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Marketing sensorial na farmácia: melhore a experiência do consumidor através dos 5 sentidos

A alta concorrência no varejo faz com que as lojas sejam cada vez mais desafiadas a otimizar a experiência do cliente. Para o segmento farmacêutico as dificuldades são ainda maiores, afinal, é complexo fazer com que a compra de um remédio seja uma experiência agradável, certo?
Claro que as pessoas não vão às farmácias apenas para comprar remédios. Muitas lojas oferecem um mix de produtos diversificado, o que atrai clientes com diversos objetivos. Mas o importante é que, em qualquer tipo de compra, a experiência seja satisfatória. É por isso que você vai entender como melhorar a experiência do seu consumidor por meio do marketing sensorial na farmácia!

O marketing sensorial é a combinação de elementos perceptivos, como o olfato e o tato, com a intenção de gerar emoções positivas nos clientes. Esse tipo de estratégia está sendo utilizada cada vez mais pela indústria farmacêutica.

Por isso vamos apresentar as vantagens do marketing sensorial e como você pode usar esse conceito para melhorar a experiência do consumidor em sua farmácia. Boa leitura!

O que é marketing sensorial?

O marketing sensorial é baseado nos sentidos do consumidor: visão, olfato, paladar, tato e audição. A técnica busca estimular esses sentidos para criar sensações positivas nos clientes. 

A palavra "marketing" se refere às atividades desenvolvidas em empresas para promover produtos e serviços (comprar/vender), enquanto "sensorial" significa que essas atividades são realizadas através dos cinco sentidos.

Portanto, o marketing sensorial tem como principal objetivo melhorar a experiência do cliente e gerar o desejo pelo produto ou serviço. Mas essa estratégia pode garantir conquistas ainda maiores para o varejo, como a valorização da marca e a fidelização dos clientes!

Mas como o marketing sensorial apresenta soluções para alcançar esses objetivos?

Isso você vai entender melhor ao longo deste artigo. Mas um aroma agradável, uma música ambiente, amostra grátis de um alimento ou mesmo um espaço bem decorado é capaz de atrair o consumidor. Qualquer segmento do varejo pode se beneficiar de algumas dessas alternativas. 

Agora você vai saber como tudo isso acontece em uma farmácia!

Como funciona o marketing sensorial na farmácia?

Imagine um cliente que está estressado em busca de um remédio para curar uma gripe que o acompanha há dias. Além disso, ele está apressado para resolver seus afazeres. Como a farmácia pode fazer para que, apesar desse contexto, sua experiência seja satisfatória?

É aí que o marketing sensorial faz a diferença. Ele cria estímulos, a partir dos sentidos do ser humano, para gerar sensações agradáveis. Isso é possível graças a sua conexão com o neuromarketing, que tem a capacidade de guiar o comportamento das pessoas.

Mas essa estratégia não é válida apenas para agradar clientes apressados para comprar seus remédios. O marketing sensorial tem o poder de transformar a experiência do cliente seja qual for o contexto da compra.

As pessoas se sentem à vontade em lugares agradáveis. Quanto mais confortável é o lugar, mais gostamos de estar nele, certo? A proposta do marketing sensorial na farmácia é criar um ambiente que faça as pessoas gostarem de frequentar!

Quais são os benefícios de utilizar o marketing sensorial na farmácia?

Os clientes criam expectativas diferentes em relação aos segmentos dos varejos. Naturalmente, as farmácias estão muito conectadas às sensações de higiene, saúde e segurança. Transmitir essas percepções é uma tarefa obrigatória para qualquer drogaria!

Aqui começam as vantagens de aplicar o marketing sensorial em uma farmácia. Um ambiente limpo, bem iluminado e arejado adequadamente passa essa sensação de limpeza e cuidado. Automaticamente, esses estímulos provocam, nos clientes, uma relação de maior segurança e confiança na farmácia.

Mas os benefícios não param por aí. Como sabemos, nem sempre o cliente visita uma farmácia para comprar um remédio. Sendo assim, é necessário executar outros estímulos, tanto para incentivar a compra, como para tornar a experiência mais assertiva.

Elementos visuais bem aplicados na comunicação de preço e serviço solucionam ambas as questões. Elas aguçam o sentido visual, chamando a atenção para as ofertas e guiando a jornada do cliente no PDV. 

Portanto, com o marketing sensorial na farmácia, a loja reforça suas ações que estimulam o cliente a comprar mais e ainda criam um vínculo emocional muito positivo para a marca!

Como estimular os 5 sentidos na farmácia? 

Agora você vai saber, na prática, como estimular os cinco sentidos humanos em uma farmácia. Listamos, a seguir, algumas dicas imperdíveis para você executar estratégias de marketing sensorial na sua loja!

Visão

  • Padronize a comunicação visual da loja com a identidade visual da marca. Isso gera a sensação de organização e segurança quanto à farmácia;
  • Organize a exibição de cartazes, etiquetas, mobiles e digital signage pela loja para divulgar as ofertas e sinalizar os setores da farmácia;
  • Aposte em cores mais claras e decorações simples. Dessa forma é possível criar um ambiente que estimule a sensação de sobriedade.

Olfato

  •  Mantenha a loja sempre limpa para evitar odores desagradáveis que jogam contra a sensação de cuidado com a saúde e higiene;
  •  Aposte em sprays e difusores que definam um odor característico na farmácia, aquele cheiro agradável que vai ser próprio da loja;
  •  Na área de produtos alimentícios, procure reforçar um odor mais próximo dos alimentos que geram a sensação de fome no cliente, ou não emitir nenhum cheiro, caso as gôndolas fiquem muito próximas aos itens de perfumaria.

Paladar

  •  Escolha produtos que a farmácia deseja fazer uma oferta especial para oferecer degustação grátis na farmácia;
  •  Aproveite a degustação grátis para reforçar campanhas especiais como as de alimentos saudáveis, com ingredientes naturais, reforçando o cuidado com a saúde;
  •  Divulgue a degustação grátis com cartazes pela loja, aliando o estímulo do paladar ao visual.

Audição

  •  Coloque músicas agradáveis para tocar na loja, criando uma trilha sonora que estimulem o bem-estar e o alto astral dos clientes enquanto eles fazem suas compras;
  •  Lembre-se: a música precisa ser audível, mas é uma trilha de fundo, mais baixa. A proposta é criar um ambiente agradável e não incomodar os ouvidos do consumidor.

Tato

  •  Crie experiência que permitam ao cliente provar cremes hidratantes, sabonetes, filtros solares e produtos capilares;
  •  Faça com que, nessas experiências, os clientes possam tocar nos produtos e sentir o efeito deles na pele ou no cabelo, atestando a qualidade das mercadorias.

Conclusão 

Agora que você já conhece o marketing sensorial e sabe como ele pode ser utilizado na sua empresa, é hora de começar a implementar as estratégias! 

Não esqueça de considerar os 5 sentidos do consumidor e pensar no que ele vai sentir quando entrar na loja. Para isso, não tenha medo de explorar novas ideias, pois elas sempre trazem resultados positivos. 

O importante é que você esteja aberto para mudanças e pense sempre com base na experiência do cliente final.

E aqui vai uma dica bônus: as estratégias de marketing sensorial podem ser otimizadas com o auxílio da neurociência. Leia, no blog, o artigo que mostra como aplicar técnicas de neuromarketing em uma farmácia!

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