Voltar ao Blog
MarketingEstratégia

Qual a importância do marketing sensorial para o varejo?

O varejo é um setor extremamente competitivo, o que exige a evolução constante das lojas que buscam por bons resultados. Neste sentido, um dos grandes diferenciais são as ações voltadas para o relacionamento com o consumidor e a experiência do cliente. Dentre os métodos utilizados, o marketing sensorial no varejo é um dos principais, e o nosso tema de hoje. 

As estratégias de marketing sensorial otimizam o contato dos consumidores com a marca a partir de ações focadas nos cinco sentidos humanos. Visão, paladar, tato, olfato e audição podem ser explorados para criar experiências diferenciadas e atrair a atenção do cliente. 

Os sentidos podem ser estimulados individualmente ou em conjunto. O importante é gerar experiências que possam gerar valor para a marca e o negócio. 

Neste texto, você vai se aprofundar sobre as vantagens do marketing sensorial no varejo e conhecerá exemplos de sua aplicação em lojas de diferentes segmentos. Boa leitura!

Benefícios do marketing sensorial no varejo

O marketing sensorial é uma técnica muito valiosa para o varejo. Ela busca trabalhar o funcionamento da mente do cliente para estimular comportamentos vantajosos na loja. 

Com experiências de visão, audição, olfato, paladar e tato, as lojas podem otimizar características definitivas para a sua rentabilidade. Veja alguns exemplos:

  •  Aumentar o desejo de compra;
  •  Otimizar a experiência;
  •  Fidelizar os clientes;
  •  Reforçar um vínculo afetivo com o cliente;
  •  Criar uma identidade positiva para a loja;
  •  Definir uma identidade própria para o negócio.

São muitos os benefícios do marketing sensorial no varejo.

Agora você vai entender como alcançá-los. Para isso, explicamos na sequência como aplicar ações em diferentes segmentos do varejo!

Marketing sensorial em supermercados 

O período no qual bastava praticar preços competitivos para atrair clientes nos supermercados já passou. Os consumidores desejam experiências diferenciadas, que os impressionem e impactem sua jornada de compras. 

O marketing sensorial é decisivo na criação de um relacionamento mais elaborado com o cliente. Algumas técnicas são possíveis para estimular os sentidos desse consumidor, incentivá-lo a comprar e construir uma imagem positiva junto ao público!

Visão

O fator visual é talvez o mais importante quando se trata de estímulos sensoriais. A visão provoca sensações fortíssimas e cria memórias que podem ser valiosas para o comércio. 

Nos supermercados, uma das aplicações possíveis se baseia na identidade visual. Padrões de cores, formas e fontes em sacolas, panfletos e cartazes ajudam a reforçar a identificação da marca da loja. Além disso, a organização das prateleiras, por meio do planograma, é uma forma de explorar esse sentido, facilitando a experiência de compra.

Audição

Nos supermercados também é possível explorar os sentidos auditivos. Músicas podem criar um ambiente único em sua loja e gerar uma sensação de maior conforto, o que conta pontos para a experiência do cliente.

O conceito de music branding, que passa por definir uma identidade sonora da loja, é muito útil para os supermercados. Uma trilha específica ajuda a reforçar as qualidades que a loja tem como marca. Músicas e sons ambientes tranquilos e agradáveis ressaltam para o cliente que a experiência naquele estabelecimento carrega esses adjetivos.

Paladar e olfato

Também são sentidos que devem ser aguçados em um supermercado. Pois, neste segmento os alimentos estão entre os principais insumos comercializados. Realizar a degustação de um produto novo ou aquele que está “encalhado” no estoque é uma ótima forma de chamar a atenção para aquelas mercadorias, para que o cliente conheça o produto e seja conquistado pelo paladar.

Os supermercados também devem trabalhar o aroma para atrair os clientes. Imagine chegar na loja e sentir aquele cheirinho delicioso de pão que acabou de sair do forno! Esse aroma pode despertar no cliente a vontade de consumir, fazendo com que ele vá até o setor de padaria e realize a compra.

