Voltar ao Blog
TecnologiaOperações

Descubra as vantagens das etiquetas eletrônicas e seus impactos positivos no varejo

Descubra as vantagens das etiquetas eletrônicas e seus impactos positivos no varejo 

O avanço da tecnologia tem transformado profundamente o setor varejista, impulsionando a produtividade e proporcionando experiências mais satisfatórias no ponto de venda. Um dos aspectos positivamente impactado por recursos tecnológicos é a comunicação visual, e uma ferramenta que se destaca nesse sentido são as etiquetas eletrônicas.

Comunicar de forma eficiente os preços e produtos é uma tarefa fundamental para as lojas na interação com os clientes. É por meio dessa comunicação que a atenção do consumidor é direcionada para as ofertas, as informações são transmitidas ao longo da jornada de compra e o desejo de adquirir os produtos é estimulado. E todo esse processo tem sido influenciado pela tecnologia.

As etiquetas eletrônicas, também conhecidas como etiquetas inteligentes, elevam a comunicação de produto, preço e promoção a um novo patamar. Por essa razão, essa tecnologia está ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras e se estabelecendo como um recurso eficiente para o varejo.

Neste artigo, listamos as seis principais vantagens de utilizar etiquetas eletrônicas no varejo. Descubra como essa tecnologia pode impulsionar o seu negócio.

Boa leitura! 

1) Gerenciamento ágil e eficiente de preços 

O gerenciamento de preços é um desafio significativo no varejo, especialmente devido à variabilidade dos valores em certos produtos, que requer atualizações constantes. No entanto, o uso de etiquetas de papel dificulta esse processo, exigindo a impressão e aplicação repetida dos materiais, o que é demorado e trabalhoso.

As etiquetas eletrônicas oferecem uma vantagem significativa ao reduzir a dificuldade e o tempo necessários para essa tarefa. O processo de atualização se torna mais ágil e preciso, diminuindo os erros em comparação com a etiquetagem manual.

2) Facilidade para divulgar promoções 

Além da simples atualização de preços, a etiquetagem manual apresenta dificuldades estratégicas para a loja, como a má experiência do colaborador com o trabalho massivo de alteração e passível de erros e especialmente quando se trata da divulgação de novas ofertas. A divulgação eficaz de promoções é essencial para o sucesso do negócio, e essa tarefa se torna mais desafiadora sem tecnologia e automatização.

Contudo, as etiquetas eletrônicas proporcionam uma solução vantajosa, permitindo alterações de preços de forma rápida e prática. Isso facilita a gestão das promoções, tornando-as mais eficientes. Além disso, essas etiquetas são especialmente úteis em casos de ofertas relâmpago e promoções repentinas, pois oferecem flexibilidade para alterar preços imediatamente, maximizando o impacto das ofertas criadas pela loja.

3) Redução de erros e eliminação da divergência de preços

A etiquetagem manual apresenta alguns problemas para a operação da loja, além de ser um processo demorado, está mais propenso a erros humanos.

Um dos problemas mais graves da etiquetagem manual é a divergência de preços entre a gôndola e o caixa. Quando o cliente se depara com um preço diferente no caixa em relação ao que observou na prateleira, ocorre um problema preocupante. Isso pode levar a questionamentos sobre a organização e a integridade da loja por parte do consumidor.

Felizmente, com as etiquetas eletrônicas, esse problema é facilmente eliminado. A integração entre os sistemas garante que o mesmo preço exibido nas etiquetas das prateleiras seja cobrado no caixa!

4) Melhoria na gestão de estoque da loja

Além das questões relacionadas à exibição de preços e promoções, as etiquetas eletrônicas oferecem outras vantagens para a operação da loja. A gestão de estoque é um dos aspectos que também se beneficia com o uso dessa tecnologia.

A integração que elimina a divergência de preços também possibilita uma melhoria no controle do estoque!

Os varejistas podem monitorar em tempo real a disponibilidade de cada produto no estoque. Isso permite antecipar-se em caso de falta de mercadorias, organizando o processo de reposição e evitando a falta de produtos nas prateleiras.

5) Redução dos custos e desperdício de papel

Uma vantagem adicional das etiquetas inteligentes é a redução de custos. Além de otimizar a operação da loja, os processos se tornam mais econômicos. Os custos com mão de obra, impressão e criação de etiquetas são eliminados, o que resulta em economia para as lojas.

A redução do uso de papel também torna a loja mais sustentável, contribuindo para a preservação do meio ambiente!

6) Otimiza a experiência de compra do cliente

Ao longo do texto, mencionamos várias vantagens para a operação e gestão das lojas, e todas elas têm impacto direto no resultado final: a experiência do cliente.

Além disso, as etiquetas inteligentes garantem uma exibição clara e visual dos preços. Por conseguinte, elas asseguram que os valores exibidos estejam sempre corretos, otimizando diretamente a experiência de compra do consumidor.

Com o avanço da tecnologia, as etiquetas eletrônicas oferecem ainda mais formas de aprimorar a experiência do cliente. Mais especificamente, modelos mais avançados exibem avaliações dos produtos, informações adicionais e dados personalizados de acordo com o perfil de cada cliente.

Alcance melhores resultados com etiquetas eletrônicas

As etiquetas eletrônicas são fundamentais para proporcionar uma jornada de compra diferenciada no varejo, e a Pricefy by Selbetti  oferece a solução mais viável do mercado.

Além das vantagens mencionadas anteriormente, como a redução de custos, aumento das margens com precificação dinâmica, as potencialidades que melhoram a operação da loja e a experiência do cliente, a solução da Pricefy também é híbrida,o que significa que pode ser combinada com etiquetas impressas.

Para saber mais sobre as etiquetas eletrônicas, temos artigo disponível em nosso blog que explora como elas se adaptam à Era da Experiência e maximizam os resultados do varejo. Confira aqui!

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades de tecnologia para o mercado de Varejo
Assinatura realizada com sucesso!
Oops! Deu algo errado com a sua inscrição.