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Como o Dia dos Namorados pode aumentar as vendas no varejo? Veja em 5 passos!

Quer aumentar as vendas da sua loja no mês de junho?  Aproveite o período em que o amor está no ar! Nada se compara ao entusiasmo que um casal apaixonado tem para celebrar seu dia especial. É por isso que você precisa saber como aproveitar ao máximo o Dia dos Namorados no varejo!

Momentos comemorativos são perfeitos para melhorar os resultados de sua loja. Os clientes se envolvem com os laços afetivos destacados nessas ocasiões, o que os motiva a pensar em presentes e homenagens para as pessoas amadas.

Muitos consumidores intensificam a busca por presentes, ou mesmo itens para almoços, jantares românticos ou aquela viagem a dois. São vários gatilhos que incentivam o consumo, resultando em um aumento considerável no movimento de clientes no varejo.

No entanto, para colher os frutos dessas datas, as lojas precisam ser proativas. Para aumentar as vendas no dia 12 de junho, é necessário estabelecer uma conexão com os clientes, ou seja, se aproximar deles, atender às suas expectativas e satisfazê-los ao máximo.

Listamos os 5 passos essenciais para garantir o “match” com o consumidor e aumentar as vendas da sua loja neste Dia dos Namorados! 

Boa Leitura!

1) Lembre o cliente da data e crie um clima de romântico na loja

O primeiro passo no preparo das ações para o Dia dos Namorados no varejo é lembrar o cliente sobre a data. Na intensidade do dia a dia, nem todas as pessoas se lembram que esse momento se aproxima no calendário. Portanto, o clima precisa ser criado pelas lojas.

Comece pela criação de uma campanha especial para o Dia dos Namorados. É importante realizar uma adaptação na identidade visual dos cartazes e da sinalização da loja. Para isso, utilize cores como o vermelho e o rosa, que remetem o amor e ao romantismo. 

O primeiro gatilho para lembrar os clientes que passam em frente a loja sobre a data é a fachada. Portanto, destaque no local a vitrine e os cartazes de ofertas especiais para a Dia dos Namorados! 

Utilizar as redes sociais é outra estratégia primordial. Aposte em campanhas emotivas, que ressaltam o afeto presente na data. Em dias como o dos namorados é importante emocionar o cliente e não somente divulgar as ofertas de forma direta.

Agora você vai entender como proceder com os clientes após convencê-lo a visitar a loja!

2) Crie uma experiência de compra satisfatória e irresistível

Depois de lembrar o cliente sobre a data e chamar sua atenção é necessário continuar com os estímulos. O ponto de venda precisa fazer com que o consumidor viva o clima do Dia dos Namorados ao passear pelos corredores. 

E nada é tão agradável quanto um clima de amor! Mesmo os solteiros podem ser impactados por essa experiência diferenciada que a sua loja vai criar para o dia. 

O ponto é: como criar esse clima e oferecer uma experiência diferente no Dia dos Namorados?

O marketing sensorial é a melhor solução para isso. Ele ajuda a criar uma experiência especial ao gerar sensações positivas no cliente. Estimulando sentidos como a audição, o paladar e o olfato é possível criar um ambiente de afeto condizente com a ocasião.

Veja algumas dicas para colocar isso em prática!

  •  Crie uma playlist com músicas românticas para tocar no sistema de som da loja; 
  •  Ofereça degustação de chocolates e produtos que podem ser presentados;
  •  Espalhe algumas rosas ou utilize aromas especiais em ambientes estratégicos da loja para gerar aquele cheirinho agradável. 

Essas ações vão fazer com que o consumidor tenha uma experiência inesquecível como aquele date que nunca sai da memória!

3) Execute ações para fidelizar os clientes

Você já conseguiu aproveitar o clima de amor no ar para atrair clientes e criar uma experiência diferenciada na loja, e essas já são grandes conquistas. No entanto, o Dia dos Namorados no varejo ainda reserva oportunidades de benefícios ainda maiores.

