Self-checkout no supermercado: melhore a experiência do cliente com o autoatendimento
Ir ao supermercado nem sempre é das tarefas mais prazerosas. Em muitos casos, o cliente ainda se depara com longas e demoradas filas, o que gera dificuldade para concluir as compras. O atendimento pode se tornar um obstáculo na jornada de compra do cliente.
Tudo isso vai na contramão dos tempos atuais. As pessoas estão cada vez mais exigentes e sem tempo. O consumidor exige experiências que sejam mais práticas e ágeis. Sendo assim, os varejistas precisam buscar soluções para esses problemas, e uma delas é o self-checkout no supermercado!
O autoatendimento age diretamente sobre um dos maiores problemas da experiência de compra no supermercado. As longas filas deixam os clientes impacientes e muitos deles apostam na rotatividade e vão experimentar outras lojas, buscando uma jornada mais rápida.
Se você deseja não perder clientes neste contexto, investir em ferramentas como o self-checkout é uma ótima saída. Não é à toa que 60,4% dos brasileiros já preferem o autoatendimento, segundo estudo publicado na revista Mercado & Consumo, realizado pela Croma Marketing Solutions.
Neste texto, você vai entender como funciona o autoatendimento no supermercado e quais são seus benefícios. Boa leitura!
O que é e como funciona o self-checkout no supermercado?
O self-checkout funciona de forma semelhante ao caixa tradicional. Ele permite ao varejista fazer um controle das vendas e processa o pagamento das compras dos clientes. Contudo, o grande diferencial é que o próprio consumidor conduz toda a operação desse pagamento.
A transformação digital possibilita que o procedimento seja rápido e fácil, mesmo para clientes que utilizam a ferramenta pela primeira vez.
Entenda, em 5 passos, como funciona um caixa de autoatendimento!
1- O cliente coloca a cesta de compras dentro do terminal;
2- O sistema escaneia os códigos de barras e registra as informações do produto;
3- A tela do terminal de self-checkout exibe informações da compra para o cliente;
4- O cliente confere os dados e conclui a compra via diferentes formas de pagamento;
5- É emitida uma NFCe (Nota Fiscal de Consumidor eletrônica) ao fim do processo.
Esse é apenas um exemplo de autoatendimento no varejo, no entanto existem outras alternativas. Alguns estabelecimentos já oferecem a função de self-checkout pelo aplicativo da loja, o que permite ao cliente poder fazer o processo e fechar o pagamento no próprio celular.
Agora você vai conhecer os 5 principais benefícios do self-checkout no supermercado!
1) Redução das filas
Uma das maiores vantagens do autoatendimento no varejo é acrescentar caixas disponíveis para o cliente. Com o self-checkout, o supermercado consegue reduzir a sobrecarga sobre os seus caixas tradicionais e dos operadores.
Dessa forma, as filas são reduzidas e, consequentemente, o processo de pagamento é agilizado. Isso torna a experiência do cliente mais satisfatória, afinal, ele não precisa esperar um longo tempo para pagar pela compra e ir embora para outros compromissos!
2) Melhoria das finanças
Além de melhorar a experiência do cliente, o autoatendimento também gera melhoria nas finanças do supermercado. Se o estabelecimento tiver três terminais de self-checkout, é necessário apenas um funcionário para supervisioná-los.
Não se trata de economizar com a contratação de funcionários. Na verdade, com o caixa de autoatendimento é possível realocar esses recursos. A mão de obra pode ser direcionada para outras áreas da loja, os operadores de caixa podem ser treinados e reaproveitados em novos desafios, e assim melhorar a operação do supermercado.
Além disso, o autoatendimento possibilita excelentes resultados financeiros porque melhora a experiência de compra. Isso resulta na fidelização do cliente e aumenta as chances desse consumidor indicar a loja para amigos e familiares, gerando um ciclo virtuoso.
3) Geração de mídia espontânea
O fato de contar com o self-checkout no supermercado já atrai a atenção do cliente. A loja se mostra moderna e preocupada com a experiência. Sendo assim, ao entrarem na loja e verem o caixa de autoatendimento, as pessoas certamente terão uma percepção positiva sobre aquele estabelecimento.
Isso acontece porque hoje em dia todos estão mais acostumados com soluções do tipo. Os clientes podem resolver quase tudo sozinhos, desde pagar a conta do banco até garantir o lanche da noite sem precisar cozinhar.
Portanto, fechar a compra no supermercado da mesma forma e evitar filas cria uma visão positiva sobre a marca.
4) Melhor aproveitamento do espaço físico
Os caixas de autoatendimento ocupam muito menos espaço do que os tradicionais. Portanto, otimizar o layout de loja é outro grande benefício do self-checkout no varejo!
Por conta dessa economia é possível aproveitar o espaço de forma mais inteligente. Isso reduz as fricções e facilita o fluxo dos clientes no supermercado. Ou seja, o autoatendimento não melhora a experiência de compra apenas com a redução das filas.
5) Aumento na competitividade
Pense nos seus concorrentes, aqueles que estão na mesma região e imagine que nem todos irão implementar uma solução de autoatendimento. Alguns inclusive podem não utilizar a ferramenta com eficiência.
Sendo assim, se você investir no autoatendimento, abre uma vantagem competitiva considerável em relação aos concorrentes. Sua loja contará com uma experiência que nem todo supermercado vai oferecer.
Afinal, apesar de ser tendência no Brasil, o self-checkout no supermercado ainda não é uma realidade na maior parte das lojas do setor!
Conclusão
O autoatendimento no varejo é uma tendência que se comunica com o comportamento do consumidor atual. Ele atende demandas do cliente que exige uma jornada mais rápida, prática e eficiente.
É uma solução perfeita para os supermercados que buscam se diferenciar por uma experiência satisfatória, sem filas e longo tempo de espera para o consumidor!
Os benefícios do self-checkout no supermercado são impactantes. Mas para alcançar bons resultados é necessário usar a ferramenta corretamente e de forma estratégica.
Continue no blog e leia o nosso artigo sobre os cuidados com o autoatendimento no varejo para que o self-checkout funcione em seu estabelecimento!