5 dicas para definir o público-alvo no varejo
O varejo atende um público muito diverso, o que dificulta ter uma noção única sobre a clientela ou traçar um perfil de identidade padrão dos consumidores de um estabelecimento. No entanto, apesar das dificuldades, é muito importante definir um público-alvo no varejo. Encontrar uma unidade para o perfil do cliente ajuda a loja a traçar estratégias de marketing e outras ações para a gestão de um negócio.
O varejo está inserido em um contexto que valoriza cada vez mais a personalização do atendimento. As pessoas desejam serviços que parecem feitos especialmente para elas. Atender essa demanda, por mais difícil que seja, é essencial para alcançar bons resultados.
Neste texto, você vai entender mais sobre a importância de se definir um público-alvo para a sua loja, o que ele representa e como definir o perfil de cliente do seu negócio. Boa leitura!
Qual a importância de definir um público-alvo no varejo?
Definir o público-alvo no varejo não passa exatamente por encontrar características que se assemelham entre os consumidores. Por mais diversa que seja a clientela, ainda é possível entender e definir o seu perfil para atendê-lo bem e atrair clientes com os mesmos interesses.
O público-alvo não precisa ter uma única preferência de produtos, tipos de promoção ou característica de atendimento. Os itens que compõem o perfil do cliente de uma loja podem ser tão variados quanto às características deles. O mais importante é identificar suas preferências.
Para atrair um cliente é necessário saber qual tipo de produto ou estilo de divulgação das ofertas que mais chama sua atenção, e para que o consumidor tenha uma experiência satisfatória, também é importante saber quais são suas expectativas sobre a jornada de compra em uma loja.
A importância de definir um público-alvo passa por reunir informações. A partir delas, a loja descobre as dores, necessidades e demandas do cliente. E ainda que elas sejam diversas e abrangentes, são essas informações que vão pautar as ações da loja.
Qual é a diferença entre público-alvo e persona?
Após entender a importância de definir o público-alvo no varejo, é hora de saber um pouco mais sobre o que é o público-alvo, e a melhor forma de entender é diferenciando de outro termo muito utilizado: persona.
Muitas pessoas confundem os conceitos, contudo, eles são totalmente diferentes. Enquanto o público-alvo representa uma parcela mais abrangente da sociedade, a persona é uma representação fictícia do cliente ideal da loja.
Na proposta da persona, se busca uma abordagem mais individualizada, que constrói o perfil de um consumidor ideal, ainda que ele não seja o único que é cliente da loja.
A persona de um negócio ganha até um nome, estilo de vida, gostos pessoais e uma leitura social. Ela estabelece informações mais específicas e aprofundadas.
Já o público-alvo tem características mais gerais e amplas. Podem ser homens e mulheres, jovens e adultos, que ganham uma média X de salário.
A definição do público-alvo não se aprofunda tanto sobre gostos pessoais do cliente, e o foco é nas suas demandas em relação à loja, como a qualidade de atendimento.
Então como definir um único público-alvo? Separamos 5 dicas imperdíveis para que você encontre essa resposta!
1) Realize pesquisas de mercado
Uma das melhores formas de definir o público-alvo é a pesquisa de mercado. Ela permite coletar os dados necessários para construir o perfil médio do cliente da loja.
Existem algumas ferramentas de pesquisas que funcionam bem para esse objetivo. Com o Google Forms, por exemplo, o varejista pode submeter perguntas aos clientes e com elas reunir dados que ajudam a definir o público-alvo.
O IBGE é outra fonte de dados que pode ser muito efetiva. O Instituto disponibiliza dados sobre hábitos de consumo e comportamento por regiões. Com um bom trabalho de curadoria, a loja obtém dados para construir o perfil do seu cliente.
2) Invista em inteligência de dados
Além da pesquisa submetida ao cliente, o varejista tem outras ferramentas à disposição para coletar informações e definir o público-alvo no varejo, como a inteligência de dados.
Recursos tecnológicos permitem o acesso a dados dos clientes que são essenciais nesse processo. Quando o consumidor compra, ele deixa rastros nos sistemas da loja, seja no online ou offline.
A composição do carrinho, no caso do e-commerce. Horário de compra, valores pagos e formas de pagamento, dados possíveis de se coletar em lojas físicas. Todas essas informações ajudam a criar um perfil do cliente da loja.
3) Converse com os clientes
Embora a tecnologia seja uma ótima ferramenta, é possível definir o público-alvo de outras formas. Em alguns casos, a boa conversa já é uma ótima saída para conhecer seus clientes.
É claro que você não vai abordar o consumidor de uma hora para outra no meio da loja. A conversa precisa se desenvolver de forma mais natural, informal e não invasiva.
Pergunte aos clientes se eles não encontraram na loja algo que estavam precisando. Procure, também, saber do que eles gostaram no estabelecimento.
Essas conversas podem se tornar um hábito dos atendentes e outros colaboradores da loja ao longo da jornada de compra.
4) Faça a segmentação do público consumidor
Depois de coletar as informações, você precisa saber como aproveitá-las. E antes disso, é necessário compreender os dados e organizá-los. Tudo isso começa pela segmentação.
Separar o público em diferentes grupos ajuda a ter um alvo mais detalhado. Dessa forma, a diversidade da clientela não será um empecilho, pelo contrário, a loja conseguirá entender os mais diferentes perfis de clientes.
Existem quatro modelos de segmentação possíveis!
- Segmentação demográfica: conforme idade, estilo de vida, renda, entre outros.
- Segmentação geográfica: separa os clientes por bairros ou regiões da cidade.
- Segmentação comportamental: focada nas preferências indicadas na compra.
- Segmentação psicográfica: características psicológicas que definem os gostos do cliente.
5) Trabalhe em conjunto com a persona
O conceito de público-alvo é diferente do de persona, entretanto é possível trabalhar ambos em conjunto.
Com a persona, a loja tem acesso a um perfil ideal e individualizado do cliente. Isso funciona como um ótimo complemento para o público-alvo, que contém dados mais gerais e abrangentes.
Portanto, a persona permite ter uma visão mais clara sobre o que é necessário fazer para gerar valor sobre a marca. Sobretudo em campanhas de marketing, ela ajuda a criar uma comunicação mais eficiente com determinados tipos de consumidores.
O que fazer depois de definir o público-alvo?
Agora que você já tem o público-alvo definido, chegou o momento de saber o que fazer com ele. São diversos os processos importantes para o sucesso de uma loja que são incrementados ao ter essa definição.
Um dos maiores benefícios é criar campanhas mais eficazes. Afinal, você já conhece as preferências e demandas do seu público e assim é possível oferecer promoções mais atrativas e irresistíveis.
Além disso, a experiência do cliente também evolui com um público-alvo definido. Ao entender as demandas do consumidor, a loja compreende melhor o que é necessário para gerar conforto e praticidade na jornada de compra.
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