6 dicas para melhorar a experiência do consumidor na farmácia
Comprar um remédio dificilmente é uma tarefa que as pessoas gostam de fazer. Em alguns casos, os valores são elevados e eles só são necessários quando alguém precisa tratar algum problema de saúde. Tudo isso já torna a experiência desagradável por si só, não é mesmo? Pensando neste contexto, é muito importante que o varejista saiba como melhorar a experiência do consumidor na farmácia!
O mínimo que o cliente de uma farmácia precisa é de auxílio para fazer sua escolha, além de um processo de compra ágil. Também é necessário garantir que ele possa encontrar os produtos com facilidade e promover um ambiente agradável para aliviar a tensão, pressa e outras sensações negativas que ele possa sentir ao longo da experiência.
Além dessas características próprias do segmento farmacêutico, devemos entender que o comportamento do consumidor está mudando. Ele tem novas expectativas e isso impacta no trabalho que as farmácias têm para otimizar a jornada de compra.
É por isso que listamos 6 dicas imperdíveis para você melhorar a experiência do consumidor na farmácia e garantir bons resultados em sua loja! Vamos lá?
1) Implemente processos simples e eficientes
Como sabemos, ir à farmácia raramente é algo agradável. Para clientes que buscam por remédios, a pior notícia possível é se deparar com uma jornada de compra complexa e cheia de fricções.
O que você pode - e deve - fazer é tornar essa experiência mais amigável. Para começar, implemente processos simples e eficientes para que o cliente realize a compra!
Facilite o acesso aos produtos, com gôndolas bem organizadas e corredores sinalizados adequadamente. Reduzir as filas, com diferentes opções de checkout - como o autoatendimento - também faz com que o cliente tenha uma experiência mais leve e satisfatória. Mas, se essa solução ainda não estiver dentro das condições do seu estabelecimento, o mais importante é priorizar o atendimento do cliente e não deixá-lo esperando na fila de atendimento.
Agilizar e simplificar a experiência de compra provoca no cliente gatilhos psicológicos positivos. Assim, é provável que ele considere comprar no estabelecimento novamente, fazendo com que você alcance um dos maiores objetivos da experiência, que é fidelizar o consumidor.
2) Conte com profissionais especializados
O atendimento de qualidade em uma farmácia passa muito pelo conhecimento farmacêutico e a empatia. Seja para a compra de remédios ou mesmo de cosméticos, as pessoas precisam de ajuda especializada para saber o que precisam comprar.
Portanto, um fator obrigatório para otimizar a experiência do consumidor na farmácia é contar com profissionais especializados para fazer o atendimento.
Quando alguém procura por remédios em uma farmácia, muitas vezes é necessário apresentar exames ou receitas. Somente um farmacêutico qualificado pode fazer a leitura necessária e orientar sobre a medicação.
O mesmo vale para os cosméticos. É necessário contar com uma pessoa especializada no atendimento dermatológico que indique o filtro solar ideal para determinado tipo de pele. Esse auxílio especializado passa confiança, uma sensação primordial para se transmitir ao cliente em sua experiência com a loja! Além disso, é importantes manter o cuidado no atendimento, em muitos casos, o cliente tem um sério problema de saúde ou está realizando a compra para alguém doente, tratar a situação com empatia é fundamental para tornar a experiência do cliente mais confortável em um momento delicado.
3) Ofereça um atendimento personalizado
A personalização da experiência do cliente é uma das principais tendências para o varejo em 2023. Ela faz com que as lojas consigam adaptar suas jornadas de compra às preferências e expectativas do cliente.
Essa sincronia provoca no consumidor um sentimento muito positivo: a de que a loja está totalmente adaptada para atendê-lo. Mas como fazer isso em uma farmácia?
Treine a equipe de atendimento para compreender as características pessoais de cada cliente. Essa atenção especial, como já sabemos, é obrigatória para indicar os produtos corretos. Mas, além disso, ela faz com que o consumidor perceba que há um atendimento personalizado, um carinho diferenciado com ele!
A tecnologia omnichannel também é uma resposta. Sua farmácia pode oferecer ao cliente um aplicativo em que ele encontra produtos na loja baseado no histórico de compras. Considerando que a compra do mesmo remédio muitas vezes é recorrente, essa tecnologia facilita muito a jornada do consumidor na loja.
