Voltar ao Blog
TecnologiaInovação

Sustentabilidade e Eficiência: Como Práticas Eco-friendly Podem Impactar o Varejo?

Sustentabilidade e Eficiência: Como Práticas Eco-friendly Podem Impactar o Varejo?

FO perfil do consumidor está passando por uma transformação significativa. Hoje, para que um negócio obtenha sucesso, não basta mais oferecer bons preços, produtos de qualidade e uma experiência satisfatória. Os clientes estão apresentando novas exigências ao varejo, incluindo questionamentos sobre o posicionamento social e ambiental que as lojas adotam.

Não é por acaso que um dos assuntos mais citados na NRF 2023, maior congresso do varejo mundial, foi o ESG (Environmental, Social, Corporate Governance). Entre os três termos, o meio-ambiente (environmental) se destaca como uma questão urgente, ressaltando a importância de se abordar a sustentabilidade no varejo.

Diante das crescentes preocupações com as mudanças climáticas, o tema da sustentabilidade está se tornando cada vez mais presente em nossa sociedade. As pessoas estão se tornando mais conscientes sobre a importância desse assunto e estão modificando seus comportamentos, inclusive no que diz respeito às decisões de compra. Essa mudança de mentalidade tem um impacto direto no varejo.

Neste artigo, você vai saber porque as empresas eco-friendly alcançam uma maior eficiência no relacionamento com o público. Também listamos boas práticas sustentáveis que você pode adotar, permitindo que você e seus clientes contribuam para um futuro melhor.

Boa leitura!

Por que a sustentabilidade no varejo está se tornando um fator chave na decisão de compra?

Um estudo divulgado pela Teads, uma plataforma global de mídia, em parceria com a Kantar, uma  empresa especializada em dados, revelou que nove em cada 10 brasileiros declararam que a sustentabilidade desempenha um papel importante em suas vidas.

Esse levantamento evidencia que a sociedade já está percebendo os impactos ambientais em seu cotidiano e está se envolvendo mais ativamente no assunto. Como resultado, estão ocorrendo mudanças significativas nos hábitos e comportamentos das pessoas, como o uso racional da água, o controle do consumo de eletricidade e o aumento da reciclagem.

Mas o que o varejo tem a ver com isso? A resposta é: tudo! 

Por razões óbvias, as lojas consomem recursos naturais em uma escala muito maior que as famílias. Isso por si só, aumenta a responsabilidade do varejo, que também precisa se engajar, mudar hábitos e comportamentos. 

Além de simplesmente assumir um compromisso com a sustentabilidade, o varejo também obtém benefícios ao adotar boas práticas ambientais. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Mercado Livre, 1,4 milhão de consumidores brasileiros compraram produtos sustentáveis.

Isso significa que o cliente "verde", como é conhecido esse consumidor mais engajado com as causas ambientais, tem um impacto direto na competitividade de um negócio!

Os benefícios do varejo eco-friendly

Investir em sustentabilidade no varejo abre caminho para uma série de benefícios significativos. Além de atrair clientes engajados nos compromissos ambientais, sua loja pode alcançar diversas outras conquistas de longo prazo. 

Práticas sustentáveis agregam valor à marca, afinal, o “cliente verde” que observa o esforço feito para cuidar do ambiente se identifica e fortalece os laços com a loja.

Esses consumidores tendem a ser mais leais, recomendando seu negócio para conhecidos, o que impulsiona um ciclo positivo que impacta todo o mercado.

Além disso, os estabelecimentos também podem observar uma considerável redução nos custos ao adotar estratégias de sustentabilidade. O corte nos desperdícios, bem como no consumo de energia faz a diferença no balanço financeiro. 

Quer ter acesso a essas vantagens competitivas e contribuir para um mundo mais sustentável? Listamos, a seguir, 5 boas práticas ambientais para se adotar no varejo!

1) Elimine o desperdício

O conceito de sustentabilidade pressupõe uma utilização mais econômica de todos os recursos. E aqui não falamos apenas de energia e outros insumos naturais. Portanto, é fundamental implementar um controle de estoque eficiente, evitando desperdícios de produtos que possam estragar ou vencer. Além disso, considere a reutilização, evitando embalagens descartáveis sempre que possível.

2) Utilize a tecnologia verde

Um dos maiores inimigos da sustentabilidade é o excessivo consumo de papel. Além de ser prejudicial ao meio ambiente, essa prática pode ser contraproducente para os negócios.

Recursos tecnológicos como armazenamento em nuvem, folhetos virtuais e etiquetas eletrônicas,   não apenas reduzem erros manuais e automatizam processos, mas também ajudam a diminuir o consumo de papel.

Além disso, considere a possibilidade de utilizar energias alternativas, como lâmpadas mais econômicas, para reduzir o consumo de energia em sua loja. Isso não apenas beneficia o meio ambiente, mas também pode resultar em economia de custos a longo prazo.

3) Seja promotor da reciclagem

Separar e reciclar o lixo produzido pela sua loja é uma ação simples, porém essencial, que já provoca um impacto positivo no meio ambiente.

No entanto, o seu negócio pode ir além e se tornar um promotor da reciclagem, oferecendo espaços para a coleta de materiais como papéis, garrafas PET, pilhas e outros itens recicláveis.