Marketing sensorial em farmácias

Em segmentos concorridos, como as farmácias, por exemplo, as lojas precisam contar com diferenciais para conquistar e fidelizar clientes. Garantir boas ofertas e produtos de qualidade é o básico, agora é o momento de buscar o que faz a diferença.

Os benefícios do marketing sensorial no varejo também se aplicam nas farmácias. As dicas a seguir consideram os diferentes tipos de compra que podem ocorrer em um estabelecimento desse tipo: tanto o consumo mais técnico, de busca por remédios, como as compras mais básicas, de outras mercadorias vendidas em farmácias!

Olfato

Se observar com atenção, certamente você já entrou em uma loja que tem um cheiro característico e único. Muitos estabelecimentos aplicam essa técnica com sucesso, e a partir de um aroma específico, produzem sensações positivas na mente dos clientes.

Essa técnica é muito útil para farmácias. Ela pode melhorar a experiência até mesmo dos consumidores que procuram por remédios, o que na maioria das vezes não é uma jornada muito satisfatória. Um cheirinho agradável faz o cliente se sentir melhor e ainda agrega valor de marca para a farmácia.

Paladar

Os tipos de compra em uma farmácia não se resumem aos remédios. Muitas lojas do segmento trabalham com um mix de produtos mais amplo, que abrange alimentícios ou plantas medicinais. 

Portanto, o paladar é outro sentido possível de ser explorado nas farmácias. Sendo assim, é positivo oferecer degustação grátis, tanto de chás como de outros alimentos vendidos naquele ponto de venda. Além de incentivar o consumo dos produtos, é também um agrado, um carinho especial, o que gera efeitos positivos na percepção que o cliente tem sobre a loja.

Marketing sensorial em home centers

Vivemos a Era do Cliente, que tem como ponto central a qualidade da experiência de compra. Neste cenário, o consumidor tem sido mais exigente com sua jornada de compra. Além de experiências rápidas e práticas, ele deseja ser entretido e surpreendido.

Quando se trata de home centers, o marketing sensorial é uma ótima solução para essa demanda. Ele permite criar experiências mais palpáveis, que geram sensações positivas no consumidor. E claro, experiências que aumentam suas chances de consumir.

Tato

O tato é um sentido que ajuda a dar mais segurança para o cliente na jornada de compra. Ao permitir que o consumidor toque nas mercadorias, ele pode atestar a qualidade daquele produto. E um cliente mais seguro de sua compra é mais propenso a concretizá-la.

Se o consumidor busca por uma tinta ou textura, as lojas podem exibir uma amostra do resultado do produto em paredes reais, posicionadas no ponto de venda. Assim, o cliente observa, ainda no momento da compra, a qualidade da mercadoria e como ela pode funcionar para o seu objetivo de uso.

Visão

O fator visual em home centers também é preponderante. O tipo de compra nesse segmento costuma ter um forte apelo visual, afinal, muitos clientes desejam mudar ou renovar detalhes de suas casas, escritórios ou outros espaços.

Por isso, o marketing sensorial atua muito nos home centers com simulações desses espaços. É comum observar nas lojas projeções de escritório, cozinha, sala, quarto ou banheiro. Assim o consumidor pode ver como aqueles produtos se aplicariam em sua realidade, técnica que funciona como um tipo de realidade aumentada.

O marketing sensorial mostra que para alcançar bons resultados no varejo é importante estar atento aos diversos detalhes, veja neste artigo um pouco mais sobre os seus benefícios. Contudo, quando falamos em ponto de venda, um dos aspectos mais importantes é o layout de loja. Para saber mais, continue no blog e leia o artigo sobre como otimizar o layout da sua loja!

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades de tecnologia para o mercado de Varejo
Assinatura realizada com sucesso!
Oops! Deu algo errado com a sua inscrição.