4 passos para precificar seus produtos com excelência
Sabia que precificar os seus produtos pode ser um dos segredos para o sucesso do seu negócio? Afinal, os preços precisam sustentar os custos da empresa e ainda gerar um retorno.
Neste artigo, você verá algumas dicas para determinar o quanto cobrar, de forma justa para o seu bolso e o dos consumidores. Veja só!
Como precificar de forma justa e inteligente
A precificação costuma ser um grande desafio para os empreendedores iniciantes. Porém, se você seguir alguns passos simples, poderá resolver essa questão com mais facilidade. Confira!
1 - Descubra o preço por unidade
Muitas vezes, os empreendedores se perdem nos cálculos, pois sabem o valor total, mas não o unitário. Caso essa seja a sua situação, faça as contas para saber quanto custa cada produto — que você compra ou fabrica.
2 - Dilua as despesas
Os custos da empresa vão muito além dos gastos com os produtos. É preciso pensar, ainda, nas despesas variáveis e fixas. As primeiras são aquelas que dependem do volume de venda, como gastos com emissão de boleto e motoboy, por exemplo. Já as outras devem ser pagar em qualquer situação, como a folha de pagamento.
Essas despesas e os impostos precisam ser considerados e divididos pelas mercadorias. Caso contrário, você terá problemas para obter um lucro consistente.
3 - Estude o mercado
Depois que já tiver uma ideia da faixa de preço que pode aplicar, observe o mercado. Imagine que você esteja pensando em cobrar R$ 120 por algo que em todos os concorrentes custa R$ 80.
A menos que haja um diferencial surpreendente, os consumidores não irão comprar. O mesmo vale para valores muito baixos — você pode deixar de estar analisando alguma despesa.
4 - Determine uma margem
Descobriu que gasta R$ 60 para colocar um produto à venda? Então, agora pense em quanto pode lucrar nesse negócio.
Você pode, por exemplo, precificar em 20% a mais de 60 e vender por R$ 72. Além de determinar a margem que pretende obter, é necessário segui-la sempre.
Em caso de desconto ou promoção, observe qual é a margem que está deixando de ganhar e como irá compensar isso depois. Nessas situações de oferta, até vale abaixar o preço, mas desde que o volume de vendas compense.
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