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MarketingEstratégia

Arraiá no supermercado: aumente suas vendas com as festas juninas

A festa junina é uma das celebrações culturais mais importantes no Brasil. E para os supermercados, representa um momento de vendas aquecidas. Afinal, é um evento marcado pelas quadrilhas e as tão famosas comidas típicas. Portanto, é fundamental o preparo antecipado para as comemorações. Seja no estoque, no visual merchandising, na experiência de compra ou, claro, na qualidade das promoções, é necessário planejar e executar as melhores estratégias. 

Separamos neste artigo algumas dicas valiosas para aumentar suas vendas com um arraiá no supermercado. Boa leitura!

A importância do visual merchandising para um arraiá no supermercado

Em primeiro lugar, é necessário lembrar as pessoas que é época de festa junina. Por isso, o visual merchandising é um dos aspectos mais importantes para promover um arraiá no supermercado atrativo. 

O São João é uma festa com forte apelo imagético e tem um estilo bem característico. Isso já facilita muito na construção do visual da loja para o evento. A decoração deve representar as tradições da festa junina, além de fazer com que o supermercado e os colaboradores entrem no clima.

Enfeitar a loja com bandeirinhas, chapéus de palha e outros elementos é interessante para a imersão do seu cliente. Também é possível fazer mudanças no uniforme dos colaboradores para reforçar o ambiente de festa junina. Estabelecer esse padrão visual é atrativo para o sucesso das vendas nesta época do ano.

A decoração ajuda a lembrar os clientes que chegou o período de festas juninas. Com isso, o shopper se recorda que está na hora de comprar os produtos necessários para preparar uma canjica, caldo ou quentão. 

Os concorrentes farão esse lembrete e a sua loja não pode ficar em desvantagem. Portanto, receba os clientes no clima do arraiá e crie um ambiente propício para a venda das mercadorias em destaque!

Crie uma área especial para a festa junina no supermercado

Em alguns casos, é produtivo mudar até mesmo o layout da loja. Embora seja positivo decorar todo o estabelecimento, criar espaços exclusivos para produtos relacionados às festas juninas pode melhorar os resultados.

Neste sentido, é possível trabalhar o visual merchandising com a criação de barraquinhas espalhadas pela loja. É uma forma de chamar ainda mais a atenção para os produtos em destaque e constituir um equilíbrio com o panorama geral do espaço. 

Pensar, planejar e trabalhar a exposição dos produtos nas gôndolas é indispensável. Seja para a festa junina, Natal ou  outras datas comemorativas que façam sentido para o seu segmento. Para entender melhor sobre a organização das gôndolas, confira neste post um pouco mais sobre o planograma e sua importância para o PDV.

Prepare o estoque para não faltar nenhum produto 

O visual merchandising é crucial, entretanto, preparar o estoque de modo eficiente é ainda mais importante. O primeiro passo é analisar e entender quais são as mercadorias que precisam ser ofertadas neste período.

Quando se trata de varejo alimentício, essa resposta está nas comidas típicas do evento. É impossível imaginar o São João sem canjica, quentão, milho cozido e outros pratos tradicionais das comemorações.

Portanto, é primordial garantir a disponibilidade dos produtos usados para preparar as receitas. É um momento em que não pode faltar doces, milho, paçoca e leite. A ruptura dessas mercadorias no PDV certamente causará insatisfação no shopper. 

Após definir os produtos que serão ofertados, é importante organizar bem a compra desses elementos. Neste caso, a sazonalidade contribui muito no planejamento. Analisar os dados dos últimos anos ajuda na hora de comprar a quantidade certa de produtos, além de facilitar a compreensão dos hábitos de compra do seu público consumidor.

Realize ações promocionais que incentivem a compra

Com o estoque pronto para atender a demanda do cliente, o desafio passa a ser outro: atrair o consumidor. O shopper espera por boas promoções e ofertas que proporcionem vantagens. Sendo assim, apenas disponibilizar os produtos nas gôndolas não basta.

Algumas ações promocionais podem causar um efeito impactante nas vendas. Gerar descontos na compra de uma mercadoria relacionada e criar kits de produtos, por exemplo, são estratégias assertivas.

Outra forma de proporcionar vantagens para os consumidores é oferecer cupons e brindes. Também é imprescindível trabalhar o clube de vantagens e outras formas de relacionamento personalizado com o shopper.

As ações promocionais não devem ficar resumidas aos preços e descontos. Promova um arraiá no supermercado! Ou seja, um dia especial em que o cliente possa degustar comidas típicas em parceria com os seus fornecedores e claro, aproveitar as promoções. Agora que você já sabe como trabalhar o arraiá no supermercado para aumentar suas vendas, continue em nosso blog e veja algumas datas importantes para aproveitar a sazonalidade no varejo

Em períodos como o de festa junina, é comum que o movimento da loja aumente. Dessa forma, essas ações contribuem não apenas para aumentar as vendas, mas também para fidelizar os clientes e conquistar novos consumidores!

Garanta uma boa experiência de compra para o cliente na loja

Além de atender a demanda de produtos e oferecer promoções atrativas, existe outro grande desafio para os supermercados nas festas juninas: trabalhar para que a experiência de compra do cliente seja satisfatória.

Um dos aspectos mais importantes, quando se trata da experiência de compra, é a sinalização no PDV. Setores, corredores e gôndolas precisam ser sinalizados com uma comunicação que ajude a organizar o espaço e guiar a jornada do cliente.

Além disso, é importante garantir um cartazeamento de qualidade, para que o consumidor não se perca. Os cartazes que apresentam informações de produto, preço e promoção, por exemplo, não podem levar informações erradas ou confusas.

Também é importante eliminar os erros na etiquetagem das gôndolas. Trabalhe com tecnologias que permitam a atualização precisa dos preços, para evitar divergência de valores entre o que está na gôndola e o preço cobrado no caixa.

Outra forma de melhorar a experiência do cliente no ponto de venda é trabalhar o marketing sensorial. Permita que o cliente sinta-se confortável em sua loja e estimulado pelos sentidos sensoriais. Tudo isso torna a experiência mais especial e melhora a percepção do shopper sobre o supermercado!

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