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Experiência do usuário no varejo: benefícios, dicas e melhores práticas

Aprimorar a experiência do consumidor precisa estar no topo da lista de prioridades da empresa que quer se destacar no varejo. Entenda!  

O relatório CX Trends 2023 identificou que 65% dos entrevistados já desistiram de comprar produtos e serviços de uma empresa, após terem uma experiência de compra ruim. A mesma pesquisa descobriu, ainda, que 87% dos clientes dão preferência para as marcas que oferecem uma boa experiência e 75% dizem fazer isso mesmo se precisarem pagar mais por um produto ou serviço.

Não é de hoje que a experiência do cliente é importante, mas essa relevância ganhou ainda mais destaque nos últimos anos. Isso tem ocorrido porque o comportamento do consumidor no varejo está mudando de forma acelerada, exigindo que as marcas se adaptem para acompanhar todas essas mudanças.  

No artigo de hoje mostramos qual é a importância da experiência do consumidor no varejo, e como a sua empresa pode aprimorar essa experiência em poucos passos. Acompanhe!  

Importância da experiência do consumidor no varejo

Vamos voltar um pouco no tempo e analisar como funcionava o varejo alguns anos atrás.  

Sem internet, o cliente precisava se dirigir até uma loja física para pesquisar e adquirir um produto ou serviço, e ele geralmente fechava negócio rapidamente porque não tinha tempo ou disponibilidade para ir em várias lojas fazer o levantamento de preços.  

Resumindo, o processo de venda ao cliente era mais simples. A empresa podia esperar o consumidor entrar no seu estabelecimento, e só então se preocupar com uma abordagem.  

Isso tudo mudou com o acesso à internet e com os estímulos que as pessoas passaram a receber continuamente. Inúmeras ofertas começaram a ser apresentadas na tela dos smartphones, e a tomada de decisão se tornou muito mais crítica porque se tornou possível avaliar a conduta e os preços de cada marca, e priorizar aquelas que ofereciam uma boa experiência.

De acordo com o estudo sobre perfil do consumidor 2024 da WGSN, o comportamento do cliente moderno está sendo influenciado por quatro fatores:  

  • Choque com o futuro: as mudanças rápidas da sociedade e da tecnologia fazem o consumidor sentir uma certa apreensão em relação ao futuro. Antes de fazer uma compra, ele pensa: “O que virá depois disso?”.
  • Excesso de estímulos: o consumo de conteúdos diferentes em larga escala fez o cérebro humano se acostumar a buscar novos estímulos, e querer que esses estímulos satisfaçam suas necessidades.
  • Otimismo realista: após o covid-19, as pessoas começaram a reavaliar questões pelas quais dão importância, dando prioridade para aquilo que as ajude a ter um melhor estilo de vida e comportamento.
  • Encantamento: a experimentação de produtos e serviços que geram encantamento, faz com que o consumidor moderno queira viver mais dessa experiência e de forma contínua.

LEIA TAMBÉM | Transformando a Experiência do Cliente: O Guia Completo do Digital Signage no Varejo

Benefícios de uma boa experiência do consumidor

Quando falamos em experiência do consumidor, precisamos entender que o fechamento de uma venda não é a única vantagem. Portanto, ela não precisa ser vista nem tratada como um objetivo principal de um negócio.  

Empresas que investem em aprimorar e entregar uma boa experiência são capazes de conquistar, também, lealdade à marca, reduzir custos com suporte, melhorar a reputação no mercado e aumentar o engajamento dos usuários nas redes sociais (o que ajuda na divulgação e no alcance da empresa).  

Vale dizer, ainda, que oferecer uma boa experiência é capaz de gerar melhorias internas dentro dos próprios processos de negócio. Afinal, ao coletar feedback dos clientes (que se sentem motivados a contribuir com o crescimento da marca), a empresa pode identificar necessidades de ajustes e pontos de correção.

Dicas para aprimorar a experiência do consumidor no varejo

Como o comportamento do consumidor moderno está mudando continuamente graças à globalização e à tecnologia, as empresas podem chegar a um impasse: “Como garantir que eles vivam uma experiência que os satisfaça, seja em um canal digital ou loja física?”.

Nosso time de especialistas separou algumas dicas simples que podem ajudar nesse processo.  

1- Experiência omnicanal

A experiência omnicanal garante que os clientes tenham uma experiência consistente em todos os pontos de venda. Permitir que eles comecem uma compra online e a concluam em uma loja física, ou vice-versa, ajuda a sua empresa a criar uma experiência do cliente mais fluida e descomplicada.

2- Equipe treinada e prestativa

Funcionários acolhedores, proativos e que entendem dos produtos e serviços podem ajudar os consumidores a se sentirem mais à vontade e confiantes para tomar uma decisão. Por isso é muito importante que a empresa invista em treinamentos e capacitações contínuas para deixar seu time interno preparado para atender todos os perfis de clientes.

3- Experiência personalizada

Como muitas empresas estão buscando aprimorar a experiência do consumidor, é importante que a sua marca entregue um diferencial. Um deles envolve a experiência personalizada. Dados de históricos de compra podem ser usados para personalizar recomendações de produtos, e também ajudar na entrega de ofertas e promoções baseadas em preferências individuais dos usuários.

4- Tecnologia para melhorar a experiência

A adoção de tecnologias ajuda a empresa a agilizar seus processos internos e a reduzir a incidência de erros que podem levar à insatisfação dos clientes. As soluções também podem ser usadas para comunicar promoções com mais atratividade, e garantir que as estratégias de comunicação da marca e de visual merchandising sejam executadas em todos os pontos de venda.

Soluções Pricefy by Selbetti: o diferencial no varejo

A Pricefy possui soluções de comunicação Omni-mídia que ajudam a proporcionar uma experiência aprimorada na loja durante toda a jornada de compra do cliente.  Fazemos parte do Grupo Selbetti, a maior integradora de Outsoursing em TI do Brasil, com mais de 160.000 equipamentos e atendimentos em todo o país.  

  • Cartazeamento: Tenha uma comunicação atrativa, ágil e padronizada com uma solução completa de software e impressas, integrada e totalmente automatizada. Distribua cartazes de forma rápida, eficiente e sem erros.
  • Etiquetas impressoras: comunique produtos e preços na criação de etiquetas, aumentando o engajamento dos clientes e gerando mais vendas. Atualização dinâmica na loja em tempo real e de forma automatizada.
  • Etiquetas eletrônicas: elimine 100% a divergência de preços decorrente de processos manuais. Melhore a experiência do cliente e dos colaboradores, gerando impacto imediato nas operações e lucratividade da loja.
  • Digital signage: crie experiências envolventes com conteúdo personalizado, dinâmico e interativo para o seu público-alvo, fortalecendo a conexão com seus clientes e melhorando a percepção da marca.
  • Gestão de ofertas: integre todas as etapas de criação de ofertas, do início ao fim, promovendo colaboração eficaz entre áreas. Crie Tabloides, faça rebaixas, tenha um banco de imagens integrado e mantenha-se à frente do mercado com flexibilidade e agilidade.  

Não perca tempo para aprimorar a experiência do cliente.
Acesse Pricefy by Selbetti e veja como obter um diferencial no varejo!

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