O impacto da diversidade na experiência do cliente
Pertencer a grupos menos vistos da sociedade pode resultar em experiências de consumo ruins e, para alguns, frustrantes ou traumáticas.
Pensar na satisfação do público, priorizando o bem estar e a individualidade de todas as pessoas, pode ser o primeiro passo para entregar uma experiência de qualidade e para criar uma cultura mais inclusiva.
O cliente no centro
Experiência do cliente é um conceito que abrange as ações tomadas para melhorar a forma como clientes e empresas se relacionam, reduzindo atritos na jornada de compra desde a descoberta e contribuindo para fixar uma imagem positiva na mente do consumidor.
Já diversidade é um termo relacionado à valorização das diferenças, à pluralidade e aos aspectos que fazem com que as pessoas se diferenciem.
A discussão entre estes dois conceitos frente ao varejo se reflete na forma como enxergamos grupos invisíveis dentro da sociedade. Para que tudo isso seja possível, é importante ter uma base de dados construída por meio de pesquisas de satisfação para ajudar a tornar produtos e serviços mais inclusivos.
Responder aos comentários e reclamações dos clientes enriquece a experiência ao aumentar o valor da marca no dia a dia dos clientes, fazendo com que os clientes se tornem mais leais e promovam a sua marca.
Inclusão e diversidade na prática
A marca de curativos para ferimentos mais conhecida do mundo resolveu lançar curativos para diversos tons de pele, inspirados no movimento Black Lives Matter e nas manifestações antirracistas que ocorreram pelo mundo contra a morte de George Floyd em maio de 2020, na cidade de Minneapolis, Minnesota - USA.