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O que é digital signage e por que investir nessa tecnologia no varejo?

A evolução da tecnologia causou um grande e rápido impacto em diversos setores do mercado. No varejo, por exemplo, a comunicação visual tem ganhado novos parâmetros com o digital signage, ou sinalização digital, em português. A ferramenta traz uma nova forma de se comunicar com o cliente no ponto de venda. 

Embora os cartazes convencionais ainda sejam muito efetivos, os materiais estáticos estão sendo, cada vez mais, substituídos ou complementados pelo digital. A possibilidade de utilizar animações e imagens de maior qualidade é um diferencial importante para o digital signage.

A comunicação com o consumidor no PDV pode ser potencializada com esse sistema de comunicação no varejo. Afinal, essa ferramenta conta com diferentes formas de envolver o cliente, melhorar sua experiência de compra, a percepção sobre a marca e sua relação com a loja. 

Neste texto, você vai encontrar tudo que precisa saber sobre digital signage. O que é a tecnologia, quais as formas de aplicação, suas vantagens, e dicas sobre como aplicar essa ferramenta em sua loja. Boa leitura!

O que é digital signage?

O digital signage é a comunicação visual digital no varejo. Funciona a partir de telas ou painéis digitais que exibem informações sobre produto, preço, promoção, como nos cartazes tradicionais. No entanto, permitem ao varejista ir além disso.

Essas telas digitais já são utilizadas em diversos setores. Transporte, estádios, hotéis, restaurantes, academias, transporte público e lojas do varejo, utilizam do potencial da sinalização digital para se comunicar com o usuário/cliente.

Isso acontece porque, a partir da tecnologia, o digital signage oferece uma forma diferente de chamar a atenção das pessoas. Sendo assim, a mensagem pode ser transmitida de maneira mais atrativa e interativa.

Diferente da comunicação visual em papel, o digital signage permite a utilização de vídeos, animações e uma maior variedade de imagens. Isso abre muitas possibilidades para o comércio, e a seguir, você vai conhecer algumas formas de aplicação dessa ferramenta no varejo!

Como o digital signage ajuda o varejo?

A comunicação visual no varejo busca solucionar algumas demandas. É necessário divulgar para o cliente as principais ofertas da loja, chamando sua atenção para os produtos e preços. O consumidor também precisa de ajuda para encontrar as mercadorias e se locomover pelo ponto de venda.

Ou seja, além da comunicação de produto, preço e promoção, o varejo precisa sinalizar bem sua loja para melhorar a experiência de compra do cliente. E embora seja uma alternativa relativamente nova, o digital signage tem muito potencial para solucionar esses problemas!

A seguir, listamos alguns exemplos de necessidades atendidas pelo sistema. 

Atrair clientes

Uma das principais demandas para aumentar vendas e lucros no varejo é chamar o consumidor para a loja. Esse processo pode ser potencializado com grandes telas na vitrine ou fora da loja. Elas ajudam a reforçar a exposição de produtos e diferenciais da loja.

As telas digitais são um diferencial em meio a tantos estímulos e distrações que o cliente tem quando está na rua, olhando para diferentes estabelecimentos.

Divulgar ofertas

Após atrair os clientes para a loja, é importante mostrar a eles as principais ofertas do estabelecimento. Neste momento, a criatividade faz a diferença para potencializar uma boa oferta, e o digital signage se encaixa bem nesta demanda, pois ele permite criar anúncios mais criativos e interativos. Com isso, a loja dá mais atratividade para suas promoções e estimula a decisão de compra do consumidor.

Informar o cliente

Além de destacar ofertas, o digital signage também pode melhorar a experiência de compra do cliente. É possível utilizar os painéis digitais para destacar informações úteis, que vão guiar o consumidor ao longo de sua jornada na loja.

Além da sinalização estática, igualmente importante, o digital signage permite expor mais informações e em diversos formatos, sem tantos limites e objeções.

Comunicação omnichannel

Um dos principais diferenciais do digital signage é a integração com outros tipos de tecnologia. Com displays digitais, sua loja consegue estar mais interconectada, seja com redes sociais ou até o aplicativo do estabelecimento.

Portanto, essa alternativa incrementa a experiência de compra e ajuda a facilitar tudo para os seus clientes. 

Economize com o digital signage no varejo

Até aqui você já entendeu alguns dos maiores benefícios do digital signage no varejo. Ele permite criar conteúdos interativos, que trazem mais atratividade para as ofertas e estabelecem uma sinalização mais eficiente.

Contudo, agora é momento de destacar um benefício específico dessa ferramenta. O digital signage é uma excelente forma de fazer uma economia inteligente em sua loja!

Isso acontece por conta de outra vantagem fundamental: com o sistema, a comunicação é personalizável. Ou seja, você pode utilizar o mesmo display para expor diferentes informações e telas que podem ser adaptadas para momentos diversos.

A sazonalidade é um ótimo exemplo para esse caso. Com cartazes convencionais, é necessário utilizar um papel diferente para expor uma oferta de Dia das Mães e depois de Natal, por exemplo. Por outro lado, uma mesma tela digital pode ser utilizada para as duas datas, basta trocar a imagem exibida no display. 

Tudo isso torna o digital signage uma solução mais sustentável e inteligente do ponto de vista econômico. 

Além de reduzir os gastos com papel, a sinalização digital pode ser muito mais eficiente na hora de divulgar ofertas ou estabelecer uma experiência de compra satisfatória. Sendo assim, esse investimento consegue ter um retorno financeiro considerável.

Saiba como implementar o digital signage 

O digital signage garante muitos benefícios para o varejo. Contudo, para implementar a tecnologia é necessário pensar em todos seus requisitos. A demanda vai muito além de uma simples tela. 

Existem três componentes que envolvem a implementação do digital signage: hardware, software e conteúdo.

O hardware é o componente físico, que exige o display digital, players de mídia, cabos e elementos de montagem. 

Já o software é composto por sistemas que gerenciam os conteúdos exibidos na tela. No mercado já estão disponíveis softwares de digital signage que permitem a criação e exibição de mídias nos displays. 

Por fim, temos o conteúdo, componente final do digital signage. Não basta contar com um bom software e hardware se as imagens, vídeos e animações não forem utilizadas com criatividade e eficiência.

A união desses três componentes é fundamental para implementar com sucesso o digital signage no varejo. Dessa forma, as lojas alcançam uma nova forma de atrair e se comunicar com o cliente. 

Aumentar o tempo de permanência do consumidor na loja, melhorar a experiência de compra e alavancar as vendas são frutos de uma boa estratégia desse sistema de comunicação!

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O digital signage é uma das principais alternativas tecnológicas para a comunicação visual no varejo. No entanto, existem outros detalhes impactados pela transformação digital no setor. Continue no blog e leia o nosso post sobre como a digitalização no varejo pode alavancar a sua loja física!

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