Entre as ações especiais para a data, é importante incluir iniciativas com foco na fidelização do cliente. As ofertas da loja estarão mais em evidência, o que provoca um aumento no movimento, o cenário perfeito para aproveitar e assegurar clientes para o longo prazo!

Conquistar novos clientes é importante, no entanto, fidelizar quem já compra em sua loja é muito vantajoso. Antes que tudo, fidelizar um cliente é mais barato do que alcançar um novo consumidor. Por isso é fundamental aproveitar datas como o Dia dos Namorados para garantir essa fidelização. 

Mas como fazer isso?

  •  Realize sorteios de produtos especiais para quem fez uma compra na loja no Dia dos Namorados;
  •  Ofereça cartões e brindes exclusivos para que os clientes possam presentear as pessoas amadas;
  •  Crie um clube de vantagens para presentear com descontos os clientes mais assíduos.

São ações simples, mas que mostram ao cliente os benefícios de comprar na loja e o motivam a sempre escolher o estabelecimento quando precisar comprar algo!

4) Capriche na comunicação visual para o Dia dos Namorados no varejo

Até aqui, já falamos sobre a importância de fidelizar o cliente, o impacto de uma experiência satisfatória, e claro, como faz a diferença lembrar o consumidor sobre o Dia dos Namorados. Existe um fator importantíssimo para o funcionamento desses três itens: a comunicação visual.

Você já imaginou como seria a jornada de compra em uma loja sem cartazes, etiquetas, banners ou qualquer tipo de sinalização?

A comunicação visual é crucial, seja para chamar a atenção do cliente que passa em frente à loja, facilitar sua experiência no PDV ou destacar as promoções à sua disposição. 

É fundamental executar esses processos com eficiência. Os cartazes precisam ser chamativos, bem diagramados e sempre atualizados para assegurar que o processo de comunicação seja assertivo. O mesmo vale para as etiquetas de preço, folhetos e peças digitais!

A eficiência da comunicação visual de uma loja ajuda a concluir com sucesso um planejamento de ofertas. Afinal, sem uma divulgação eficaz, mesmo aquelas promoções irresistíveis podem perder a força. 

Quer saber como fazer a operação da comunicação visual de sua loja da melhor forma possível? Veja a próxima dica!

5) Otimize a comunicação visual da sua loja com a Pricefy

Os varejistas compreendem, cada vez mais, a importância da comunicação visual. Contudo, muitos ainda enfrentam problemas para realizar a operação necessária. Não é simples produzir cartazes em larga escala, etiquetar os produtos sempre com valores atualizados e aplicar uma sinalização eficaz pela loja.

Alguns desafios se estabelecem para que as lojas realizem o trabalho de comunicação visual. Um dos principais é a própria demanda. São muitos produtos em oferta, os valores de alguns se alteram rapidamente, e de fato não é fácil fazer a atualização no tempo certo.

Muitos estabelecimentos apostam em processos manuais, e esse é outro obstáculo para uma comunicação visual de sucesso. É uma escolha que demanda mais tempo e aumenta o risco de erros. Por isso, a melhor solução é apostar em processos automatizados.

A Pricefy trabalha com sistemas modernos, práticos e amigáveis, que garantem a automatização de processos fundamentais para a comunicação visual de uma loja. Conheça algumas de nossas soluções!

 

  1. Cartazeamento 4.0: garante a produção de cartazes atrativos, 100% customizáveis e sem erros na produção;
  2. Etiquetas eletrônicas: atualização automática de preços, eliminando a divergência de valores entre a gôndola e o checkout;
  3. Digital signage: comunicação dinâmica de promoções e produtos com displays digitais e totens que podem ser espalhados pela loja.

Agora você já sabe como resolver os problemas de comunicação visual na sua loja para o Dia dos Namorados no varejo!

E para evitar falhas nesse processo, aproveite e leia, no blog, um artigo sobre os erros de comunicação que impedem sua promoção de alcançar o impacto necessário.

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