4) Garanta a limpeza e a organização da loja
Para melhorar a experiência do consumidor na farmácia é preciso ir além do atendimento de qualidade. É fundamental construir na loja um ambiente que seja agradável, que faça com que o cliente se sinta bem em estar ali.
Até mesmo o consumidor que foi à farmácia apenas para comprar um remédio pode se sentir motivado a comprar algo mais se o local for agradável e confortável.
Para garantir um ambiente positivo em uma farmácia é importante começar pela limpeza. Qualquer ambiente sujo e mal cuidado é desagradável, mas isso é ainda mais inaceitável quando se trata de farmácia, algo diretamente conectado à saúde e higiene!
Também é imprescindível alcançar a excelência na organização da loja. Setores bem categorizados facilitam a procura do consumidor pelas mercadorias. Assim como um bom planograma é essencial para que o cliente identifique o produto que deseja nas gôndolas com rapidez e praticidade.
Conheça 4 dicas para o planograma de sua loja e melhore a exposição de produtos!
5) Trabalhe com uma comunicação padronizada no PDV
O cliente tem adquirido novos hábitos de compra. A tecnologia permite que ele pesquise pelos produtos, compare preços e defina suas preferências muito antes de visitar o ponto de venda. Isso muda o comportamento do consumidor e impacta nas lojas.
Para as farmácias, isso significa que muitos clientes não precisam de auxílio para encontrar a mercadoria desejada.
Se o consumidor já sabe o remédio, cosmético ou outro tipo de produto que vai comprar, ele dispensa o auxílio inicial no atendimento. Muitas vezes, o colaborador precisa apenas indicar onde está a mercadoria que o cliente procura. É aí que entra a comunicação!
É importante caprichar na comunicação visual para o PDV. Todos os setores precisam estar bem sinalizados, as promoções destacadas e os preços dos produtos visíveis para os clientes. Assim ele pode ter mais autonomia em sua experiência, encontrar os produtos e fazer o pagamento sem ruídos.
6) Otimize a comunicação de produto, preço e promoção com tecnologia
A comunicação de produto, preço e promoção é mesmo um aspecto fundamental para o cliente ter um processo de compra satisfatório. A sinalização ativa o sentido visual do consumidor, responsável, entre outras coisas, por guiar suas escolhas e a jornada ao longo da loja.
São os cartazes, etiquetas e sinalizações digitais que informam o cliente sobre preço e outras características dos produtos que ele deseja comprar. Além disso, para tornar a experiência ainda mais completa, é importante que você ofereça mais do que o básico. Apresentar os diferenciais dos produtos do seu estabelecimento na comunicação visual desperta no cliente o interesse em conhecer e consumir. O desafio é garantir que todo esse processo de comunicação seja feito de maneira adequada em toda a farmácia.
A comunicação visual da farmácia exibe informações fundamentais, como preço e especificações dos produtos. Apresentar dados ou valores errados e desatualizados provoca uma grave quebra na confiança do cliente em relação à loja.
Mesmo uma farmácia de pequeno porte precisa produzir esses materiais em larga escala, e sobretudo utilizá-los em pouco tempo. Portanto, é necessário substituir o trabalho manual pelo investimento na tecnologia, que garante a automatização do processo de comunicação no PDV!
Como a Pricefy ajuda a melhorar a experiência do consumidor na farmácia?
A Pricefy oferece soluções de cartazeamento e precificação inteligente que otimizam a comunicação visual no varejo. Com elas, sua farmácia pode automatizar os processos em larga escala, de forma personalizada e atrativa visualmente.
Toda a sinalização é padronizada com a identidade visual da dua farmácia. Essa adequação é indispensável para que o processo de comunicação da loja com o cliente seja profissional e eficiente.
A padronização provoca um importante gatilho mental no cliente, que se sente mais confiante na loja ao perceber que tudo segue a mesma linha visual. Além disso, ele tem a sensação de que a farmácia é séria e organizada, o que também acrescenta pontos na experiência do cliente!
Quer saber mais sobre como a identidade visual é poderosa? Leia o nosso post sobre a importância que a padronização visual em diferentes pontos de venda tem para a percepção da marca por parte do público!