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EstratégiaMarketing

Como criar um planejamento de campanha promocional no varejo?

Muito mais do que o acesso a um produto ou serviço, o consumidor atualmente busca algo a mais. Ele quer ter uma experiência de compra diferenciada, e esse é um ingrediente essencial para ele se conectar com a marca. Pensando nisso, as empresas do setor varejista precisam investir mais em planejamento de campanha no varejo para se posicionarem com diferencial competitivo e aumentarem o volume de vendas

Neste contexto, um dos mecanismos é investir em ações promocionais para estimular a população a consumir. Essa afirmação vai de encontro a pesquisa da BrandReport, que traz a informação de que 69% dos consumidores procuram mais ofertas e cupons online

Você tem dificuldade em criar planejamentos de campanha no varejo? Então, aproveite! Esse post vai cair como uma luva para você conseguir superar esse desafio. Confira na sequência!

O que é o planejamento de campanha promocional?

A campanha promocional é o planejamento de um conjunto de ações estratégicas visando promover marcas e seus respectivos produtos e serviços, considerando um determinado período. 

Entre os principais exemplos está a Black Friday, um dos maiores eventos de comercialização de produtos e serviços em âmbito mundial, sem falar nas campanhas sazonais como Dia das Mães, Natal, Dia dos Namorados, entre outros. 

Mas como essas campanhas devem ser elaboradas? Antes de colocar a mão na massa, é imprescindível que seja realizada uma boa pesquisa, com o intuito de detalhar qual perfil do público-alvo a ser atingido.

Neste contexto de análise, é preciso considerar indicadores como idade, onde mora, quais produtos consomem com mais frequência e qual abordagem gera mais engajamento com as pessoas.

Saiba quais são os objetivos das campanhas promocionais no varejo!

De uma maneira geral, o foco de um primeiro planejamento de campanha no varejo é potencializar nos consumidores a vontade de comprar. Entretanto, existem alguns objetivos complementares a esse principal que são: 

  • Estimular e aumentar as vendas;
  • Aumentar o reconhecimento da marca;
  • Atrair mais clientes;
  • Informar sobre um produto novo;
  • Ressaltar os valores institucionais da empresa;
  • Atrair um nicho específico de mercado;
  • Ter maior engajamento e crescer em alguns canais;
  • Fidelizar clientes;
  • Reter clientes.

Confira o passo a passo para construir uma campanha promocional no varejo!

  • Defina as metas e objetivos: ter bem delineado qual o foco da ação é fundamental, porque atirar no escuro, sem ter de forma clara as metas, é desperdício de tempo e dinheiro;
  • Estabeleça os indicadores de desempenho: além de definir as métricas de análise, é preciso que elas sejam mensuráveis para ser possível extrair resultados assertivos; 
  • Defina o público e a persona: como dissemos, essa é uma etapa primordial, porque errar o público a ser atingido compromete toda a estratégia;
  • Escolha os canais de comunicação: verifique quais canais são mais adequados para a execução da sua estratégia e se essas plataformas são as que o público interage mais; 
  • Faça testes: as ações de marketing preveem alguns testes para medir o nível de efetividade dos mecanismos utilizados. Tais experiências servem de base para alinhar a rota e fazer possíveis mudanças nos planejamentos; 
  • Garanta o engajamento do seu time: delegue tarefas e conscientize os profissionais de que cada um é importante dentro de toda a engrenagem para divulgação da marca; 
  • Use a criatividade: aqui nesse tópico vale explorar chamadas atrativas com gatilhos mentais. A ideia é trazer o consumidor para perto, aumentando a chance de concretizar novos negócios; 
  • Desenvolva um plano de ação: um planejamento prévio com previsão sobre quem será responsável por qual tarefa, qual o prazo de entrega, entre outras definições, é essencial;
  • Acompanhe os resultados: não adianta definir as métricas, implementar as ações e deixar de acompanhar a performance do planejamento. É preciso fazer esse monitoramento para que você consiga avaliar o desempenho da sua marca no mercado, no que diz respeito ao marketing.

A era da experiência do cliente no varejo

Como dissemos, vender um produto ou serviço não é mais suficiente, porque o consumidor espera mais, como um atendimento com elevado nível de excelência, que proporcione a ele uma experiência incrível. 

Além disso, os consumidores gostam de se conectar com marcas que demonstram preocupação com temas de interesse da coletividade como sustentabilidade, inclusão social, entre outros temas. 

Por isso, as empresas precisam se adequar a esse novo paradigma de comportamento do consumidor, trabalhando com um planejamento de campanha no varejo que contemple soluções que atendam às necessidades do público.

O Varejista deve investir em:

  • Qualidade do atendimento: esse é um pilar de investimento fundamental para que você aumente as chances de fidelizar mais clientes e ampliar sua receita. Isso passa necessariamente por proporcionar o acesso a um ambiente de compras funcional e bem higienizado, mas também por contar com uma equipe de profissionais qualificada ao seu lado;
  • Marketing sensorial: essa é uma técnica que visa estimular o desejo de compra do cliente por meio de experiências de visão, audição, paladar e olfato. A técnica cai como uma luva para um supermercado;
  • Comunicação sem atritos: é imprescindível fazer com que a comunicação com seu cliente seja clara, objetiva e assertiva. Para isso, a interatividade entre os profissionais dos diversos departamentos da empresa precisa estar bem coesa para que não ocorra ruídos; 
  • Omnicanalidade: integrar os mais diversos canais de comunicação da sua empresa (Site, redes sociais, plataforma de e-commerce) ajudam a proporcionar ao cliente uma experiência de compra mais assertiva e agradável.

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