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Carnaval 2024: Digitalização do Varejo para Encantar Clientes e Potencializar a Experiência de Compra

Carnaval 2024: Digitalização do Varejo para Encantar Clientes e Potencializar a Experiência de Compra

O Carnaval é um dos feriados mais importantes para os brasileiros e tem suas características próprias, com festas, os famosos bloquinhos e muito movimento nas ruas. O varejo não está alheio a isso e precisa se movimentar junto para aproveitar as oportunidades oferecidas pela data.  

A sazonalidade oferece soluções importantes para quem deseja aumentar o fluxo de clientes na loja e a lucratividade dos negócios. O Carnaval impulsiona a procura por produtos específicos, conectados com o feriado, o que pode significar um aumento nas vendas em diferentes segmentos.  

No entanto, não basta apenas oferecer os produtos demandados. O cliente também deseja uma experiência de compra agradável e rápida, afinal, ninguém quer se estressar no Carnaval ou perder aquele tempo valioso em época de festa e folia!  

É por isso que o lojista precisa colocar em prática a digitalização do varejo no Carnaval 2024. A tecnologia te ajuda a aprimorar a experiência no PDV e encantar clientes, conquistando ótimos resultados no período do calendário mais amado pelos brasileiros. Quer saber como? Esse artigo vai te explicar!  

A Digitalização do Varejo no Carnaval

O cliente moderno é acostumado com telas e experiências mais completas. Sobretudo quando se trata de comunicação visual, a agilidade e a atratividade são pontos fundamentais e que podem ser decisivos na tomada de decisão e na percepção da marca.  

Portanto, a digitalização do varejo é um caminho sem volta.  

Existem algumas tecnologias indispensáveis nesse processo. Elas focam tanto na proposta de oferecer uma experiência mais eficaz como na ideia de estabelecer uma jornada encantadora, que leva prazer para o cliente enquanto ele realiza a compra.  

O Digital Signage, por exemplo, ocupa um lugar de protagonismo nessa proposta. As telas digitais, já tradicionais em aeroportos, estádios e shoppings, têm sido cada vez mais utilizadas no varejo.  

Outra tecnologia de destaque é a etiqueta eletrônica. Substituindo ou complementando as etiquetas de papel, elas se destacam, entre outros fatores, por oferecer mais praticidade na atualização e correção dos preços exibidos nas gôndolas.  

Nos próximos tópicos você vai entender mais sobre essas soluções e conhecer outras que contribuem para o processo de digitalização do varejo com foco no carnaval!  

Aprimorando a Experiência de Compra

Algumas lojas do varejo ainda enfrentam problemas em relação à experiência de compra que é oferecida ao cliente.  

As falhas mais comuns são:  

  • Divergências entre o preço exibido na gôndola e o que é cobrado no checkout  
  • Má diagramação dos cartazes, que atrapalha o impacto das ofertas  
  • Informações erradas sobre promoções  
  • Longas filas para pagar pelos produtos e caixas sobrecarregados  

Sobretudo em momentos como o Carnaval, marcados pela alegria e pelo clima positivo vivido pelos clientes, não é nada lucrativo causar incômodo ao longo da jornada de compra.  

É necessário trabalhar para que esse cliente deseje voltar mais vezes à sua loja. O Carnaval é um ótimo gatilho para aproveitar o fluxo de consumidores, aprimorar a experiência de compra e fidelizar o cliente.  

Soluções digitais para aprimorar a experiência do cliente  

Como no Digital Signage o processo de criação e divulgação das ofertas é digitalizado, o varejista consegue eliminar os erros em informações das promoções e nos preços.  

Além disso, é possível criar ofertas a partir de modelos pré-definidos e com um padrão eficiente de diagramação.  

As etiquetas eletrônicas, por sua vez, apresentam soluções para acabar com a divergência de preços entre a prateleira e o caixa. Afinal, com elas, os preços são atualizados automaticamente, já que elas podem ser integradas com o sistema.  

Já o problema do longo tempo de espera nas filas pode ser solucionado com o self-checkout. Essa solução é outra forma de aprimorar a experiência do cliente com a digitalização da loja com foco em diversificar os procedimentos de pagamento pelos produtos, que reduz a sobrecarga dos caixas convencionais!  

Encantando Clientes com Experiências Digitais

Além de oferecer uma experiência de compra prática e funcional, o cliente moderno exige, cada vez mais, uma jornada que também o encante, oferecendo entretenimento e imersão.  

Uma jornada divertida aumenta as chances de o consumidor criar uma percepção positiva sobre sua loja, além, claro, de gerar a vontade de retornar ao estabelecimento outras vezes para sentir essa mesma sensação!  

O Digital Signage, por exemplo, possibilita criar experiências interativas e imersivas.  

Em tempos de Carnaval, porque não oferecer uma tela em que o consumidor pode ficar em frente ao display e, por meio de uma câmera conectada, experimentar fantasias em tempo real? E claro, gerar aquele print para que ele possa compartilhar em suas redes sociais!  

Essas experiências de realidade aumentada são tendência no varejo e permitem que a jornada oferecida em sua loja vá muito além de apenas escolher e pagar por um produto.  

O encantamento também pode ser estabelecido a partir da personalização.  

Também é possível disponibilizar QR Codes, tanto no digital signage como em pontos próximos às gôndolas, para que o cliente tenha acesso, no aplicativo da loja, a ofertas exclusivas e customizadas de acordo com seus dados.  

Ao conectar essas experiências com o histórico de compras e preferências do consumidor, a loja mostra que preparou aquela promoção em especial para cada cliente, gerando a percepção de exclusividade!  

Transformando a Jornada do Colaborador

Para alcançar bons resultados no varejo, seja com o aumento das vendas ou na melhoria da jornada de compra do cliente, é necessário, antes, ajustar a operação da loja.  

E sobretudo em datas especiais como o Carnaval, em que a demanda é alta, os colaboradores podem ser sobrecarregados. Portanto é necessário oferecer boas condições de trabalho para os funcionários, além de ferramentas que potencializam suas capacidades.  

Soluções tecnológicas como o Digital Signage e a Etiqueta Eletrônica se destacam por reduzir o trabalho manual e diminuir erros ao longo do processo. Dessa forma elas poupam tempo e esforço, permitindo que o colaborador se concentre em outras tarefas.  

Assim, sua loja possibilita que não só os clientes, como também seus colaboradores, passem por um Carnaval feliz, sem estresses e com motivos para celebrar!  

Invista na digitalização do Varejo no Carnaval 2024

Clientes e colaboradores satisfeitos, jornada de compra aprimorada e experiências encantadoras para criar percepções positivas sobre sua marca. O Carnaval de 2024 promete e será mais lucrativo e positivo se você investir na digitalização da sua loja.  

O varejo digitalizado se conecta com um momento de alta conectividade e constante contato com as tecnologias. Apostar em soluções digitais como as Etiquetas Eletrônicas, o Self Checkout e o Digital Signage faz com que sua loja se adapte ao momento e atenda as demandas do consumidor moderno.  

E para implementar todas essas estratégias, conheça as soluções oferecidas pela Pricefy by Selbetti! Elas permitem que seu estabelecimento tenha acesso às experiências mais eficazes e apropriadas para o momento!  

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