Como movimentar as vendas do varejo durante o inverno?
A baixa das temperaturas traz uma grande oportunidade para aquecer as vendas no varejo. Afinal, com a chegada do inverno, chega também a necessidade de criar estratégias para movimentar as vendas nos dias mais frios do ano.
Mais do que nunca, é importante ficar atento e cuidar da experiência do cliente na sua loja física, pois, se você não quer que a sua marca fique para trás, deve ficar por dentro das tendências, e a experiência de compra do cliente é quem dita as regras no momento.
Se o tempo esfria, o consumidor esquenta com a compra de produtos que vão te ajudar a vivenciar melhor este período. Neste artigo vamos explorar algumas dicas e estratégias para aproveitar as oportunidades que o inverno traz para o varejo e criar estratégias eficazes para receber bem os seus clientes e impulsionar as vendas durante os meses mais frios do ano.
Boa leitura!
A importância de aproveitar o calendário no varejo
Não apenas as campanhas de inverno no varejo são importantes, mas todas as datas comemorativas e períodos que podem resultar no aumento das vendas. Afinal, elas são sempre uma chance a mais da sua loja se destacar e sair na frente da concorrência.
As principais vantagens de aproveitar as oportunidades do calendário sazonal
- Atrair potenciais clientes e aproximá-los da sua marca;
- Melhorar sua taxa de conversão;
- Ampliar a visibilidade da marca e o reconhecimento de seus produtos;
- Fidelizar os atuais clientes e incentivá-los a consumir com maior frequência;
- Trazer de volta para a loja clientes que compraram com você há algum tempo;
- Fazer novas parcerias com outras empresas do varejo;
- Estreitar relações com os fornecedores e outras empresas parceiras;
- Mostrar ao cliente que a sua marca está preocupada em entregar mais do que produtos de qualidade, mas também uma experiência de compras diferenciada.
Quais setores do varejo vão se beneficiar com a chegada do inverno?
Todos os setores podem tirar vantagem com a queda das temperaturas, entretanto, os de vestuário, farmácia e supermercado serão os mais visados no período.
Saiba como aquecer as vendas da sua loja no inverno
Lojas de vestuário
Para as lojas de roupas e calçados, esse é o momento de fazer liquidações para abrir espaço no ponto de venda e no estoque, planejar a troca da decoração da vitrine e talvez fazer alterações no layout da loja. Ou seja, mostrar aos clientes que existem produtos novos disponíveis e apresentar um ambiente que combine com a estação.
Farmácia
No setor farmacêutico, esse é o momento de evidenciar itens envolvidos na prevenção e combate a doenças típicas de inverno, como resfriado, gripe e sinusite. Mas o varejista também pode investir em campanhas de estímulo ao conforto e bem-estar.
Abordar o uso de cosméticos, da importância de cuidar da pele e dos cabelos nesses dias frios. Além de incentivar que mantenham na alimentação o consumo de produtos naturais para aquecer e manter a saúde em dia.
Supermercado
Aproveite a estação para promover a venda dos produtos que caem muito bem com o friozinho. Chocolates, queijos, chás, caldos e vinhos.
Que tal criar ilhas de ofertas na loja com sugestões de kits?
Além disso, a ala de degustação também não deve faltar. No inverno, carnes, pães, sopas e massas são excelentes pedidas para reforçar experiências agradáveis e sugerir cardápios e harmonizações.
Uma boa oportunidade também para aumentar a venda dos vinhos, invista em especialistas, como sommerliers para atender os clientes que buscam a bebida para combinar com receitas aconchegantes no inverno.
5 dicas para aproveitar o inverno no varejo
Se você chegou até aqui, então já sabe quais ações promover para garantir um bom resultado de vendas na sua loja durante o inverno. Para te ajudar a movimentar melhor os resultados e garantir campanhas mais efetivas, confira algumas dicas infalíveis que não podem faltar nas ações do seu calendário sazonal.
1) Invista promoções sazonais
Como dissemos anteriormente, durante o inverno, os consumidores estão em busca de ofertas e promoções que possam ajudá-los a manter-se aquecidos e saudáveis. Contudo, sem a sensação de gastos exagerados. Portanto, oferecer descontos sazonais é uma estratégia eficaz para atrair clientes para a sua loja. Você pode ofertar itens específicos ou criar kits com o mix de produtos da sua loja.
“Promoção de inverno”
“Ofertas quentinhas para sua casa”
“Liquidação para você curtir o inverno debaixo das cobertas”
Use a criatividade para atrair o seu público. Lembre-se de promover suas promoções em suas redes sociais, site e e-mail marketing para que os clientes saibam das ofertas.
2) Destaque produtos de inverno
Durante o inverno, os consumidores estão em busca de produtos que possam mantê-los aquecidos, seguros e confortáveis. Por isso, certifique-se de que sua loja esteja preparada com produtos de inverno que estejam em alta demanda.
Dê destaque aos itens mais vendidos, trabalhe as vitrines de maneira temática e organize sua comunicação visual de forma atraente e eficaz, para que os consumidores vejam os produtos de inverno e encontrem as promoções com facilidade.
3) Ofereça um excelente atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente é uma parte fundamental do varejo, independentemente da época do ano. No entanto, durante o inverno, quando o clima pode ser mais hostil, ele pode fazer toda a diferença. Certifique-se de que sua equipe esteja preparada para lidar com as necessidades dos clientes, oferecendo informações precisas e soluções eficazes para seus problemas.
Um bom atendimento ao cliente pode ajudar a fidelizar e garantir que os clientes voltem à sua loja.
4) Promova eventos temáticos
Investir em eventos temáticos durante o inverno pode ser uma forma divertida e criativa de atrair clientes para a sua loja. Você pode criar eventos que se combine com o seu nicho, como degustações, workshops ou feiras, ou até mesmo convidar influenciadores digitais para uma tarde de compras. Tais eventos podem ser uma ótima oportunidade para os clientes conhecerem os produtos de sua loja, se divertirem e irem às compras.
5) Aproveite o poder das redes sociais
As redes sociais são uma ótima ferramenta para impulsionar as vendas em sua loja. Crie conteúdos relevantes relacionados ao inverno, tais como posts com dicas de moda, receitas de comidas quentes, fotos de vitrines temáticas, produtos para cuidar da pele e evitar o ressecamento do rosto e promoções exclusivas. Publique esse conteúdo em suas redes sociais e encoraje seus seguidores a compartilhar com seus amigos. Você também pode investir em publicidade nas redes sociais para atingir um público mais amplo.
Invista na experiência do cliente para aumentar as vendas durante o inverno no varejo
Com essas dicas, você está pronto para aumentar as vendas na sua loja, melhorar o relacionamento com o público e conquistar novos clientes durante o inverno no varejo. Lembre-se de que cada loja é única, por isso é importante experimentar diferentes estratégias e ver o que funciona melhor para o seu negócio. No final, o importante é manter a experiência do cliente para que ele busque pelo seu estabelecimento não apenas no inverno, mas em todas as estações do ano.
Como a Pricefy pode te ajudar com as vendas de inverno?
A Pricefy conta com soluções que ajudam a sua loja a assegurar uma comunicação visual eficaz para o inverno no varejo!
Tecnologias como o Cartazeamento 4.0, Digital Signage e etiquetas impressas e eletrônicas automatizam e otimizam os processos de comunicação para a loja. Com elas, você também pode tirar a sobrecarga dos colaboradores e permitir que eles estejam focados no atendimento direto ao consumidor. Dessa forma, pode garantir sua operação focada na experiência do consumidor.
Conheça nossas soluções e garanta um inverno de sucesso em sua loja!