a loja;
- Fazer ofertas de compras em larga escala para empresas que desejam presentear seus funcionários, o que eleva o ticket médio de vendas.
14/05 - Dia das Mães
- Pautar a campanha em aspectos emotivos e afetivos, destacando a importância do Dia das Mães para os filhos, famílias e para o estabelecimento;
- Reforçar essas campanhas com conteúdos especiais e com potencial de engajamento nas redes sociais, com perguntas, enquetes ou dicas;
- Analisar o perfil das clientes mulheres da loja para definir os principais produtos em destaque nas promoções. Nada de itens de limpeza ou para uso da casa!
Junho
Festa Junina - Ao longo de todo o mês / 24/06 - Dia de São João
- Garantir a disponibilidade no estoque dos itens essenciais para as festas de São João;
- Destacar os produtos típicos da época em espaços estratégicos na loja;
- Realizar diversas promoções desses produtos e reforçá-las com campanhas de marketing nas redes sociais e anúncios pagos;
- Estabelecer uma comunicação visual especial para a data no ponto de venda e decorar a loja em clima de arraiá.
05/06 - Dia Mundial do Meio Ambiente
- Realizar campanhas de conscientização para o público interno e clientes da loja;
- Mostrar as boas práticas da empresa em sustentabilidade e cuidado com o meio-ambiente.
12/06 - Dia dos Namorados
- Selecionar os produtos que podem ser vendidos para presentes ou jantares românticos;
- Fazer promoções de pague 1 e leve 2 e pacotes de produtos ideais para comemorar a dois;
- Investir em uma decoração romântica em determinados espaços da loja, direcionando o cliente às promoções relacionadas a data.
Início do Inverno - Por volta do dia 21/06
Destacar as ofertas de produtos sazonais do inverno, como vinhos, queijos, fondue e caldos;
Julho
20/07 - Dia do Amigo
- Fazer ofertas criativas para presentes como pacotes de produtos e promoções de pague 1 e leve 2;
- Chamar a atenção para essas ofertas com uma comunicação visual assertiva na loja.
26/07 - Dia dos Avós
- Usar a base de dados para entender as preferências e comportamento de compras dos clientes mais velhos e criar promoções com base em suas preferências;
- Incentivar a compra de itens para presentear, como pães e tortas especiais, ou até mesmo um bom vinho. Afinal, cada vovô ou vovó tem um gosto;
- Fazer campanhas emotivas e marcantes nas redes sociais e na comunicação de loja.
Agosto
13/08 - Dia dos Pais
- Segmentar o plano de vendas conforme o perfil de consumo dos homens que estão na base de clientes;
- Criar promoções exclusivas pautadas na diversidade desse perfil;
- Promover, ao longo do mês, um trabalho de marketing em tom emotivo para atrair pais e filhos que desejam presentear;
- Desenvolver Kits e cestas de presentes para cada perfil de pai - o vaidoso, o churrasqueiro, cervejeiro ou o apaixonado por doces.
Setembro
07/09 - Independência do Brasil
- Publicar conteúdos nas redes sociais que reforcem a importância da data para o público.
15/09 - Dia do Cliente
- Repetir as estratégias do Dia do Consumidor (15/03), com foco em promoções exclusivas, descontos e brindes;
- Reforçar essa estratégia com campanhas na loja e redes sociais que salientem a importância do cliente;
- Reativar clientes inativos com promoções exclusivas.
Início da primavera - Por volta do dia 20/09
- Adaptar a identidade visual da loja em um tom que se comunique com a estação, sem descaracterizar a marca;
- Preparar um saldão de estoque dos itens de inverno.
Outubro
12/10 - Dia das Crianças
- Compreender a partir da realidade de cada segmento qual é o tipo de produto que pode fazer sucesso com o público infantil;
- Fazer ações de aproximação com esse público no ponto de venda, criando espaços infantis com brinquedos e outras atrações.
- Destacar os produtos que tenham mais saída no período no campo de visão das crianças.
31/10 - Halloween
- Decorar a loja com artigos próprios para a data e permitir adaptações no uniforme dos colaboradores, de forma que não impacte a identidade visual;
- Aproveitar a narrativa da data para criar ofertas criativas para atrair clientes.
Novembro
29/11 - Black Friday
- Criar promoções dos mais diversos itens e setores;
- Acompanhar as tendências dos momentos para desenvolver ofertas atualizadas e atrativas na Black Friday;
- Reforçar todas as promoções com campanhas de marketing nas redes sociais e no ponto de venda;
- Garantir uma boa sinalização com cartazes e etiquetas que destaquem as ofertas;
Dezembro
25/12 - Natal
- Preparar a equipe de atendimento para operação da loja durante os dias mais movimentados do comércio;
- Garantir um plano de comunicação extenso e eficiente para superar a concorrência no Natal;
- Sugerir e divulgar sugestões criativas de presentes para ter um posicionamento diferenciado na data;
- Comunicar de forma eficiente todas as promoções no ponto de venda e nos canais digitais;
- Destacar os produtos especiais, sugerir receitas e harmonizações para confraternizações entre amigos e família.
31/12 - Réveillon
- Buscar engajamento com os clientes nas redes sociais, agradecendo pela relação ao longo do ano e desejando boas festas;
- Consolidar esse relacionamento com ofertas de recompensa para os consumidores mais assíduos.
O calendário sazonal do varejo para 2023 tem como principal objetivo nortear o varejista na elaboração de suas campanhas ao longo do ano e desenvolvê-las com antecedência, para não ficar atrás da concorrência. Todas as sugestões precisam ser consideradas conforme a realidade de cada estabelecimento e a estratégia utilizada.
A gestão bem sucedida do varejo passa por diversos detalhes que a sazonalidade ajuda a pautar. Comunicação e sinalização na loja, controle de estoque e relacionamento com o cliente estão entre os principais aspectos.
Utilize esse calendário como um guia em 2023 para aumentar as vendas e ter o melhor ano da história de sua loja!