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EstratégiaMarketing

Dia dos namorados no varejo: prepare sua loja para atrair os clientes

No dia 12 de junho se comemora o Dia dos Namorados, uma das datas que mais movimenta o comércio quando se analisa o calendário sazonal. São muitos os segmentos que podem alavancar suas vendas neste evento, afinal, os casais podem se presentear de diversas formas. Por isso o comércio não deve perder a oportunidade de se preparar para o Dia dos Namorados no varejo!

Para aproveitar as oportunidades de venda neste período romântico é necessário trabalhar com antecedência. Afinal, uma das principais vantagens da sazonalidade é poder antecipar cenários. Sendo assim, é preciso pensar e executar estratégias com foco nas etapas essenciais de uma estratégia de vendas.

Neste texto, trouxemos dicas valiosas para promover ofertas atrativas. Você também verá a importância de garantir uma boa comunicação para atrair clientes e otimizar a experiência de compra no ponto de venda. Boa leitura!

Ofereça ofertas atrativas para atrair o público no Dia dos Namorados

O primeiro passo para obter bons resultados com o Dia dos Namorados no varejo é oferecer as melhores ofertas. Os clientes aguardam por boas oportunidades para dar aquele presente especial para seu parceiro ou parceira, e claro, com um bom preço. Colocar produtos e promoções realmente diferenciadas na vitrine será decisivo para o sucesso das campanhas. 

Independentemente do segmento em que atua, as lojas precisam oferecer aos clientes a possibilidade de comprar presentes criativos e de qualidade. Contudo, o diferencial competitivo de uma loja está na estratégia de vendas

Ou seja, mercadorias de alto nível, em tese, todo estabelecimento pode ter. Mas o foco do negócio deve estar na forma com que se vende e nas condições que se oferece para os consumidores. 

O amor está no ar, mas isso não é o suficiente para que o cliente compre em seu estabelecimento. Por isso, separamos, a seguir, algumas dicas que podem fazer a diferença no plano estratégico para as vendas  neste Dia dos Namorados!

Kits de produtos

Um dos principais objetivos em uma estratégia de vendas é aumentar o ticket médio das operações. Neste sentido, uma ótima alternativa é oferecer kits de produtos. Você pode incluir diversas mercadorias que são do interesse do público alvo em apenas um presente, o que também se destaca pela personalização das ofertas.

Chocolates, por exemplo, podem ser vendidos em forma de cesta. Além disso, no caso de supermercados, a loja tem a opção de permitir que o cliente monte o kit com os doces favoritos da pessoa amada.

Brindes personalizados

Ainda na ideia de aumentar o ticket médio, outra possibilidade é oferecer brindes mediante a compra de um produto acima de determinado valor. Com mimos atrativos, a loja consegue incentivar a compra de mercadorias com preço mais elevado. Além disso, o brinde ajuda a estreitar os laços com o cliente e transmitir sensações positivas.

Na compra de um perfume, por exemplo, o shopper pode receber como presente uma mini caixa com sabonetes e cremes de banho.

Cupons de desconto

Os cupons se destacam pela capacidade de incentivar a compra. Afinal, quem não gosta daquele desconto que permite economias significativas? Cupons de desconto ajudam a chamar a atenção para aquele produto que você deseja que o shopper adquira. Também é um bom método para vender itens acumulados no estoque.

Por exemplo, se a loja precisa realizar um saldão de celulares encalhados no estoque, oferecer um cupom é uma ótima forma de dar saída para o produto. 

Leia mais: Melhore seus resultados com ofertas internas no varejo

A comunicação é essencial para o sucesso do Dia dos Namorados no varejo

É importantíssimo assegurar que a loja trabalhe com ofertas atrativas, dentro de uma estratégia de vendas eficiente. Mas a competitividade do estabelecimento no mercado também depende muito da capacidade de chamar a atenção do consumidor. 

Portanto, saber comunicar as ofertas é crucial para obter sucesso com o Dia dos Namorados no varejo!

