Dia das Mães no Varejo: como vender mais na minha loja?
O mês de maio traz uma das principais datas do calendário sazonal; o Dia das Mães. Uma comemoração que movimenta grande parte do varejo no Brasil, além disso, é um momento afetuoso entre as famílias e costuma ser muito comemorado, afinal, mãe é mãe! Por esse motivo, a data só perde para o Natal e Black Friday quando o assunto é potencial de vendas. Então, se você procura alcançar bons resultados no mês de maio, veja neste artigo como preparar sua loja para o Dia das Mães no varejo!
Em primeiro lugar, para preparar a loja, é necessário se preparar com antecedência. São diversos os fatores que contam para atrair mais clientes e fazer com que eles escolham comprar em seu estabelecimento.
Por isso, preparamos algumas dicas para que sua loja chegue, no dia 9 de maio, com tudo pronto para ter um ótimo desempenho nas vendas. Boa leitura!
Foco na comunicação do PDV para dia das mães no varejo
O Dia das Mães representa uma alta significativa na procura por presentes de diversas características. Outros segmentos, como supermercados, também se animam com a busca por produtos que serão utilizados nas comemorações em família.
Atrair clientes e, ao mesmo tempo, oferecer ao consumidor uma experiência de compra agradável é o grande desafio.
Para cumprir essa trilha de objetivos, o foco deve ser trabalhar a comunicação do ponto de venda a partir de vários aspectos. Listamos o que deve ser prioridade no planejamento para o Dia das Mães no varejo!
Visual merchandising
O varejo é muito visado em períodos de sazonalidade, entretanto, devido à alta concorrência é fundamental criar estratégias para se diferenciar no mercado e chamar a atenção do consumidor. Neste sentido, o visual merchandising é um conceito que o varejista precisa executar com eficiência. Ou seja, com planejamento antecipado e coerente com a época.
O tema do Dia das Mães deve estar presente nas vitrines, corredores e nos pontos de maior visibilidade da loja. Dessa forma, seu estabelecimento se identifica com o público, que busca exatamente por presentes ou produtos ligados às comemorações da data.
A decoração precisa ser chamativa e, ao mesmo tempo, equilibrada, sem fugir dos padrões visuais da loja e do que costuma ser bem recebido pelo público.
O visual merchandising também é essencial para divulgar as melhores ofertas e promoções. Por isso é crucial realizar um trabalho de cartazeamento eficaz, com peças que prendam a atenção do cliente e informem sobre o produto, o preço e a promoção em destaque.
Precificação e atendimento
A precificação correta dos produtos é um dos aspectos mais importantes quando falamos em experiência de compra. Um dos piores ruídos que se pode ter na relação com o cliente é a divergência de valores dos produtos, entre o que é apresentado nas gôndolas e o que é cobrado no caixa.
Portanto, é necessário garantir uma etiquetagem das mercadorias automatizada e sem erros. Trabalhe com tecnologia para assegurar que os preços estejam corretos e sejam atualizados com rapidez, caso ocorra alterações nos valores.
Outro fator essencial é o atendimento. Afinal, a loja estará cheia, e para que a experiência do cliente seja satisfatória, o varejo precisa trabalhar para reduzir as filas e o tempo de espera.
Uma boa forma de agilizar o atendimento é oferecer diferentes métodos de pagamento, dentre eles o pix. Com isso é possível reduzir aquele tempo entre o fechamento do valor da compra e o pagamento pelos produtos pagos em dinheiro.
A importância de promover ofertas atrativas no Dia das Mães no varejo
Agora você já entendeu como preparar o ponto de venda para o Dia das Mães no varejo. Contudo, não basta ter todos os processos organizados no PDV para vender mais em sua loja. Os clientes buscam por boas oportunidades, presentes criativos para agradar às mães, além de ofertas com preços e condições atrativas.
Para um dia especial, nada melhor que oferecer descontos especiais, seja com cupons ou frete. Os combos também costumam fazer sucesso para aqueles que querem dar mais de um presente a um bom preço.
Além de oferecer bons preços e condições favoráveis, também é fundamental pensar no conteúdo das ofertas. No Dia da Mulher, por exemplo, falamos sobre a importância de fugir dos clichês e entender, de fato, o que esse público espera, e como agradá-lo.
Por isso, nada de destacar produtos de casa e mercadorias que reforcem estereótipos. As mulheres têm gostos diversos e expectativas. Por isso, fuja das obviedades e ofereça produtos e serviços que tenham a ver com essa diversidade.
Vender cartões presente também é uma boa alternativa. Assim você alcança aquele filho que está na dúvida sobre o que presentear e quer deixar a escolha para a própria mãe!
Marketing digital para comunicar as ofertas no Dia das Mães
Comunicação do PDV alinhada e ofertas atrativas bem planejadas. Está quase tudo pronto para que seu estabelecimento se destaque da concorrência e atraia mais clientes nesta data especial. No entanto, ainda falta um aspecto fundamental para ir além e garantir o sucesso no Dia das Mães no varejo: o marketing digital.
É necessário que o seu negócio se faça presente nas redes sociais. Datas como Dia das Mães são muito repercutidas na internet, antes ou durante o evento. É fundamental aproveitar isso para ampliar ainda mais o número de clientes e aumentar as vendas.
Portanto, invista em excelência nas campanhas de marketing digital, em diferentes canais. Sobretudo em momentos como o Dia das Mães, investir em conteúdos humanizados e com apelos emocionais, que vão além da divulgação de ofertas, é uma estratégia que pode ter muito sucesso e mostrar ao cliente que você se importa com ele!
O marketing digital também é imprescindível para fortalecer e aumentar o alcance da sua marca. Se trata de levar o cliente de suas redes sociais para mais perto de você e apresentar novidades e promoções antes dele ir à loja, para despertar seu interesse no consumo.
Se você colocar em prática todas essas dicas, sua loja terá muito sucesso no Dia das Mães no varejo. E para otimizar todos os processos ao se preparar para as sazonalidades, você pode ler sobre estratégias de relação com distribuidores, atacadistas e varejistas. O conceito de Trade Marketing no varejo engloba tudo isso. Saiba por que investir nele!
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Boas Vendas!