Nesse sentido, vale destacar o case de sustentabilidade da Via, que criou o programa Reviva, o maior programa de reciclagem do varejo brasileiro. O grupo realiza a captação de produtos eletrônicos para descarte dos clientes em suas lojas, que são posteriormente enviados para parceiros especializados.

Além disso, eles também coletam resíduos recicláveis gerados em todos os escritórios e lojas do grupo, o que contribui significativamente para a redução do volume de lixo descartado diretamente no meio ambiente. Ações como essa não apenas fortalecem a imagem da marca, mas também demonstram um compromisso real com a sustentabilidade e o bem-estar do planeta.

4) Implemente entregas sustentáveis

Uma outra maneira de promover uma parceria sustentável com o cliente é modificar alguns aspectos relacionados à entrega das compras. Evitar o uso de itens degradantes para o meio ambiente no processo de entrega pode ter um impacto significativo.

Muitas lojas já optaram por substituir embalagens plásticas ou de isopor por alternativas feitas  de materiais biodegradáveis. Além disso, produtos como canudos, copos e talheres de plástico também não são recomendáveis para a sustentabilidade no varejo.

5) Priorize fornecedores eco-friendly

Não adianta muito a sua loja adotar boas práticas ambientais se você continuar trabalhando com fornecedores que não compartilham do mesmo compromisso eco-friendly.

Portanto, para criar um impacto real e cumprir efetivamente o compromisso com a sustentabilidade, é fundamental priorizar parcerias com empresas que também sejam responsáveis com o meio-ambiente e adotem práticas amigáveis!

Investindo em tecnologias sustentáveis para a comunicação visual no varejo

A comunicação visual é um dos pilares do varejo, mas também é uma área que pode gerar desperdícios e práticas prejudiciais ao meio ambiente, principalmente devido ao uso excessivo de papel para comunicar preços, produtos e promoções em cartazes, folhetos e etiquetas.

O problema é que a utilização indiscriminada contribui para a degradação ambiental e ainda pode resultar em maiores custos operacionais para o varejo.

A boa notícia é que reduzir o consumo e evitar exageros é possível, graças à tecnologia. 

Conheça, a seguir, os recursos mais eficientes para adotar uma comunicação visual sustentável no varejo:

Cartazeamento inteligente: Um erro em um cartaz geralmente resulta em sua substituição por um novo, o que aumenta o desperdício de papel. No entanto, com a automação do processo de cartazeamento, os erros ortográficos e de dados são eliminados, reduzindo o descarte e o consumo excessivo de papel.

Etiquetas eletrônicas: Substituir etiquetas de papel por etiquetas eletrônicas é uma maneira eficaz de reduzir o uso de papel no varejo. Além disso, muitas etiquetas eletrônicas têm baterias de longa duração, o que evita a necessidade de trocas frequentes e o consequente descarte de baterias no meio ambiente.

Digital signage: Os displays digitais podem substituir banners e cartazes convencionais feitos de papel. Além disso, as versões mais modernas desses dispositivos utilizam telas e baterias sustentáveis, que consomem pouca energia.

Comunicando a abordagem sustentável para atrair consumidores conscientes

As dicas mencionadas ao longo do texto são passos essenciais para que qualquer loja se aproxime do objetivo de adotar práticas sustentáveis e ser ecologicamente responsável. O próximo passo é a transparência, ou seja, comunicar essas políticas e iniciativas de sustentabilidade para o público consumidor.

Medidas como o uso de energias renováveis, a redução no consumo de papel, a gestão inteligente da água e o recolhimento de materiais recicláveis precisam ser comunicadas de forma clara e destacada para seus clientes.

É essencial que essas ações sejam evidenciada no ponto de venda, por meio de banners e folhetos que formalizem o compromisso assumido pela loja, convidando o consumidor a se envolver e apoiar essas práticas. É ainda mais eficaz se você adotar o design sustentável, utilizando materiais ecológicos para criar essas peças de comunicação.

Além disso, é importante utilizar as redes sociais e o contato com os consumidores por e-mail para reforçar as campanhas e iniciativas de sustentabilidade. Dessa forma, a sustentabilidade se torna parte integrante da identidade da loja, adicionando um valor significativo à marca aos olhos dos consumidores conscientes.

Conclusão: Por que Vale a Pena Investir no Varejo Sustentável?

A relação com os clientes representa um dos aspectos mais valiosos do varejo. Para cultivá-la e fortalecê-la, é fundamental adaptar-se às expectativas e preferências em constante evolução do consumidor.

Neste contexto dinâmico, adotar práticas sustentáveis não é apenas atender a uma demanda, mas sim responder ao apelo de um cliente cada vez mais interessado e comprometido com a causa ambiental. Investir na sustentabilidade é, portanto, investir na prosperidade do relacionamento da loja com o público.

Além disso, medidas sustentáveis permitem que o varejo economize recursos, reduza os custos operacionais e alcance uma maior eficiência em suas operações.

E se você ainda tem dúvidas sobre a importância da sustentabilidade no setor, continue no blog e leia o artigo em que explicamos porque vale a pena investir no varejo sustentável!

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades de tecnologia para o mercado de Varejo
Assinatura realizada com sucesso!
Oops! Deu algo errado com a sua inscrição.