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EstratégiaMarketing

7 passos para montar a vitrine da sua loja e atrair mais clientes

Muitos aqui conhecem o ditado “a primeira impressão é a que fica”, não é mesmo? Quando aplicada ao meio corporativo, a frase ganha força ao trazer a ideia de que você não terá uma segunda chance de conquistar seu cliente, se causar uma impressão negativa no primeiro contato. 

Neste contexto, quando o assunto é montar vitrine de loja, a dica é não correr riscos e caprichar no visual de forma estratégica, para que a porta de entrada seja não só um belo cartão de visitas, mas que transmita todo o propósito da marca e proporcione ao cliente uma experiência incrível logo de cara.

Deixar a porta da loja mais bonita e conectada com o propósito da sua marca é um desafio para você? Então leia o post até o final, que abordaremos as melhores práticas sobre como montar uma vitrine no varejo. Confira na sequência!

Por que organizar a vitrine é tão importante? 

De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae, 80% das compras são realizadas ainda na vitrine e a reformulação desse espaço resulta no aumento de 25% das vendas

Portanto, se você ainda não começou a pensar em montar a vitrine no seu varejo com um olhar mais estratégico, vamos rever esse conceito, porque ao fazer isso você agrega as seguintes vantagens para o seu negócio!

Estimula as compras por impulso 

Como dissemos, a vitrine é um cartão de visitas quando o assunto é varejo; por isso, é importante aumentar os estímulos para que as pessoas fiquem com vontade de adquirir os produtos logo na entrada. 

Sendo assim, o primeiro passo é organizar os itens de maneira estratégica e investir em um visual merchandising, que chame a atenção do consumidor. 

Além disso, potencializar a visibilidade das mercadorias que estão no mercado é uma forma de estimular que o potencial cliente faça as compras por impulso. 

Quantas vezes você entra em uma loja sem a intenção de comprar algo, mas acaba não resistindo e adquirindo algum produto, não é mesmo? É essa atitude que você, lojista, precisa estimular no seu público-alvo.

Aumenta o engajamento com o público 

A vitrine funciona como um veículo de comunicação, mas, quando usada estrategicamente, ela pode surpreender o consumidor pela originalidade, preços acessíveis e promoções atrativas. 

Esses atrativos podem fazer com que o consumidor divulgue a loja para sua rede de contatos. Uma estratégia  que aumenta a interatividade das pessoas com sua marca.

Ajuda a reduzir peças encalhadas no estoque 

Além de divulgar promoções e novidades que acabaram de chegar, a vitrine também pode ser um importante aliado na hora de tirar do estoque aqueles produtos que estão há mais tempo armazenados. 

Portanto, vale montar a vitrine no varejo pensando também em aproveitar as oportunidades de esvaziar o estoque, elaborando promoções especiais. 

Essa boa prática é uma alternativa para reduzir prejuízos com possíveis perdas de produtos e ainda é uma forma de aumentar o faturamento.

Fortalece a marca 

Uma vitrine organizada e alinhada com o propósito que a marca quer mostrar para o público potencializa a visibilidade da empresa no mercado. 

Esse cuidado desperta a curiosidade do potencial cliente, fazendo com que ele procure saber mais sobre a empresa em outros canais como sites e redes sociais. Fato esse que aumenta as chances de gerar mais oportunidades de negócios. 

Neste contexto, é essencial estar atento às tendências de mercado, observar o que a concorrência está fazendo e utilizar no seu dia a dia soluções tecnológicas adaptadas ao que seu negócio precisa.

Conheça 7 passos para montar a vitrine perfeita no varejo!

  1. Conheça o público: é essencial saber as particularidades do seu público, compreendendo quais são suas principais dores. Assim é possível estabelecer uma comunicação mais assertiva;
  2. Crie um Storytelling: criar narrativas emocionais que se conectam com as principais dores das pessoas é uma excelente forma de aumentar a interatividade e, consequentemente, o engajamento das pessoas com sua marca; 
  3. Tenha uma boa iluminação: uma boa luz é capaz de realçar o diferencial dos produtos, se transformando em um mecanismo importante para atrair a atenção dos clientes; 
  4. Escolha os itens com cautela: opte sempre pelos produtos mais procurados, ou que terão alguma promoção especial. Além da disposição dos materiais, essa decisão passa também pelo viés estratégico sobre qual a proposta da marca naquele momento. Por isso, esse cuidado é fundamental; 
  5. Obedeça à identidade visual da marca: dar uma atenção especial a esse tópico ajuda a reforçar o propósito da marca, aumentando as chances de estabelecer uma conexão assertiva com o público-alvo;
  6. Mantenha a vitrine sempre atualizada: se a ideia é agradar o cliente, nada melhor do que promover rotatividade na vitrine. Afinal, o cliente quer sempre novidades, não é mesmo? Por isso, na hora de montar a vitrine no varejo, tenha sempre novos atrativos para o cliente na entrada do estabelecimento. 
  7. Explore a sazonalidade do varejo: na hora de planejar a organização da sua vitrine, fique atento às datas comemorativas. Mas não fique restrito apenas aos dias mais tradicionais, como Dia das Mães, Natal, Dia dos Namorados. Explore datas alusivas ao perfil do seu cliente também. Portanto, vale fazer uma pesquisa com o público para saber qual data as pessoas gostariam de celebrar. 

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre como cuidar do layout da sua loja? Acesse o artigo “Layout de loja no varejo: otimize o PDV e atraia clientes”, disponível em nosso blog.

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