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Da NRF para sua loja: veja as tendências do evento em 2022

A NRF Retail’s Big Show é o maior evento sobre o varejo do mundo, organizado pela NRF (National Retail Federation). Entre os dias 16 e 18 de janeiro, a NRF 2022 reuniu varejistas de todo o mundo, em Nova York, nos Estados Unidos, para apresentar as principais tendências do varejo.

Foram realizados debates, palestras e conferências, com o protagonismo dos principais líderes do mercado, representantes de grandes lojas e participação de empresários de diversos segmentos do varejo.

Neste texto, você vai conhecer os grandes destaques da NRF 2022 e como as tendências para 2022 podem melhorar os resultados de sua loja. Boa leitura!

Inteligência Artificial e Machine Learning: um mundo sem barreiras entre o online e o offline

As inovações tecnológicas ocuparam o centro do debate sobre as tendências do varejo para 2022. Afinal, quando se fala em experiência do cliente, é fundamental compreender a importância da tecnologia no comportamento de compra. Por isso, temas como a Inteligência Artificial e Machine Learning ganharam destaque na NRF 2022.

A Inteligência Artificial é uma tecnologia que cria uma série de oportunidades para o mundo dos negócios. 

Em termos de experiência, ela contribui para otimizar os canais de compra e proporcionar uma jornada mais completa e realista. Além disso, faz com que as barreiras entre o online e o offline diminuam.

É a IA que executa o funcionamento de plataformas de realidade aumentada, utilizadas para experimentar um produto antes de comprar, por exemplo. 

Ela também é primordial para customizar o atendimento e a experiência de compra conforme as preferências do consumidor.

Com o Machine Learning, uma das áreas da Inteligência Artificial, é possível aperfeiçoar processos, não só na experiência do shopper, mas em toda a gestão do varejo

Sistemas que podem aprender e fazer ajustes em seu funcionamento criam melhores soluções de forma contínua. Esse tipo de tecnologia auxilia em qualquer etapa de gestão!

Metaverso: Uma solução para a demanda por experiências divertidas

Ainda na linha de raciocínio sobre as novas demandas dos clientes, com base no impacto dos smartphones em suas expectativas, outra tendência de destaque na NRF 2022 foi o metaverso. Assim como a sociedade, o varejo não é mais o mesmo. Por isso, as experiências de compra tradicionais podem não ser mais suficientes.

O metaverso ainda não é uma realidade consolidada no varejo. Entretanto, o evento mostrou que o conceito pode ganhar mais espaço no futuro. 

Tudo isso tem a ver com a geração Z, que já nasceu em um mundo sem barreiras entre o mundo físico e o virtual, e que, principalmente anseia por uma experiência de compra mais divertida.

Sobretudo entre os consumidores mais jovens, existe a busca por jornadas mais divertidas e gamificadas. 

Ou seja, a relação com o cliente deixa de ser pautada apenas pela venda e compra do produto, e passa a ser, também, de interação ao longo da compra da mercadoria. 

O metaverso é uma abordagem que busca atender a essas demandas, a partir de tecnologias de realidade aumentada e virtual. No varejo, a proposta é incluir a experiência de compra do consumidor, sua interação com a marca e o produto, em um mundo virtual. 

Sendo assim, experiências imersivas podem transformar as estratégias de venda e relacionamento com o cliente. 

Self-Checkout: A importância de oferecer um autoatendimento de excelência

A qualidade do atendimento sempre será um dos aspectos mais importantes para qualquer estabelecimento que lida com o cliente de forma direta. Sobretudo nos tempos atuais, de extrema conectividade com a tecnologia, os consumidores têm demandado experiências cada vez mais rápidas e práticas.

Poucas coisas frustram mais o cliente do que esperar muito tempo em longas filas, para fazer o pagamento de suas compras.