O principal objetivo deve ser estabelecer uma comunicação eficiente com o shopper. Para isso, é indispensável trabalhar com o significado da data e suas sensações. Tradições do Dia dos Namorados devem ser exploradas para que a loja entre no clima com sucesso.

É importante que o marketing trabalhe com campanhas que transmitam afetividade, amor e carinho em suas mensagens. E claro, os canais e materiais de divulgação da loja, sejam eles físicos ou digitais, devem trabalhar na mesma linha: apaixonados! 

Embora as tradições sejam importantes, outro aspecto fundamental é a pluralidade. É importante se conectar com todo tipo de casal, não apenas com os heterossexuais, afinal, toda forma de amor é válida. 

Há, ainda, a possibilidade de incentivar que mesmo os solteiros comemorem a data, seja apresentando um crush ou cultivando o amor próprio.

Impulsione as ofertas com o marketing

Além de trabalhar a comunicação a partir de conceitos sólidos, algumas ações podem impulsionar as ofertas de forma impactante. A criatividade é crucial para atrair a atenção do shopper e convencê-lo a aproveitar as ofertas da loja.

O senso de urgência é um método que pode gerar ótimos resultados. Ofertas "de última hora" costumam aguçar no cliente a sensação de que ele precisa correr para aproveitar determinada promoção ou desconto. 

E se falamos em marketing, é de extrema importância destacar o trabalho realizado na internet e nas redes sociais. Boa parte dos clientes está conectada aos canais digitais da loja, e para uma estratégia competitiva, é primordial marcar presença.

As redes sociais permitem liberdade e uma abordagem mais criativa. Trabalhar o marketing digital com foco no engajamento ajuda a ampliar o público e aumentar as vendas. 

Além disso, é fundamental promover uma comunicação integrada em outros canais, como site, aplicativo e e-commerce. Todas essas plataformas devem funcionar em conjunto, com o mesmo objetivo: atrair os clientes!

Otimize o PDV para alcançar bons resultados no Dia dos Namorados

O trabalho de marketing no ambiente digital é muito importante para ter uma boa performance com o Dia dos Namorados no varejo. No entanto, a otimização do ponto de venda também deve ser prioridade na preparação para a data. Muitos clientes vão procurar a loja física para encontrar o presente perfeito para aquela pessoa especial.

O visual merchandising é um dos aspectos mais importantes para o PDV. É fundamental que a loja transmita todo o clima do Dia dos Namorados, nas vitrines, corredores e gôndolas. Cores como o vermelho e o rosa, corações e frases que transmitem amor e carinho são itens aceitáveis para as ações. 

O equilíbrio em relação à identidade visual da marca é sempre indispensável, contudo, nesta data, algumas adaptações podem ser necessárias!

A qualidade da experiência de compra também deve ser um fator a ser tratado com muita atenção. Portanto, garanta que o shopper tenha uma jornada de compras tranquila em sua loja.

O visual merchandising não se resume à decoração, ao objetivo de atrair os clientes. É necessário encantar os clientes em toda a jornada de compra!

Portanto, além de chamar a atenção dos clientes, os cartazes, etiquetas e outros elementos do ponto de venda precisam sinalizar bem a loja e apresentar informações corretas. Eliminar erros na apresentação dos dados e preços das mercadorias deve ser um dos principais objetivos na preparação do PDV.

Apaixone o seu cliente!

No Dia dos Namorados no varejo, envolva o consumidor! Atraia o shopper com ofertas atrativas e imperdíveis, que vão garantir o presente perfeito para quem ele ou ela ama. 

Além disso, trabalhe o visual merchandising e a experiência de compra para que, nesta data, o cliente se apaixone pela sua loja!

Quer aprofundar os seus conhecimentos e se preparar ainda melhor para o Dia dos Namorados no varejo? Saiba, neste post, como trabalhar o marketing e atrair ainda mais clientes!

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