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5 dicas valiosas para otimizar a precificação no supermercado

O preço é um dos fatores que guiam o comportamento de compra do consumidor e que muitas vezes são decisivos na escolha do cliente. Por esse motivo, a precificação no supermercado é uma das estratégias mais importantes para os gestores do varejo que buscam aumentar as vendas!

Apesar da notória importância, e ainda que se trate de um mercado competitivo, muitos gestores ainda fazem a precificação de maneira aleatória. Sem o auxílio da tecnologia, este processo pode ser mais difícil e se tornar uma barreira para o sucesso administrativo e financeiro no varejo.

Neste post, você vai conhecer 5 dicas valiosas para otimizar a precificação no supermercado. Mas antes, vamos entender um pouco melhor a importância de realizar esse processo de maneira criteriosa e compreendê-lo como parte fundamental da estratégia comercial. Continue lendo!

A importância da precificação no supermercado

O impacto ao fazer ou não uma precificação correta em um supermercado é algo que se pode notar rapidamente. Essa árdua tarefa, para os gestores, interfere nos resultados e também na condução de processos internos essenciais para o funcionamento do varejo.

Uma precificação incorreta pode resultar em distorções perigosas para o comércio. Fazer os clientes pagarem valores acima da média por produtos pode causar no consumidor a sensação de injustiça, o que é péssimo para uma loja!

Além disso, o supermercado pode ficar marcado pelos altos preços, o que nem sempre condiz com o público e a região em que está instalado. Aliás, esse é um dos pontos mais importantes da precificação: ajustar os valores conforme as características do público que frequenta o supermercado.

Entretanto, não só os preços altos são motivos de preocupação. Ao não valorizar de forma adequada a precificação no supermercado, o supermercadista também corre o risco de cobrar valores muito abaixo da média, o que resulta em um lucro baixo e que não condiz com o negociado pela equipe comercial. Ou seja, cobrar preços muito acima ou muito abaixo pode ser fatal no momento de fechar a conta.

Portanto, o processo de precificação é considerado parte fundamental da estratégia comercial de um supermercado. Ele deve estar alinhado com outras áreas, como o marketing e o financeiro, e também pode ter como aliado crucial a tecnologia, como você vai entender de maneira mais profunda ainda neste artigo!

As dicas mais importantes para fazer a precificação no supermercado

Agora vamos às 5 dicas valiosas para colocar em prática a precificação no supermercado a partir de estratégias eficientes!

1 - Tenha em mente todos os custos do produto 

Além do valor gasto para a produção, é importante conhecer, de maneira geral, todos os custos que envolvem o produto. Explicamos: é necessário entender esses custos como algo que vai além do valor pago por ele e considerar tudo o que é gasto para vendê-lo.

Fatores operacionais, como o que é gasto com água, eletricidade, ferramentas e mão de obra são fundamentais para entender o valor real do produto. O preço que o cliente vai pagar deve cobrir todo esse custo de produção e venda!

2 - Entenda as obrigações tributárias

Ao se tratar de custos, também é imprescindível entender as obrigações tributárias de uma empresa. É preciso considerar o faturamento anual da loja, pois a base de cálculo e o tipo de tributação variam conforme os valores que entram no caixa!

Entender os diferentes tipos de regimes tributários, como Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real e Lucro Arbitrado, ajuda a compreender quais impostos precisam ser pagos de fato. Estar por dentro de todo esse processo contribui para realizar o planejamento financeiro, e consequentemente organizar a precificação no supermercado.

3 - Conheça a concorrência 

Uma das estratégias mais importantes para fazer a precificação é analisar a concorrência. Ao entender os valores cobrados pelos produtos em supermercados concorrentes é possível ter argumentos que podem ser importantíssimos para negociação com fornecedores e então, cobrar um preço menor e ganhar vantagens na preferência do cliente.

Além disso, o monitoramento da concorrência pode ser mais ágil e assertivo quando feito com ferramentas ou empresas que oferecem esse serviço automatizado. Tratamento dos preços e dados confiáveis são essenciais para saber exatamente qual estratégia seguir com base na concorrência. 

Contudo, esse processo deve ser feito de maneira criteriosa e detalhada, pois os preços praticados pelo concorrente são resultados de uma série de variáveis, como o volume de produtos no estoque, por exemplo!

4 - Compreenda a demanda

Por falar em estoque, outro fator fundamental da precificação é compreender a demanda. A definição dos valores cobrados pelos produtos começa na compra dos mesmos, que deve ser compreendida de forma estratégica.

Para isso, é preciso entender a real demanda por determinado produto. Os mais procurados significam uma margem de lucro menor, mas o alto volume de vendas pode ajudar a compensar essa equação!

5 - Ajuste a margem de lucro

O objetivo final da precificação e de todos os processos administrativos no varejo é o lucro. Portanto, parte crucial no processo de precificação no supermercado é ajustar a margem de lucro, que significa o valor que resta da seguinte equação: valor da venda e pagamento do custo do produto!

Definir a margem de lucro é importante para que o valor da venda cubra o custo e ainda dê rendimentos. Nem sempre é possível fazer isso, e por vezes o objetivo é apenas vender a mercadoria que está no estoque, para não gerar quebras ou perdas. Mas uma estratégia de precificação bem-feita visa trabalhar sempre dentro dessa margem de lucro!

Soluções tecnológicas para otimizar a precificação no supermercado

O varejo é uma das tantas áreas que tem na tecnologia uma parceira valiosa! Afinal, são inúmeros os processos administrativos que podem ser facilitados por soluções tecnológicas e entre eles está a precificação!

Existem softwares que tornam esse processo uma tarefa mais prática no supermercado e que exige menos tempo para ser realizada. Além disso, reduzem as chances de erros humanos e, por meio da conectividade e interação com outros sistemas, permitem uma integração com outros departamentos.

A Precificação Inteligente no PDV, por exemplo, é uma solução da Pricefy para a criação de etiquetas de preços. O processo é realizado de forma automática e gera etiquetas que seguem um padrão visual moderno e atrativo. Além disso, a impressão e aplicação nas gôndolas é feita com muito mais praticidade.

Outra grande vantagem desta solução é que a ferramenta proporciona um acompanhamento em tempo real dos indicadores da loja. Todo o processo de etiquetagem gera relatórios que podem ser essenciais para ajustar as estratégias!

Convencido sobre os benefícios da tecnologia para a precificação no supermercado? Leia este post em nosso blog sobre o que considerar na hora de escolher um aplicativo para criar cartazes!


Agora você já conhece o poder da precificação no supermercado e aprendeu dicas essenciais para realizar esse processo com eficiência! Acompanhe a Pricefy no Instagram e LinkedIn e conheça as nossas soluções para o varejo. 


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