O desejo do shopper é fazer o pagamento rápido e não ter a sensação de tempo perdido. Essa demanda por jornadas rápidas é ainda maior quando se tem acesso a aplicativos que tornam tudo mais fácil e ágil.

Na NRF 2022, o Self-Checkout foi apresentado como uma das grandes soluções para o atendimento no varejo. Esse tipo de tecnologia já não é mais vista como algo distante e futurístico!

Hoje existem estabelecimentos que apostam no autoatendimento sem interferência humana, que dá ao shopper a autonomia no pagamento de suas compras.

Além disso, o Self-Checkout oferece muitas vantagens ao varejo. Com ele é possível tirar a sobrecarga dos operadores de caixa, e reduzir os custos, por não demandar mão de obra. Ou seja, menos trabalho manual e mais processos automatizados. 

A experiência do consumidor se torna muito mais ágil, já que ele mesmo pode pesar os produtos e fazer o pagamento em uma máquina. Com isso, se perde menos tempo nas filas para finalizar as compras.

Voice Commerce: Uma nova forma de ser encontrado pelos clientes

O uso do assistente de voz é cada vez mais comum entre os usuários de smartphone. Em 2021, uma pesquisa da consultoria Ilumeo mostrou que 63% dos entrevistados consideravam normal falar em voz alta com sistemas como Alexa, Siri ou Google. Assistentes virtuais como esses oferecem diversas funcionalidades em um celular. 

Além de pedir para tocar uma música ou tirar uma dúvida, as pessoas podem, também, procurar por produtos que desejam comprar, por meio do assistente de voz. 

Para o varejo, isso gera boas oportunidades de venda e aumento do tráfego nos canais virtuais. Mas você está preparado para aproveitar a alta no uso dos comandos de voz?

A NRF 2022 apresentou, como tendência, o Voice Commerce, que é uma estratégia de venda por assistentes de voz. 

Antes disso, o Voice Commerce é uma forma de expandir os canais pelo qual uma loja pode ser encontrada na internet pelos clientes. Para aproveitar essa tendência é indispensável investir em capacidade tecnológica!

Se o seu negócio deseja explorar o Voice Commerce, a plataforma de e-commerce precisa de API’s que garantam a interface entre o site e o assistente de voz do celular. 

Também é crucial trabalhar o SEO (Otimização para motores de busca) com estratégias que asseguram o bom rankeamento do site em buscas feitas por comandos de voz.

ESG: Boas práticas ambientais, sociais e de governança em destaque

Para além de estratégias de otimização do ponto de venda, marketing digital e tecnologia, a NRF 2022 também abordou tendências de gestão no varejo. Neste sentido, um dos assuntos mais destacados foi o ESG (Environmental, Social and Governance). O conceito representa o olhar para boas práticas ambientais, sociais e de governanças.

O evento contou com uma vertente exclusiva para o tema, o FQ Equality Lounge, que promoveu uma série de discussões sobre diversidade e construção de valores para a marca. 

Foram discutidas propostas para incentivar a igualdade de gênero, aumento da presença de mulheres nos mais diversos cargos no varejo e mais visibilidade para diferentes gêneros.

A sustentabilidade ambiental também foi um tema central nas palestras e conferências sobre o ESG. 

Além disso, especialistas defenderam estratégias de consumo consciente, como a redução de produtos em estoque e práticas que não agridem o meio-ambiente e a biodiversidade. 

Temas de impacto social têm cada vez mais visibilidade, em diversos meios de comunicação. Isso aumenta o engajamento da sociedade, sobretudo entre os mais jovens. 

Com foco nessa realidade, a NRF 2022 salientou a importância de estratégias práticas para que empresas do setor varejistas façam a diferença e ganhem a empatia do público!

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Agora que você já conhece todas as tendências do varejo para 2022, chegou o momento de trabalhar o calendário sazonal e arrasar nas vendas em todas as épocas do ano. Leia o post no blog com dicas para utilizar o calendário promocional e vender mais!

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