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5 dicas para criar um bom layout para loja de eletrodomésticos

Talvez você já tenha ouvido falar que 90% das pessoas viram à direita assim que entram em uma loja. Embora seja difícil prever o que uma pessoa específica vai fazer, o comportamento dos consumidores segue padrões, afetados pelo layout, ou seja, a forma como as prateleiras, balcões e produtos estão dispostos. A mesma ciência vale para criar o layout de loja de eletrodomésticos.

Pesquisas do varejo mostram que o layout da loja influencia na captação de clientes, na decisão de compras e na lucratividade dos estabelecimentos.

Neste post, você entenderá o porquê. Em seguida, conhecerá cinco dicas para fazer um layout mais eficiente em lojas de eletrodomésticos. Vamos começar?

Importância do layout de loja de eletrodomésticos

O fundador do Walmart, Sam Walton (1918-1992), aprendeu cedo que o ambiente físico da loja afeta a forma como os clientes interagem com as mercadorias e, consequentemente, quanto dinheiro eles gastam. É uma lição valiosa, já que o Walmart é hoje a maior empresa do mundo em receita.

Pense em lojas nas quais você teve experiências boas e ruins. O que torna um ambiente agradável e convidativo? O que têm em comum aquelas lojas que, logo que entramos, dão vontade de ir embora? Parte das respostas para essas perguntas estão no layout da loja. 

5 dicas para melhorar o layout de loja de eletrodomésticos

Nesta seção você conhecerá algumas dicas simples para tornar sua loja mais atraente. Confira!

1. Invista em uma boa vitrine

Muitos varejistas não são adeptos das vitrines, principalmente dos pequenos estabelecimentos, esperando que os clientes olhem diretamente para a loja. Mas, as vitrines são as "janelas" do estabelecimento. Um display com uma promoção convidativa pode atrair vários consumidores.

2. Seja adepto da proposta "menos é mais"

Associamos a ideia de espaço à riqueza. Se uma loja ou vitrine está abarrotada de itens, isso os desvaloriza; parecem baratos e sem importância.

Um bom layout destaca menos itens. Isso também facilita para o cliente entender as características e vantagens de uma máquina de lavar roupa ou geladeira, por exemplo. Cada eletrodoméstico envolve muita informação, então é melhor que a loja mostre menos opções.

3. Preste atenção nas cores

As cores comunicam muito e são percebidas antes de qualquer número ou texto. Um bom layout para loja de eletrodomésticos usa poucas cores e suas variações, de acordo com a estratégia do PDV.

Em geral, essas lojas usam azul, branco e cinza, que transmitem pureza, calma e elegância. O azul é a cor mais associada a bens de tecnologia e informática, enquanto o branco e o cinza são reservados à "linha branca". Amarelo e vermelho podem ser reservados aos cartazes com promoções.

Veja neste post como as cores influenciam no comportamento de compras do consumidor. 

4. Use os espaços vazios

Existe uma "zona de descompressão" que é a entrada da loja. A partir desse local, o cliente costuma olhar para a direita, mas não presta atenção no que está perto dele. Portanto, permita que a entrada fique razoavelmente vazia, dando espaço e conforto para o cliente entrar e olhar melhor as mercadorias. Da mesma forma, longos corredores ou prateleiras sem interrupção são cansativos. Vale a pena deixar espaços para melhorar a circulação.

5. Permita a interação com os eletrodomésticos

Eletrodomésticos são produtos caros e cada vez mais sofisticados. São itens que estão presentes em nosso dia a dia. O cliente precisa de tempo e espaço para tocá-los, imaginar como caberiam dentro de casa e entender suas funções.

Assegure-se de que o layout deixou espaço para abrir a porta da geladeira, alcançar o painel de cada máquina e assim por diante. Um cliente que consegue interagir com o produto ganha confiança e, consequentemente, tem mais chances de comprar.

Criar um layout para loja de eletrodomésticos é tão importante quanto em outros estabelecimentos do varejos. Cuidados simples com a disposição de produtos, cartazes e balcões podem tornar a loja mais atraente, aumentar o tempo que os clientes passam dentro dela e, consequentemente, gerar mais vendas. É só começar a aplicar estas dicas e depois medir os resultados.

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