Como funcionam as compras por impulso?
Quem nunca foi ao supermercado para comprar um produto específico e acabou consumindo outras mercadorias que não estavam nos planos? As compras por impulso são muito frequentes, e o varejista precisa enxergá-las como uma grande oportunidade.
Uma pesquisa realizada pelo portal de educação financeira Meu Bolso Feliz em conjunto com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revelou que 52% dos brasileiros fizeram alguma compra por impulso em um período de três meses. Os números revelam uma tendência de consumo que precisa gerar ações por parte das lojas.
Embora a compra por impulso já seja um comportamento provável do cliente, o varejo precisa trabalhar de forma estratégica para tirar o melhor proveito disso. É necessário estimular ao máximo os sentidos do consumidor para que ele faça esse tipo de compra.
Neste post, você vai entender o que são as compras por impulso e saber como induzir o seu consumidor com diferentes técnicas. Desejamos uma boa leitura!
O que são as compras por impulso?
Para compreender o que são as compras por impulso é necessário entender o ser humano. Tudo parte de uma característica: as pessoas são movidas por emoções. O desejo, por exemplo, é uma emoção capaz de pautar comportamentos e direcionar decisões.
Em relação ao comportamento de consumo, existem dois tipos de desejos por impulso. O primeiro é por uma mercadoria que o cliente pretendia comprar, mas não no determinado momento em que foi à loja para comprar outro produto. O segundo é quando o consumidor compra algo que ele não pretendia comprar ou nem precisava.
Essa tendência de comportamento de compra abre muitas possibilidades para o varejo. A chance de um cliente fazer compras extras em uma ida ao supermercado ou em qualquer loja é muito grande. Consequentemente, o varejista pode elevar seu ticket médio e aumentar os lucros.
Contudo, esse hábito do consumidor precisa ser estimulado, e essa é uma tarefa da loja. As compras por impulso podem ser motivadas por fatores que dependem da ação do varejista, como promoções, sinalização na loja e gatilhos emocionais.
É justamente nessas formas de estímulos para atrair os clientes que vamos nos aprofundar agora!
Como induzir as compras por impulso na loja?
A forma com que se organiza o layout de loja é fundamental na proposta de induzir as compras por impulso. Cada local deve ser preparado para oferecer estímulos aos consumidores e sugerir que eles façam compras que não estavam previstas.
Existem algumas técnicas essenciais para colocar isso em prática!
Mapeie as zonas quentes da loja
Encontrar os pontos de maior destaque para os clientes ajuda a alcançar a melhor estratégia de exposição dos produtos.
Dar uma boa visibilidade para os produtos é o primeiro passo para oferecê-los de maneira sutil ao cliente que, mesmo sem precisar ou ter planejado, pode decidir pela compra.
Aposte em gôndolas ao lado dos caixas
O checkout é um momento valioso para incentivar as compras por impulso. O cliente já está pagando pelas suas compras, mas pode ter esquecido de algo, além de querer levar mais alguma coisa.
Portanto, é crucial explorar bem as gôndolas ao lado dos caixas. Mercadorias como bebidas, guloseimas, revistas, pilhas e lâminas de barbear funcionam como ótimos complementos em uma compra.
Utilize o poder dos gatilhos mentais
Como você já compreendeu com a ajuda deste artigo, as emoções são capazes de direcionar as tomadas de decisão de uma pessoa. As compras por impulso carregam consigo um forte fator emocional. Sendo assim, é indispensável explorar o poder dos gatilhos mentais!
Simples frases conseguem persuadir o consumidor e fazê-lo tomar decisões inconscientes. Algumas técnicas de venda, a partir do princípio de gatilho mental, ajudam a induzir as compras por impulso com maior facilidade.
Senso de urgência
Frases como “promoção relâmpago” e “oferta válida somente até o final do dia” provocam no cliente a sensação de que ele realmente precisa aproveitar logo a oportunidade. O limite de tempo aliado à promessa de desconto e melhores condições produz um efeito infalível.
Normalmente o consumidor decide que precisa fazer aquela compra imediatamente.
Senso de escassez
É comum que muitas lojas utilizem cartazes com as seguintes frases: “últimas unidades no estoque” ou “somente X unidades disponíveis nesta promoção”. Elas mostram ao cliente que aquela boa oferta está próxima do seu limite, e ele pode perder a chance.
O sentido de escassez faz com que o cliente decida comprar para não perder aquela chance.
Preços psicológicos
Existem algumas formas diferentes de se apresentar o preço que mexem com o mental do cliente. Um produto anunciado por R$ 99,99, e não por R$ 100, parece mais barato. Mercadorias que custam R$ 500 soam mais em conta quando o preço divulgado é R$ 49,99 em 10 parcelas. Tudo isso apesar de não haver alteração real no valor.
Ou seja, a forma com que se divulga o preço, por si só, transmite ao consumidor a sensação de vantagem. Não se trata, e nem se deve, mentir para o cliente. Contudo, essas técnicas são necessárias para ganhar a atenção do público.
Invista no visual merchandising da loja
É muito importante explorar o sentido visual do cliente para estimular as compras por impulso. Embora o consumidor já tenha essa tendência, ela só acontece se os estímulos no ponto de venda forem eficientes.
O varejo precisa investir no visual merchandising, começando pela sinalização da loja. Neste sentido, um dos aspectos mais importantes é o cartazeamento estratégico. Os cartazes ajudam a atrair a atenção do consumidor e pautar suas decisões.
Um bom cartaz destaca o diferencial de um produto, sobretudo as vantagens da oferta pelo preço e condições de compra. Os cartazes devem ter um visual atrativo, ser bem diagramados e traduzir a identidade visual da loja.
Se você deseja aumentar as compras por impulso no seu estabelecimento, otimizar o processo de cartazeamento é imprescindível. A Pricefy oferece o Cartazeamento 4.0, solução que garante a criação e impressão automatizada de cartazes atrativos, que elevam o nível de experiência do cliente no seu estabelecimento.
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