Saiba como mapear a jornada do cliente no varejo!
Tenho um baita produto, logo vou vender muito e ganhar milhões. Esse é o sonho de muitos empreendedores, porém a dinâmica não é tão simples assim. Aliás, ela é muito mais complexa e exige mais atributos das empresas que querem consolidar seu nome no mercado, seja qual for o nicho.
Neste contexto, além de um bom produto e serviço, o investimento em uma boa experiência de compra para o consumidor é primordial.
Entender a importância de uma jornada do cliente no varejo é essencial para que conseguir gerar valor durante todo o processo de compra e participar ativamente de toda essa trajetória. Essa é uma forma de educar o mercado e se posicionar como uma referência.
Mapear a jornada do cliente possibilita identificar o perfil de comportamento das pessoas e quais são suas dores, o que permite ofertar produtos e serviços mais assertivos conforme às suas necessidades.
Abordaremos no artigo de hoje, com mais detalhes, o conceito de jornada do cliente e como ele faz toda a diferença no processo de interatividade com o público-alvo.
Afinal, o que é a jornada do cliente?
A jornada do cliente é todo o percurso percorrido pela pessoa até tomar a decisão de adquirir um produto.
Mesmo a pessoa que decide realizar uma aquisição de uma forma rápida, ela passa por um processo até chegar o momento de realizar o pagamento no checkout. É exatamente esse caminho que começa no primeiro contato do consumidor até a tomada de decisão de compra.
Compreender essa caminhada é fundamental para que o cliente possa conhecer a empresa e, futuramente, esse potencial comprador possa ser o multiplicador da marca no mercado.
Além disso, essa é uma forma de criar uma experiência positiva com o cliente desde o primeiro contato dele com a marca, estreitando os laços e aumentando as chances de concretizar uma oportunidade de negócio.
Quais são as etapas para mapear a jornada do cliente no varejo?
Agora que você já sabe conceitualmente o que é a jornada do cliente no varejo, que tal entender mais sobre cada fase desse processo?
Descoberta
Essa é a primeira etapa e ela acontece quando as pessoas não têm conhecimento sobre o que efetivamente procuram. Em muitos casos, elas não sabem o nome da empresa e o que ela oferece.
Nessa fase existe apenas uma curiosidade sobre um produto ou serviço executado no mercado. Normalmente, é um momento em que a pessoa está navegando na internet ou rolando o feed nas redes sociais em busca de mais informações, mas sem a intenção de compra.
Reconhecimento
A próxima fase é quando a pessoa efetivamente começa a reconhecer que tem um problema e que precisa de uma solução.
Agora é o momento em que o potencial cliente começa a ir em busca de formas para resolver aquela dor e descobre que precisará de um produto ou serviço para preencher essa lacuna.
Essa é a oportunidade para você mostrar que sua loja possui as soluções que ele precisa, deixando em evidência todo o seu diferencial competitivo dentro do mercado.
Consideração
Depois do momento da descoberta, o cliente começa a considerar as soluções que ele encontrou, avaliando qual delas pode efetivamente resolver o seu problema.
Agora você deve ter argumentos consistentes que demonstrem que sua opção de mercado é a melhor e que, por isso, ele deve optar pelo seu produto para resolver a demanda.
Decisão
Passada todas as etapas, é o momento em que o cliente está pronto para adquirir o produto. Ele já entendeu o problema que tem, mapeou as soluções do mercado e está pronto para comprar com você.
Aqui entra em cena o seu time de vendas para garantir que o cliente irá fechar o negócio e gerar receita para sua empresa.
Além da compra em si, é aqui que ele avaliará o atendimento, o processo de compra e, é a hora de, não só concretizar a venda, mas fidelizar o cliente para aquisições futuras.
Qual a importância de mapear a jornada do cliente?
Como dissemos até aqui, a jornada do cliente no varejo visa contemplar pessoas em diferentes estágios de compra. Principalmente para que você, gestor, possa levar ao seu público informações relevantes, considerando a etapa em que cada um está no funil de vendas.
Além disso, essa estratégia consegue trazer outros benefícios que aumentam o diferencial competitivo do seu negócio. Confira!
- Aumentar as vendas: recebendo os estímulos corretos, a tendência é que o cliente chegue a fase de tomada de decisão de uma forma mais assertiva, aumentando a chance da empresa de fechar mais vendas;
- Conhecer o seu cliente: a jornada do cliente no varejo faz com que você compreenda o perfil do consumidor, tendo uma noção mais detalhada de suas preferências e como ele interage com a marca;
- Reduzir custos: o fato de você conseguir ser mais assertivo na interatividade com seu cliente, proporciona uma redução nas falhas e custos com aquisição de novos consumidores;
- Fidelizar o cliente: ao seguirem a jornada, eles vão tendo contato com sua marca e, caso tenham uma experiência satisfatória, a chance de serem fiéis ao seu negócio é grande.
Se você leu esse conteúdo e entendeu a importância da jornada do cliente no varejo, por que não se aprofundar mais no assunto? Aproveite e acesse o artigo “Afinal, o que é realmente a experiência do cliente?”, e veja tudo que rolou no segundo episódio da websérie do Pricefy Talks.