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Sazonalidade no varejo: como preparar minha loja para o Dia da Mulher?

O Dia da Mulher, celebrado em 8 de março, é um dos momentos comemorativos de maior visibilidade no ano. Quando se fala em sazonalidade no varejo, a data deve ser trabalhada com muita atenção, afinal, tem ganhado cada vez mais destaque na sociedade, por ser um dia marcado pelo histórico de lutas por direitos iguais e respeito.

Além de aumentar as vendas, saber trabalhar as datas comemorativas contribui para que uma loja se aproxime dos consumidores e gere empatia com diferentes públicos. 

No longo prazo, essa estratégia gera valor para a marca, além de conquistar novos clientes e fidelizá-los. 

Neste artigo, você vai saber como preparar a sua loja para o Dia da Mulher e atrair o público feminino de maneira eficiente neste período do ano!

Sazonalidade no varejo: como o calendário sazonal melhora a performance da loja?

O calendário sazonal é uma ferramenta importantíssima para o varejo. Ele permite que o gestor se prepare da melhor forma para momentos relevantes do ano, como datas comemorativas importantes na cultura do consumidor.

Períodos como o Dia da Mulher geram enorme repercussão entre as pessoas. Essas datas são vividas intensamente nas redes sociais, por exemplo, o que faz com que o tema atraia a atenção do público e tome conta do cotidiano dos clientes. 

Por isso é tão importante que o varejo faça parte e entre no clima das datas comemorativas. Seja nas redes sociais ou no ponto de venda, sua loja só tem a ganhar ao realizar ações especiais nestes períodos. 

A cada data comemorativa é possível realizar campanhas diferentes, que geram empatia e permitem uma aproximação, seja com pais, mães, mulheres ou namorados… Assim sua loja consegue conquistar novos consumidores!

A sazonalidade no varejo pede uma comunicação customizada

Agora você já sabe quais são os benefícios da sazonalidade no varejo. Mas como colocar em prática estratégias que podem gerar bons resultados em datas como o Dia da Mulher?

Não basta apenas entrar na onda! É necessário apostar em uma proposta de comunicação eficaz, que estimule a identificação com o público de destaque, neste caso, o feminino.  

Nenhuma mulher é igual a outra. Entre as suas clientes, você pode encontrar diferentes características e, sobretudo, preferências e expectativas que tornam essa identificação com o público uma missão mais complexa. 

Por isso, um passo muito importante é conhecer, de fato, o seu público consumidor. Os dados ajudam a traçar perfis mais detalhados dos clientes e ajudam na criação de campanhas com uma identidade mais coerente!

Compreender o contexto da sua loja e respeitar os limites na hora de desenvolver as campanhas também é elementar. Afinal, fugir da identidade de comunicação do seu negócio pode prejudicar a percepção do público sobre a marca. 

Quando se fala em Dia da Mulher, existem algumas estratégias universais, que são importantes em qualquer segmento. É crucial ter a percepção sobre como a data é retratada nos dias de hoje, e seguir a linha do empoderamento feminino e da valorização da diversidade.

Para alcançar a identificação com o público feminino, é necessário apostar em uma comunicação abrangente, capaz de tocar mulheres de diferentes raças, idades, profissões e hábitos de consumo. Portanto, fuja dos clichês!

Personalize o visual merchandising da loja para o Dia da Mulher

Depois de definir um bom planejamento de comunicação para o Dia da Mulher, é a hora de transferir tudo isso para o visual merchandising da loja. Afinal, os aspectos visuais do estabelecimento são cruciais para efetivar a aproximação com o público em destaque e o assunto do momento.

Durante o dia 8 de março, ou ao longo de toda a semana, os gestores devem priorizar a identificação com o público feminino na decoração da loja. Um bom trabalho de visual merchandising é indispensável para concluir esse objetivo.

Não se trata apenas de enfeitar o espaço, mas de potencializar o layout do estabelecimento para apresentar produtos e ofertas da melhor forma! 

Vitrines, corredores da loja e gôndolas podem trazer estímulos visuais focados em atrair o público feminino e reforçar o vínculo. Essa personalização faz com que a experiência das clientes seja diferenciada, o que melhora a percepção da marca e incentiva o consumo.

Além de propostas focadas em sazonalidade no varejo, ou seja, medidas que são temporárias, é essencial trabalhar sempre com um visual merchandising de excelência. Saiba, neste post, como tornar a comunicação de uma loja mais atrativa!

Destaque as ofertas mais atrativas para o Dia da Mulher

Garantir uma comunicação efetiva com o público feminino e um visual merchandising que acompanhe isso são aspectos cruciais da estratégia para o Dia da Mulher no varejo. No entanto, sabemos que as clientes também têm como prioridade aproveitar boas ofertas e promoções

Por isso, para ter uma boa performance nesta data, é fundamental garantir ofertas atrativas. Neste sentido, a sazonalidade também contribui muito, afinal, com esse recorte de público, e o foco nas consumidoras, é possível desenvolver promoções mais exclusivas!

Aqui é importante retornar a alguns conceitos citados anteriormente no texto. O perfil das clientes ajuda a planejar ofertas que vão atender melhor suas expectativas. Também é imprescindível fugir dos clichês, ou seja, nada de destacar ofertas de produtos de casa ou presentes que tocam em estereótipos femininos. 

Uma ótima estratégia de ofertas para supermercados, por exemplo, é oferecer combos de produtos que incentivam um churrasco ou uma festa entre amigas. Os cartazes de sua loja também devem incentivar a compra de presentes para mulheres especiais!

Portanto, assegure que os processos de cartazeamento, etiquetagem, precificação e outros materiais de divulgação no PDV estejam preparados para destacar ofertas realmente diferenciadas para as mulheres.

A sazonalidade no varejo também é um conceito importante para otimizar os processos operacionais que envolvem a divulgação das ofertas no varejo. Afinal, com conhecimento prévio sobre cada data é possível assegurar a produção em larga escala de cartazes e etiquetas necessárias para cada período do ano. 

Agora que você já sabe como preparar sua loja para o Dia da Mulher, conheça os 3 conceitos de comunicação visual mais importantes para divulgar uma oferta!

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